quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Super GT 2013: Naoki Yamamoto e Frederic Makowiecki vencem a etapa Pokka Sapporo 1000 km Rod 5.


Uma das corridas mais esperadas no ano aconteceu no último domingo (18), no circuito de Suzuka, a 5ª etapa da temporada 2013 da Super GT mais uma vez foi um sucesso de público e um show dentro e fora da pista. A 42ª edição da Pokka Sapporo 1000 km, teve 173 voltas pela categoria (GT500), ou seja, quase 6 horas de prova e, a equipe Weider com a dupla: Naoki Yamamoto e Frederic Makowiecki venceram com o modelo Honda HSV-010. Na segunda colocação chegou a dupla: Masataka Yanagida e Ronnie Quintarelli, atuais campeões da categoria e pilotos do time Motul com o Nissan GT-R #23.

A 3ª posição ficou com o Toyota Lexus SC430 da dupla: Kazuki Nakajima e James Rossiter, da equipe Petronas Tom’s, sendo assim, o pódio em Suzuka teve os três fabricantes nas primeiras colocações, equilíbrio que já prevíamos aqui. Largando apenas na 11ª posição do grid, o brasileiro João Paulo de Oliveira com seu parceiro japonês Tsugio Matsuda, terminaram a prova na quarta colocação, ótimo resultado para uma desgastante corrida com o Nissan GT-R #12 do time Calsonic Impul. Com os resultados eles sobem para a vice-liderança do certame japonês.

A corrida não foi fácil para os antigos lideres: Takuya Izawa e Takashi Kogure que com décimo lugar em Suzuka, caíram para o quarto lugar na tabela. O desempenho do Team Kunimitsu Raybrig, ficou abaixo das expectativas, porém, vale destacar que eles carregavam 70 kgs de lastro antes do início da prova, o que de certa forma compromete o desempenho principalmente em se tratando de uma corrida tão longa como é a Pokka Sappporo 1000 km.


Na (GT300), a equipe R&D Sport com o modelo Subaru BRZ #61, finalmente conquistaram a vitória, o triunfo em Suzuka vêm coroar o forte ritmo do BRZ desde sua estreia na categoria. Largando na pole com o trio: Tetsuya Yamano, Kota Sasaki e Takuto Iguchi eles completaram 161 voltas, uma a mais que o Mercedes-Benz SLS da equipe Okinawa-Imp guiado pelo trio: Hironori Takeuchi, Takeshi Tsuchiya e Naoya Gamou, segundo colocados. Completando o pódio outro modelo alemão SLS com o trio: Haruki Kurosawa, Tsubasa Kurosawa e Akihiko Nakaya, pilotos da equipe Leon SLS.

Em quarto lugar terminou o veterano Manabu Oribo e seu compatriota Takayuki Aoki, a dupla que compete com o modelo Lamborghini Gallardo GT3, vinha em condições de brigar pela vitória pois tinham uma estratégia diferente de seus principais rivais, no entanto, um furo de pneu logo após o pit stop de Oribo, comprometeu o resultado final. Kota Sasaki piloto vencedor da corrida “quase” que joga fora o belo resultado quando adiou em duas voltas seu último pit stop, antes de parar eles tinha uma vantagem de pouco mais de 1 minuto, mas com pneus desgastados acabou perdendo a ponta da corrida há 20 voltas do fim, mas Sasaki soube imprimir um ritmo forte e ultrapassar Gamou para vencer.

A próxima etapa da Super GT acontece em Fuji no dia 8 de setembro, a corrida terá 300 km e quem sabe não pinta uma vitória brasileira como ocorreu no ano passado. Estarei lá novamente, aguardem! 

Segue o resultado final da categoria GT500:

1 - Naoki Yamamoto e Frederic Makowiecki 173 voltas
2 - Masataka Yanagida e Ronnie Quintarelli a 14s801
3 - Kazuki Nakajima e James Rossiter a 51s556
4 - João Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda a 55s064
5 - Daisuke Ito e Andrea Caldarelli a 59s906
6 - Seiji Ara e Andre Couto a 1:21s913
7 - Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi a 1:38s252
8 - Satoshi Motoyama e Yuhi Sekiguchi a 1:54s429
9 - Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura a 1 volta
10 Takuya Izawa e Takashi Kogure a 1 volta
11 Yuji Tachikawa e Kohei Hirate a 2 voltas
12 Ralph Firman e Kosuke Matsuura a 2 voltas 
13 Ryo Michigami e Daisuke Nakajima a 3 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário