segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Fórmula 4: Após melhor classificação do ano, Gustavo Lima tem fim de semana difícil em Silverstone.


O fim de semana da sexta etapa da temporada 2013 da Fórmula 4, disputado no tradicional circuito de Silverstone, foi de evolução e de muitas dificuldades para Gustavo Lima. O brasiliense de 17 anos retornou à pista que recebeu a abertura do campeonato, em abril, com a esperança de obter bons resultados, especialmente por já ter corrido no mais famoso entre os circuitos ingleses. Prova disso, Lima obteve sua melhor posição de largada no ano para a primeira corrida da rodada, disputada no sábado (17), partindo da quinta colocação.

O cronograma da Fórmula 4 em Silverstone começou na sexta-feira, com a realização de quatro sessões de treinos livres. As práticas aconteceram, em sua maioria, debaixo de muita chuva, num clima tipicamente britânico, e foram marcadas por várias bandeiras vermelhas. Desta forma, Gustavo pouco conseguiu andar pela manhã, quando foram disputadas duas sessões, mas o brasiliense teve um pouco mais de atividade de pista no período da tarde, e marcou bons tempos, principalmente na última sessão, que teve tempo bom.

O ponto alto de Lima neste fim de semana acabou sendo a sessão classificatória, ocorrida no sábado pela manhã. O piloto conquistou uma bela performance e se garantiu na quinta posição do grid. Era o início de uma etapa que parecia bastante promissora.


Ainda no sábado, foi disputada a primeira das três corridas da rodada. Gustavo largou muito bem e, ainda na primeira volta, pulou para a quarta posição. Animado, o brasileiro vinha com bom ritmo naquela que tinha tudo para ser sua melhor corrida do ano. Mas, numa disputa acirrada por posições, o carro de Lima acabou sendo alavancado e capotou, encerrando ali sua participação na prova. Felizmente, o piloto escapou sem maiores ferimentos.

Por ter abandonado a corrida de abertura do fim de semana, Gustavo teve de largar em 19º e último na segunda bateria em Silverstone. Na posição de franco-atirador, Lima ganhou três posições na primeira volta e, dois giros depois, já ocupava o 13º posto. No entanto, o ritmo de corrida do seu carro não era bom o bastante para fazê-lo escalar o pelotão com propriedade. Desta forma, não houve muito o que fazer, a não ser seguir na corrida e somar alguns pontos.

A corrida final da etapa foi realizada na tarde deste domingo. Por ter marcado a nona melhor volta no combinado das duas provas anteriores, o brasiliense garantiu o nono lugar no grid. Mas o benefício por abrir a prova no rol dos dez primeiros caiu por terra logo na largada. Gustavo perdeu algumas posições nos primeiros metros da disputa, caindo ainda mais depois de ter sofrido um toque. As mudanças no acerto do carro, feitas após a corrida da manhã, surtiram efeito, e o piloto da HHC Motorsport tinha forte ritmo para recuperar posições no grid, alcançando o 11º lugar. Na luta para subir mais uma colocação, Lima perdeu o bico do seu carro, resultando em uma perda de rendimento. Desta forma, o brasileiro cruzou a linha de chegada em 11º, com a quarta melhor volta.


O próximo desafio de Lima está marcado para os dias 7 e 8 de setembro. Pela segunda vez na temporada, o autódromo de Snetterton receberá uma etapa da Fórmula 4, desta vez, a sétima e penúltima do campeonato.

Gustavo Lima:

“Não foi um fim de semana fácil. O sábado começou muito bom, pois conquistei minha melhor posição de largada e melhorei em ritmo de classificação, que era um dos objetivos. Mas depois de uma ótima largada, estava em quarto, disputando entre os primeiros, quando capotamos. Claro que não foi o final que queríamos, mas o importante é que está tudo bem. Na segunda corrida, o carro não estava com um bom desempenho, então não conseguimos avançar tanto. Mudamos bastante o carro para terceira corrida, e acabou funcionando. Estávamos bem rápidos, mas um erro na largada custou um melhor resultado. Agora é começar a pensar em Snetterton, uma pista onde já corremos e temos boas chances de brigar no pelotão da frente”.

Fotos Jakob Ebrey - Fonte Eversports 

Nenhum comentário:

Postar um comentário