quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DTM: Augusto Farfus espera manter boa fase e busca se aproximar dos líderes em Nürburgring.


Depois de fazer sua estreia em Moscou, há duas semanas, o DTM retorna a um dos seus principais palcos: o circuito de Nürburgring, que recebe a categoria ininterruptamente desde 1984, abriga a sétima etapa da temporada 2013 neste fim de semana (17 e 18). O tradicional autódromo alemão é bastante marcante para Augusto Farfus, uma vez que foi lá que o piloto brasileiro obteve uma das vitórias mais importantes de sua carreira: as 24 Horas de Nürburgring, em 2010.

Três anos depois, o curitibano espera que a pista represente o cenário ideal para a manutenção da boa fase depois da conquista de um bom pódio em terras russas. Para tal, o piloto da BMW RBM aposta no potencial do seu carro de volta à Alemanha. No ano passado, Augusto terminou na décima colocação, mas viu o parceiro Bruno Spengler triunfar no circuito germânico. Graças à configuração do traçado escolhido para o DTM para este fim de semana, com extensão de 3,629 km e dotado de muitas curvas de média e alta velocidade, Farfus acredita que a rodada poderá lhe ser muito favorável.

A corrida, que terá duração de 49 voltas, pode ter outro desafio interessante para os 22 pilotos do grid. Isso porque a meteorologia aponta 40% de possibilidade de chuva no horário da prova em Nürburgring. Na visão de Farfus, o tempo na região do circuito alemão é sempre uma loteria, mas o brasileiro torce por um clima estável no fim de semana para que seja possível explorar ao máximo o potencial do seu BMW M3 DTM.


Após sua jornada bem-sucedida em Moscou, onde foi o melhor posicionado entre os pilotos da BMW e terminou em terceiro, Augusto ocupa a quinta colocação do campeonato, com 48 pontos conquistados. Mais do que nunca, o objetivo do piloto brasileiro é continuar em rota ascendente para se aproximar dos líderes na tabela neste momento que é crucial para a definição dos rumos da temporada, afinal, restam apenas quatro corridas para o fim do certame. O ponteiro é Mike Rockenfeller, da Audi Sport Team Phoenix, que soma 94 pontos.

O cronograma do fim de semana compreende a execução de um shakedown de 15 minutos na tarde de sexta-feira, para que os pilotos tenham um primeiro contato com a pista e possam verificar se os carros estão em ordem. No sábado, acontece a sessão única de treinos livres com 90 minutos de duração, além da sessão classificatória. A disputa da sétima etapa da temporada 2013 do DTM está marcada para domingo, às 20:30 (horário do Japão).

Augusto Farfus:

“Para Nürburgring, a gente espera ter um carro competitivo em função das características da pista, por ter curvas de média e alta velocidade, que geralmente são favoráveis à BMW. No ano passado, o Bruno Spengler venceu lá, então temos tudo para sermos rápidos novamente. O que a gente tem de torcer é para ter um clima estável: geralmente, o tempo em Nürburgring muda de minuto a minuto, é sempre uma loteria. E vindo de um bom resultado em Moscou, espero poder marcar bons pontos e tentar encostar nos líderes do campeonato para ainda brigar pelas primeiras colocações. No DTM, cada fim de semana é completamente novo, mas espero fazer uma boa prova. No ano passado, nosso ritmo de corrida não foi muito bom, mas almejo ter um desempenho melhor para lutar pelas primeiras posições nesta temporada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário