quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Brasileiros se destacam competindo com carros de GT na Europa.


Rafael Suzuki e Luiz Razia pilotam McLaren GT em pistas europeias no campeonato International GT Open. Juntos, somam três vitórias e cinco pódios nas dez corridas disputadas até agora. Dois pilotos com destaque nos “formulas” até pouco tempo atrás mudaram os rumos de suas carreiras na temporada 2013. Dentre os brasileiros que competem em categorias europeias de Gran Turismo, Suzuki e Razia são casos semelhantes.

O baiano Luiz Razia Filho, vice-campeão da GP2 no ano passado, esteve muito perto de estrear como piloto titular na Fórmula 1, mas esbarrou na falta de apoio financeiro pouco antes da primeira corrida do campeonato. Já Suzuki encarou a mesma barreira bem antes, ainda saindo do kart, e optou por competir no automobilismo profissional japonês para alcançar voos mais altos. Na terra do sol nascente, foi vice-campeão na Fórmula 3 e conquistou outras vitórias e bons resultados acrescentados ao seu currículo.


Hoje, ambos residem na Europa e se dedicam ao mundo do Gran Turismo. Suzuki chegou primeiro à equipe italiana Bhai Tech para formar dupla com o italiano Giorgio Pantano, ex-piloto de F1 e Indycar e campeão da GP2 em 2008. Já Razia foi o último a integrar a esquadra para ser parceiro do não menos veloz neozelandês Chris Van der Drift, campeão da Fórmula Masters e com passagens pela A1GP, GP2 e World Series. Os dois pilotos foram escolhidos e trazidos ao time pelo engenheiro brasileiro Roberto Costa, ex-diretor técnico da Piquet Sports e da Rapax na GP2, que há alguns anos procura acompanhar todos os brasileiros mundo afora.

Para Suzuki, a troca de ares e o retorno à Europa foram a decisão ideal. “Competi dois anos na F3 Alemã, consegui uma vaga no Japão, e após dois anos lá, estou de volta à Europa. Estou feliz por sempre conseguir dar passos à frente, e quero continuar assim nos próximos anos. Há campeonatos maiores de GT e Endurance a se competir e quero chegar lá, e vencer”, afirmou o paulista, vencedor de duas etapas da atual temporada do GT Open, em Nurburgring e Silverstone, e que está na vice-liderança do campeonato.


Já Razia vê a mudança de ambiente como uma forma de se profissionalizar sem deixar de competir em alto nível. “A Fórmula 1 chegou a um ponto em que é preciso depender muito de terceiros. Acho que fiz o necessário para estar lá, trabalhei duro e venci na categoria de acesso, e todos sabem que não fiquei por um motivo externo. Obviamente voltar ainda está na minha cabeça, mas quero me estabelecer profissionalmente também e parar de viver de expectativas”, comenta o baiano, que assim como Rafael, já começa a estudar as opções para 2014.

A próxima etapa do GT Open para os brasileiros será em Spa-Francorchamps, na Bélgica, nos dias 7 e 8 de setembro.

Informações adicionais:

O campeonato International GT Open consiste em oito eventos com 16 corridas. No calendário estão circuitos tradicionais como Paul Ricard, Portimão, Jerez, Nurburgring, Silverstone, Spa-Francorchamps, Monza e Barcelona.

Entre as marcas que competem na categoria estão: Porsche, Ferrari, Mercedes, Audi, Lamborghini, BMW, McLaren, Ginetta, entre outros. Alguns dos nomes conhecidos de pilotos que disputam a categoria: Luca Fillipi (Indy/GP2), Jeroen Bleekemolen (ex DTM/ FIA GT), Peter Kox (GT), Jan Magnussen (ex F1), Andrea Montermini (ex F1), Renger Van der Zander (ex F3/GP2), Giorgio Pantano (ex F1), Chris Van der Drift (GP2/Superleague), Alvaro Barba (GP2/World Series).

Rafael Suzuki tem 103 corridas no automobilismo, com 36 pódios. Disputou duas temporadas de Fórmula 3 na Alemanha e duas no Japão, e faz seu ano de estreia em carros de GT. No Kart foi Campeão Brasileiro, da Copa Brasil, Seletiva Petrobras, Sul-Brasileiro e Paulista.

Luiz Razia é o atual vice-campeão da GP2, com quatro vitórias na temporada passada. Foi campeão da F3 Sul-Americana em 2006 e já testou na Fórmula 1 com equipes como Force India, Toro Rosso, Caterham e Marussia.

Créditos FotoSpeedy - Fonte Eversports

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