O Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, disputado nas ruas de Valência (Espanha) neste domingo 27 teve a vitória do alemão Sebastian Vettel da equipe Red Bull, com uma atuação tranquila e sem nenhum problema durante toda a prova ele venceu de ponta a ponta.
Na largada o australiano Mark Webber que largava no lado sujo da pista em segundo lugar, não conseguiu tracionar e caiu para nono lugar na corrida, com isso o inglês Lewis Hamilton que largou em terceiro pulou para segundo e dividiu a primeira curva com Vettel, os dois chegaram a se tocar mas seguiram em frente.
A equipe RBR chamou Webber para parar mais cedo na oitava volta já que estava em uma má posição depois dos problemas na largada.
O australiano voltou forte para a pista tentando recuperar as posições e na décima volta ao tentar ultrapassar Heikki Kovalainen da equipe Lotus, bateu forte na roda traseira da Lotus e a RBR decolou dando um giro pelo ar e batendo violentamente na proteção de pneus.
Após o acidente o australiano saiu do carro sozinho sem precisar da ajuda dos comissários da prova, com o acidente o safety-car entrou na pista e a maioria dos pilotos aproveitou a entrada do carro de segurança para fazer a troca dos pneus. Mas a Ferrari preferiu chamar seus pilotos uma volta depois do acidente que ocasionou um prejuízo muito grande a seus pilotos que voltaram bem atrás no grid.
O japonês Kamui Kobayashi foi um dos pilotos que não entrou para trocar os pneus, Kamui que largou com pneus duros ficou na pista porque largava em décimo oitavo lugar e sua decisão foi perfeita, na relargada já era o terceiro.
No momento da entrada do safety-car Lewis Hamilton que passava ao seu lado, ultrapassou o carro de segurança e foi punido com drive-through, a punição deve-se a reclamação do espanhol Fernando Alonso que estava atrás de Hamilton e avisou pelo rádio a equipe Ferrari.
A Ferrari reclamou a direção de prova e Hamilton foi punido. Porém a punição não mudou a posição de Hamilton na prova ele voltou no mesmo segundo lugar. A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, mesmo depois de ter sido obrigado a cumprir uma punição de drive-through por ter ultrapassado o safety-car quando este estava entrando na pista.
Durante toda a prova, o inglês tentou encontrar uma maneira de se aproximar do alemão da RBR, porém sem sucesso, completando o pódio o inglês Jenson Button da McLaren. Rubens Barrichello vencedor da prova de 2009 chegou em quarto, sua melhor colocação este ano e também a melhor da equipe Williams.
Kamui Kobayashi que precisou fazer sua parada a quatro voltas do final perdeu a terceira posição, após o pit stop o japonês voltou em nono lugar atrás do espanhol Fernando Alonso. Com um ritmo muito forte e com pneus macios Kamui fez duas fantásticas ultrapassagens, a primeira sobre Alonso e na última volta a segunda sobre Buemi chegando em sétimo lugar.
Felipe Massa teve pior sorte do que Alonso na estratégia que não deu certo da Ferrari e terminou em 11º. Lucas di Grassi foi o 17º enquanto que Bruno Senna cruzou a linha de chegada em 20º.
Segue o Resultando Final da prova :1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 57 voltas em 1h40m29s571
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 5s042
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 12s658 (punido 5s)
4 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 25s627 (punido 5s)
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s122 (punido com 5s)
6 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 30s168 (punido 5s)
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 30s965
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s809
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 36s299 (punido 5s)
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s382
11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s621
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 47s414 (punido 5s)
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 48s239
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s287 (punido 5s)
15 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s826
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 50s890 (punido 5s)
17 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 1 volta
18 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 2 voltas (punido 20s)
20 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 4 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário