terça-feira, 30 de setembro de 2014

DTM and Super GT agree upon new Class One regulations.


DTM and the Japanese Super GT are making big steps forward, in their co-operation. Since the beginning of the 2014 season, the technical regulations – mainly in the chassis and the aero areas - have been identical, in the two series and from 2017, there also will be joint engine regulations: two litres, four cylinders, turbo charged. These are the key data of the new ‘Class One’ - how it will be internationally called. That was agreed upon by DTM rights holder and promoter ITR e.V., the Japanese Super GT organisers GTA and all the manufacturers involved during a joint meeting, on 30th October in Tokyo. In addition, the American motor-racing association, IMSA, also plans to announce races according to the new Class-One regulations.

While the names and specific characteristics of the different race series are supposed to be maintained, the DTM, Super GT and IMSA representatives agreed upon a range of technical details that are to be included into a common set of regulations, in force all over the world, under the name ‘Class One’. The top priorities: spectacular cars, a high level of safety and a cutback of operation and development costs. While silhouette and looks are similar to the ones of the latest DTM and Super-GT vehicle generations, it was agreed that turbocharged four-cylinder two-litre engines with a horsepower output of some 600bhp will power the cars from 2017. Moreover, a range of details like test limitations, tyre specifications and the use of DRS also were addressed in the meeting of the so-called ‘steering committee’ of the three race series. Thanks to these moves, those involved are convinced to be on a good way to being able to contest races in other championships without major modifications being necessary, with a Class One car from 2017.


“The agreement between the leading car manufacturers in Germany and Japan is an important milestone on the way to a set of joint, globally implemented Class One regulations” said Hans Werner Aufrecht, Chairman of ITR e.V. . It’s up to the manufacturers’ to decide if they want to let their Class-1 vehicle race at Suzuka today, at the Nürburgring next week and at Daytona in a fortnight. This possibility provides totally new marketing opportunities for the manufacturers. And the joint name, ‘Class One’, is an important component, so to speak the cramp that is holding it all together. Therefore, I’m delighted that we are going to demonstrate our common ground, in Europe, Japan and the USA, with this distinctive name. All these moves will help us achieving a variety of brands never witnessed before at the highest technical level and consequently, we will provide the crowds even more fascinating motor sport. Isn’t it a fantastic perspective that spectacular racing cars such as the DTM vehicles can be run all over the world at reasonable costs, in the future?” Masaaki Bandoh, chairman of the Japanese GTA, adds: “The meeting was very productive. We fully agreed on the concept of the common technical regulation. This agreement will create better conditions for car manufactures to participate in the other series in future”.

Photos: DTM 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Em Santa Cruz do Sul, Rafael Suzuki se recupera e pontua pela quarta vez seguida na Stock Car.


Santa Cruz do Sul recebeu neste fim de semana a nona etapa da temporada 2014 da Stock Car. Na manhã deste domingo (28 de setembro), Rafael Suzuki repetiu a boa atuação do início do campeonato no circuito gaúcho, se recuperou ao sair do fim do grid e ganhou nove posições para pontuar pela quarta vez seguida no seu ano de estreia na categoria. A rodada dupla foi bastante movimentada e acidentada, mas o piloto da ProGP foi um dos ‘sobreviventes’ da disputa, apesar de enfrentar problemas de equilíbrio no seu carro, e conseguiu driblar as adversidades ao fazer uma corrida de superação para chegar em 18º, além de ficar a apenas 0s010 de pontuar de novo na segunda prova da etapa.

Na tomada de tempos da tarde do último sábado, Rafael não contou com o acerto ideal de seu carro #8 e obteve o 27º lugar no grid. Desde então, o foco do piloto e da equipe ProGP estava em encontrar uma boa estratégia e também em melhorar seu equipamento visando uma rodada dupla exigente no seletivo circuito gaúcho.


Na manhã encoberta deste domingo em Santa Cruz do Sul, Suzuki foi conservador na largada para evitar problemas e iniciar sua recuperação. O piloto lidou como uma série de dificuldades na pilotagem do seu carro, que estava muito dianteiro. Ainda assim, Rafael foi ganhando posições e ainda tirou proveito de incidentes que ocorriam à sua frente. Durante a janela de pit-stops, o paulista radicado no Maranhão chegou a andar em quinto antes de fazer sua parada. Com as posições restabelecidas, Suzuki consolidou sua recuperação e terminou em 18º.

A corrida 2 foi tão movimentada e acidentada quanto a primeira, mas o tempo de prova foi bem menor e abreviado por uma falha no sinal na largada e por duas entradas do safety car. Suzuki conseguiu fazer boas ultrapassagens, duelou com o pentacampeão Cacá Bueno e tirou proveito dos acidentes dos adversários, mas não havia tempo para fazer muito mais. Rafael fechou a corrida em 15º, apenas 0s010 atrás de Cacá e da zona de pontuação.


Após a etapa deste fim de semana em Santa Cruz do Sul, a Stock Car faz uma pausa de pouco mais de um mês em virtude das eleições no Brasil e entra na reta final da temporada 2014 a partir de 2 de novembro, quando a categoria retorna ao Rio Grande do Sul para a disputa da 10ª etapa do ano, no veloz circuito de Tarumã.

Rafael Suzuki:

“Para a primeira corrida, não tínhamos um ritmo bom, meu carro escapava muito de frente nas curvas de alta, e isso dificultava a aproximação para ultrapassar. Procurei evitar acidentes, fomos cautelosos no pit-stop e pensamos no combustível para as duas provas. Na corrida 2, o carro e o ritmo melhoraram, mas o safety car em mais de 50% da prova atrapalhou nosso plano de fazer a estratégia funcionar e ganhar posições em tempo para pontuar novamente”.

Fotos: Carsten Horst e Rafael Gagliano/Hyset - Fonte: Eversports

Acidente provocado por adversário encerra corrida promissora de Augusto Farfus em Zandvoort.


O desfecho da penúltima etapa da temporada 2014 do DTM, neste domingo (28 de setembro), em Zandvoort, foi bastante diferente do que esperava Augusto Farfus. Depois de enfrentar um sábado difícil e obter o 20º lugar no grid de largada, o piloto brasileiro do Team RBM apostou na estratégia de pneus e no bom ritmo para fazer uma corrida de recuperação e somar pontos para o campeonato. No entanto, a BMW M4 #3 foi tocada pelo carro de Daniel Juncadella durante a 19ª volta. Farfus rodou e bateu forte, encerrando de forma precoce e decepcionante uma prova promissora na Holanda.

Antes mesmo da largada, Augusto ganhou duas posições no grid, graças a uma punição imposta pela direção de prova a Edoardo Mortara e também a um problema sofrido por Timo Glock antes da volta de aquecimento dos pneus. Farfus, que optou por largar com pneus duros, fez uma largada conservadora e limpa e manteve sua posição. Na quarta volta, Adrien Tambay bateu, e com isso o safety car entrou na pista.


A bandeira amarela acabou sendo positiva para a estratégia de corrida do brasileiro, que contaria com os pneus macios para a metade final da prova, quando boa parte dos seus adversários usariam os compostos mais duros. Augusto já estava evoluindo na disputa e era o 15º, quando foi acertado pela Mercedes de Juncadella na entrada da curva 11 durante a 19ª volta.

Farfus, que rodou e bateu forte no guard-rail, nada sofreu, mas não escondeu sua irritação pela manobra do adversário e por encerrar tão cedo uma jornada que tinha tudo para terminar em uma boa posição na zona de pontuação. Considerado culpado pelo acidente, o piloto espanhol foi punido com o acréscimo de 30 segundos no seu tempo total de corrida. A vitória neste domingo em Zandvoort ficou com Mattias Ekström.


Para Augusto Farfus, o foco já está na próxima etapa do DTM, que será disputada no dia 19 de outubro em Hockenheim, tradicional circuito alemão que receberá a prova de encerramento da temporada 2014.

Augusto Farfus:

“É frustrante terminar a corrida desta forma. Fui acertado com violência pelo Juncadella na curva 11 e bati forte no guard-rail, acabando com as minhas esperanças na prova, mas graças a Deus está tudo bem comigo. Mais uma vez, nosso carro teve melhor ritmo de corrida do que em classificação e, analisando o desempenho das outras BMW hoje, era bem possível terminar o domingo com bons pontos, então é uma pena que tudo tenha acontecido assim. Agora vamos focar em Hockenheim para fechar a temporada com um bom resultado”.

Fotos: DTM/BMW - Fonte: Eversports

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bruno Bonifácio abre maratona de corridas com etapa de Paul Ricard da Fórmula Renault Eurocup.


Bruno Bonifácio volta a acelerar neste fim de semana (26 a 28 de setembro), quando será realizada a sexta e penúltima etapa da temporada 2014 da Fórmula Renault Eurocup, no circuito francês de Paul Ricard. Para o piloto brasileiro, a rodada dupla em Le Castellet representará o início de uma maratona, com seis corridas em pouco mais de 20 dias. Além de correr no autódromo localizado às margens do Mediterrâneo, Bonifácio disputará a etapa de Jerez da divisão Alps uma semana depois e voltará à Espanha para fechar a temporada da Eurocup, entre 18 e 19 de outubro.

O piloto da Prema Powerteam encara esta reta final de temporada como uma oportunidade para recuperar terreno e voltar à forma que o colocou como um dos brasileiros de relevante destaque no automobilismo internacional. Ao todo, neste ano, Bruno tem uma vitória em Spa-Francorchamps, quatro pódios na divisão Eurocup da Formula Renault - uma das principais categorias de base do mundo -, e outros três pódios pela Alps.


Depois de um período marcado por uma série de infortúnios, Bonifácio retorna a Paul Ricard, onde andou muito bem nos testes de pré-temporada, para retomar a rota ascendente e voltar a lutar pelas primeiras posições. Durante as atividades realizadas no início de março em Le Castellet, Bruno figurou de forma constante entre os mais rápidos e chegou a cravar o recorde do circuito. Tal performance deixa o jovem paulista bastante confiante para a etapa deste fim de semana.

Quinto colocado na temporada 2014 da Fórmula Renault Eurocup, com 76 pontos, Bruno Bonifácio, único brasileiro a disputar a categoria de forma integral neste ano, começa a acelerar no traçado de 5.842 metros na sexta-feira, quando serão realizados dois treinos livres, com duração de uma hora cada. No sábado, os pilotos voltam ao circuito para o treino classificatório pela manhã e, no período da tarde, a primeira corrida do fim de semana. A etapa de Paul Ricard se encerra no domingo com mais uma tomada de tempos e a derradeira prova em Le Castellet.


Bruno Bonifácio:

“Estou feliz por voltar a Paul Ricard, um circuito muito especial para mim pelas grandes experiências que tivemos lá durante a pré-temporada neste ano. A pista é desafiadora: difícil e bastante longa, E explora ao máximo o potencial de um piloto. Fizemos um ótimo trabalho nos testes de inverno, e agora voltamos confiantes em conquistar bons resultados. Infelizmente, tivemos infelicidades e má sorte em algumas corridas, então perdemos muitos pontos com isso. Mas, apesar de tudo, ainda estamos em condições de lutar por uma ótima posição no campeonato. Por isso, vamos encarar essa maratona de três etapas em quatro semanas com muita determinação para concretizar o grande trabalho que estamos fazendo em conjunto com nossa equipe e garantir os melhores resultados possíveis. Temos potencial e todas as condições para alcançar nossos objetivos e fechar bem 2014”.

Fotos: Prema Powerteam - Fonte: Eversports

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DTM: Vencedor em 2013, Augusto Farfus volta a Zandvoort para disputa da penúltima etapa da temporada.


A temporada 2014 do DTM (Campeonato Alemão de Turismo) chega neste fim de semana (27 e 28 de setembro) à sua penúltima etapa. Assim como aconteceu no ano passado, o tradicional circuito de Zandvoort sediará a nona etapa do campeonato. A prova, que estava previamente agendada para acontecer em Guangzhou, na China, foi cancelada, e a organização da categoria optou por preencher a lacuna com a disputa da corrida na Holanda. Para Augusto Farfus, atuar novamente em Zandvoort é muito motivador, uma vez que foi neste traçado que o brasileiro venceu em 2013 após grande atuação.

Presente no calendário do DTM desde 2001, Zandvoort é um circuito bastante técnico e dispõe de uma variação bem interessante de curvas, com os carros do DTM podendo alcançar os 250 km/h no fim da reta dos boxes. O traçado, que compreende 4.307 metros de extensão, é bastante apreciado por Farfus, que acredita ter grandes chances de repetir a boa performance do ano passado e deixar a Holanda com outra vitória na categoria.


Para a penúltima etapa do ano, o principal objetivo de Augusto, além de lutar pela vitória, é somar pontos importantes para subir na classificação do campeonato. Atualmente com 39 pontos, o piloto brasileiro do BMW Team RBM ocupa a nona colocação, mas acredita no potencial da BMW M4 para avançar ao top 5. Outra meta do curitibano de 31 anos é ajudar a montadora bávara a fechar a temporada como campeã entre as construtoras do DTM. Atualmente, a BMW soma 320 pontos, contra 302 da Audi.

Augusto, que neste fim de semana terá 7,5 kg de lastro no seu carro, começa a acelerar no sábado, quando a programação compreende dois treinos livres e a sessão classificatória. A nona corrida do ano será disputada no domingo, às 20:30 horário do Japão.


Augusto Farfus:

“Zandvoort é um circuito muito especial para mim, uma vez que foi lá que venci pela última vez no DTM e sempre fui competitivo com todos os carros que guiei. Então, estou bastante ansioso e confiante para o fim de semana. Certamente a pista vai impor a todos nós um grande desafio quanto ao consumo dos pneus, e isso será um fator decisivo na prova. Meu histórico em Zandvoort me permite sonhar com a vitória, então vou lutar por isso, além de trabalhar duro para ajudar a BMW a conquistar o título dos construtores na temporada 2014”.

Fotos: BMW - divulgação

Stock Car: Rafael Suzuki otimista em bom resultado por já conhecer a pista de Santa Cruz do Sul.


A Stock Car permanece no Rio Grande do Sul para realizar a nona etapa da temporada 2014 neste fim de semana (26 a 28 de setembro). Depois de correr no Velopark, na zona metropolitana de Porto Alegre, há duas semanas, os pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro vão disputar uma nova rodada dupla em Santa Cruz do Sul. Devido a algumas alterações no calendário, o técnico circuito do interior gaúcho volta a receber a Stock Car, algo bem visto por Rafael Suzuki. Foi lá que, já na segunda corrida do ano, o novato da ProGP obteve rápida adaptação e pontuou pela primeira vez em sua temporada de estreia. Depois de emendar uma sequência de três etapas figurando na zona de pontuação, Suzuki acredita que tem condições de manter a ascensão e evoluir ainda mais nesta fase final do campeonato.

Para o paulista radicado no Maranhão, voltar a uma pista conhecida é algo positivo em seu primeiro ano na categoria, por já iniciar o fim de semana em outro patamar. Assim, a expectativa é ter, em Santa Cruz do Sul, seu melhor resultado até agora. Sem esconder o apreço pelo traçado de 3.531 metros, Rafael entende que o circuito exige atenção especial no acerto do carro, por causa das constantes mudanças de temperatura na região.


Após oito provas, Átila Abreu lidera o campeonato com 145,5 pontos, contra 139 de Rubens Barrichello. Cacá Bueno segue na briga, com 127, seis a menos que Sergio Jimenez. Thiago Camilo fecha o top 5, com 106,5.

Rafael Suzuki:

Santa Cruz do Sul
“Gosto da pista de Santa Cruz do Sul: a primeira parte é um mix de freadas fortes e baixa velocidade, já a segunda é composta por curvas de alta. Essas características, aliadas ao fato de que as temperaturas variam muito durante o mesmo dia, exigem uma atenção ainda maior no acerto do carro. Espero ter um fim de semana positivo e ser competitivo desde o primeiro treino livre, por já conhecer a pista. Assim, tenho certeza que teremos chances de figurar mais vezes no top 10, top 15, e somar mais pontos”.


Temporada

“Tenho aprendido bastante em termos técnicos, e espero colher os resultados em breve. Esse ano perdemos muitos pontos com abandonos, principalmente nas rodadas duplas, e isso nos custou uma posição melhor na tabela. Mas também tivemos bons momentos como a corrida de Cascavel (em que larguei no top 10 e terminei no top 15). Quero ir bem nessa fase final do campeonato, já pensando em 2015”.

Fotos: Rafael Gagliano e Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

Pietro Fantin regressa a Paul Ricard para encarar penúltima etapa da World Series by Renault em 2014.


A oitava e penúltima etapa da temporada 2014 da Fórmula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault, acontece neste fim de semana (26 a 28 de setembro) no clássico circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, França. Localizado às margens do Mediterrâneo, o autódromo, que já sediou o GP da França de F1 em 14 oportunidades, desta vez receberá os talentos da nova geração do automobilismo mundial. Único brasileiro no grid da categoria, Pietro Fantin retorna ao traçado de 5.842 metros confiante no seu trabalho e no potencial da sua equipe para lutar pelas primeiras colocações, voltar a somar pontos importantes e subir na classificação nesta reta final de campeonato.

Boa parte da confiança do piloto da International Draco Racing está no bom desempenho obtido em Paul Ricard. Em 2013, ano de estreia na categoria, o curitibano de 22 anos conquistou um lugar no pódio dos novatos em Le Castellet. Já em 2014, na pré-temporada, Fantin cumpriu dois dias de testes em fevereiro e foi um dos destaques da sessão por figurar constantemente entre os cinco primeiros colocados.


Diferente do que aconteceu há duas semanas em Hungaroring, onde o fator climático acabou sendo determinante para os rumos da rodada dupla por lá realizada, a previsão do tempo para o fim de semana em Le Castellet é de céu azul e temperaturas na casa de 26ºC. Desta forma, Fantin acredita que o clima constante poderá lhe ajudar durante os próximos dias em Paul Ricard, circuito que agrada muito ao brasileiro pelas suas características: curvas seletivas e uma grande reta.

As atividades de pista começam na sexta-feira com dois treinos livres, com duração de 50 minutos cada. No sábado, os pilotos voltam à pista para a tomada de tempos que definirá o grid de largada da primeira corrida do fim de semana, com transmissão na íntegra pelo canal Band Sports a partir de 8h30 (horário de Brasília). No domingo, o cronograma se repete, com o treino classificatório e, horas depois, a corrida, com um pit stop obrigatório entre as voltas 5 e 15, com transmissão pelo Band Sports às 14h30 e também às 21h.


Pietro Fantin:

“Andamos muito bem em Paul Ricard durante a pré-temporada, entre os primeiros, então temos grandes possibilidades de trazer um bom resultado para casa neste fim de semana. Estou bem confiante: fiz testes no simulador na semana passada, e agora embarco para a França ciente de que temos um bom potencial. Nosso objetivo é lutar pelo pódio nas duas corridas, talvez até mesmo pela vitória, e acredito que temos condições para isso. Está na hora de ter novamente a sorte ao nosso lado e voltar a somar bons pontos. E, se conseguirmos juntar um fim de semana livre de problemas e com bom ritmo, certamente vamos alcançar nossa meta em Paul Ricard”.

Fotos: Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Felipe Guimarães volta à Hitech Racing para disputar etapa final do Brasileiro de Turismo em Tarumã.


A derradeira etapa da temporada 2014 do Campeonato Brasileiro de Turismo vai marcar o reencontro entre dois vencedores do automobilismo nacional. Campeã da F3 Sul-Americana em 2013 e tricampeã do F3 Brazil Open, a Hitech Racing anuncia nesta terça-feira (23 de setembro) o retorno de Felipe Guimarães, que fará sua reestreia pela equipe, mas desta vez em um carro de turismo. Depois de ter feito parte do grid do Brasileiro de Marcas no Velopark, o piloto de 23 anos terá a chance de reeditar a parceria vencedora com o time chefiado por Rodrigo Contin no Brasileiro de Turismo em Tarumã, entre 1 e 2 de novembro.

Nascido em Anápolis, mas radicado em Brasília desde menino, Guimarães tem uma carreira já bastante extensa: depois do kartismo, competiu na F3 Sul-Americana, Europeu e Italiano de F-3000, A1 GP, Indy Lights, GP3 e, novamente, na F3 Sul-Americana, sendo campeão em 2013, mesmo ano em que foi quarto lugar na F3 Inglesa. Além disso, Felipe faturou também o título do F3 Brazil Open em 2013 e 2014, ano que marcou seu ingresso na F3 Europeia. Na categoria continental, o brasileiro disputou as seis primeiras etapas pela equipe Double R. Após o rompimento com o time britânico, Guimarães optou por retornar ao Brasil para se manter em atividade enquanto traça o futuro da sua carreira.


Para ampliar sua quilometragem em carros de turismo, Felipe Guimarães uniu o útil ao agradável: vai pilotar o carro do Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock Car, para se familiarizar à tocada do protótipo, e voltará a trabalhar com a Hitech Racing, equipe pela qual ele conquistou os melhores resultados da sua carreira. O piloto de Brasília vai atuar em substituição a Mauri Zaccarelli e será companheiro de outra jovem promessa: Pedro Saderi, que figura no top 10 da temporada em seu ano de estreia na categoria.

Rodrigo Contin:

“Estou muito feliz por anunciar o retorno do Felipe Guimarães à nossa equipe para a última etapa do Brasileiro de Turismo. Ele é um grande piloto, conquistou muitos títulos conosco e certamente vai nos ajudar muito nos trabalhos para a etapa de Tarumã. Agradeço também ao Mauri Zaccarelli pelo empenho durante toda a temporada e desejo o melhor para seu futuro na carreira. Vamos todos lutar para finalizar o campeonato no top 5 entre as equipes, o que, para um ano de estreia, é um resultado bastante importante e que nos dará ainda mais força para 2015”.


Felipe Guimarães:

“Para mim, é um prazer voltar a trabalhar com a Hitech Racing e ao lado do Rodrigo Contin, não apenas pelos títulos que conquistamos juntos, mas, principalmente, pela amizade que eu tenho por ele, que é um cara especial. Vai ser importante para a equipe e também para mim porque será uma experiência nova em uma categoria como é o Brasileiro de Turismo. Então estou muito feliz por ter esta oportunidade de mostrar meu trabalho e me adaptar melhor aos carros de turismo, tendo em vista os preparativos para a temporada 2015”.

Fotos: Luca Bassani e Vanderley Soares - Fonte: Eversports

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Em São Luís, Matheus Iorio conquista vaga para finalíssima da Seletiva de Kart Petrobras.


Sentimento de dever cumprido. É assim que Matheus Iorio deixou a cidade de São Luís, após garantir seu lugar na decisão da Seletiva de Kart Petrobras. No último sábado (20), o piloto de 17 anos participou da Copa São Luís e, com o 2º lugar na categoria Graduados, assegurou uma das três vagas para o campeonato com maior premiação do kartismo brasileiro.

O paulista já havia participado de uma etapa do Campeonato Maranhense no mês passado, e a experiência adquirida foi essencial para a competição no técnico traçado do kartódromo João Sallem. Desde os treinos livres, Iorio mostrou que seria um dos fortes concorrentes, sempre com tempos muito rápidos. Na tomada de tempos, Matheus não conseguiu tirar o melhor de seu equipamento, largando em 6º lugar, mas a recuperação veio logo na primeira corrida. Após um bom início e disputas acirradas, cruzou a linha de chegada na 3ª posição. Conforme regulamento da etapa, em que se invertiam os cinco primeiros, Iorio começou a segunda bateria também em 3º lugar e fez uma etapa consistente, confirmando a colocação após 15 voltas.


Na soma dos resultados, o piloto, que disputa regularmente a Fórmula 3 Brasil Light na temporada, ficou com o 2º lugar, com 32 pontos. Yurik Carvalho foi o primeiro com 45, e Pietro Rimbano o 3º a garantir a vaga, com 31 pontos. Os três estarão entre os 12 selecionados que disputam a final da Seletiva de Kart Petrobras, marcada entre os dias 27 e 29 de outubro, em Guaratinguetá (SP). Estarão em jogo um prêmio de R$ 60 mil, treinos de Fórmula na Europa, entre outros benefícios.


Matheus Iorio:

“Estou muito feliz, fomos até São Luís para buscar essa vaga e conseguimos! Ano passado sofri um acidente enquanto tentava a classificação, quebrei a clavícula e tive que ficar seis meses parado, então essa conquista tem um sabor especial. Agradeço a Deus, a equipe MZ Racing, meu coach Rafael Suzuki, minha família e à recepção dos maranhenses. Agora, vamos continuar trabalhando no fim da temporada da F3 Brasil e também para estarmos bem competitivos e buscar o prêmio da Seletiva de Kart Petrobras, em outubro”.

Fotos: Fabio Oliveira/radicalmotors - Fonte: Eversports

domingo, 21 de setembro de 2014

Hamilton brilha e vence o GP de Cingapura.


Desta vez a sorte esteve ao lado de Lewis Hamilton, o britânico que vem lutado pelo título corrida a corrida com o companheiro de equipe Nico Rosberg, venceu de forma brilhante o Grande Prêmio de Cingapura, a prova foi realizada na noite deste domingo (21), no circuito Marina Bay. Nico Rosberg abandonou com problemas no câmbio de sua Mercedes, o alemão teve que largar dos boxes, mas durante a prova mal conseguia andar, quando foi ao pit stop para tentar solucionar o defeito, o câmbio travou, fim de prova para ele.


Lewis Hamilton tinha boa vantagem na corrida para seus adversários, mas a entrada do safety car para limpar a pista por causa de pedaços do carro de Sergio Perez, quase tirou a vitória dele. A maioria dos pilotos aproveitaram a entrada do carro de segurança para trocar os pneus, Hamilton já havia trocado para os compostos supermacios e teve que depois da relargada, abrir vantagem para quando fosse parar mais uma vez, voltar entre os primeiros colocados, a equipe trabalhou rápido nos boxes e devolveu ele em segundo, bem próximo do líder Vettel, não demorou muito e Hamilton conseguiu a ultrapassagem para vencer sua sétima corrida no ano.


A dupla da RBR com Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo completaram o pódio, o carro do time austríaco apresentou bom ritmo em Cingapura e conseguiram superar as Ferraris que vinham prometendo brigar pelo pódio. Fernando Alonso teve que se contentar com a quarta colocação, atrás dele terminou o brasileiro Felipe Massa, que fez um excelente trabalho economizando os pneus. Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso foi o sexto. Sergio Perez, Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen completaram a zona de pontuação.


O Grande Prêmio de Cingapura terminou uma volta antes do previsto por causa do tempo de prova, já que o limite máximo é de duas horas. Bottas tentou o quanto pôde sustentar a sexta posição, mas na última volta os pneus não tinham mais aderência e o finlandês acabou terminando a corrida em 11º, saindo da zona de pontuação. Com os resultados, Lewis Hamilton assumiu a liderança da competição com 241 pontos, Rosberg vem logo atrás com 238, Daniel Ricciardo é o terceiro com 181, já Massa permanece em nono com 65.


A próxima etapa da Fórmula 1 acontece aqui no Japão no dia 5 de outubro em Suzuka. Confira o resultado final do GP de Cingapura:


sábado, 20 de setembro de 2014

Lewis Hamilton é pole para o GP de Cingapura.


Na noite deste sábado (20), no circuito de Marina Bay em Cingapura, as atenções estavam voltadas para a Ferrari, que prometia quebrar a sequência de poles da equipe Mercedes, o espanhol Fernando Alonso bem que tentou, liderou duas sessões de treinos livres e esteve lutando com o time alemão de igual para igual, porém, os quase imbatíveis 'fechas de prata' novamente deram um show e, o britânico Lewis Hamilton garantiu sua 37ª pole na carreira ao superar já com o cronômetro zerado seu companheiro Nico Rosberg por apenas 0s007.


O australiano Daniel Ricciardo, da RBR, chegou a figurar no topo da tabela dos tempos no final do (Q3), no entanto, as duas Mercedes conseguiram superar seu tempo, o sorridente piloto largará em terceiro, já o tetracampeão Sebastian Vettel que teve muitos problemas nos treinos livres acabou se recuperando e largará na 4ª posição. Fernando Alonso teve que se contentar com a 5ª posição, Felipe Massa foi o sexto e Kimi Raikkonen com a outra Ferrari o sétimo, no entanto, o finlandês teve um problema técnico no final da sessão que impediu ele de tentar melhorar seu tempo.


Para o brasileiro Felipe Massa o resultado não foi tão ruim, pois os carros da Williams encontraram bastante dificuldades no travado circuito de Marina Bay, que exige uma carga maior na aerodinâmica, ponto que não favorece ao time de Grove. O top 10 foi completado por Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Daniil Kvyat. Após saber que perdeu a pole por pouco, o alemão Rosberg gritou pelo rádio “Droga!”. Mas logo que saiu do carro fez questão de parabenizar Hamilton. A corrida válida pela 14ª etapa da temporada promete ser emocionante, a prova acontece neste domingo (21), a partir das 21:00 horas, horário do Japão.

Confira o grid de largada completo para o Grande Prêmio de Cingapura.   


Hamilton fecha a sexta-feira em Cingapura em primeiro.

Resultados da TL2:

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Alonso lidera o primeiro treino livre em Cingapura.

Resultados da TL1:

Pensando na temporada 2015, Gustavo Lima foca na preparação para próximo passo no automobilismo.


Para Gustavo Lima, 2015 já começou. Depois de três anos de enorme aprendizado na Europa, sendo um na Fórmula Renault Alps e outros dois na F4 Inglesa, onde conquistou sua primeira vitória em solo europeu, o piloto de 18 anos abre sua maioridade pensando no próximo passo a caminhar no automobilismo. Em razão disso, o brasiliense optou, em conjunto com seu manager Mark Blundell (ex-piloto de F1 e Indy) e com a MB Partners, empresa que gerencia sua carreira, por encerrar seu ciclo na categoria inglesa neste momento para concentrar seus esforços e custos no ano que vem, com o claro objetivo de avançar mais um degrau na sua trajetória na Europa.

Gustavo concluiu sua primeira temporada na F4 Inglesa em 2013 com um pódio no circuito de Donington Park pela equipe HHC Motorsport. No início deste ano, competiu no Toyota Racing Series, importante campeonato de base realizado na Nova Zelândia, pontuando em 14 das 15 corridas. Fora das pistas, Lima foi um dos selecionados para fazer parte da Academia de Pilotos da McLaren, tendo a chance de participar de treinamentos físicos, técnicos e psicológicos na sede da lendária equipe britânica de F1, em Woking.


Para seu segundo ano na F4 Inglesa, Gustavo optou por mudar de equipe e assinar com a Hillspeed, com quem fez um forte início de campeonato, inclusive vencendo de ponta a ponta uma das corridas da segunda etapa, em Brands Hatch. No entanto, apesar de bem posicionado no top 10 do campeonato, a decisão tomada foi focar na preparação para a F3 na Europa em 2015.

Com base nesta nova meta na sua carreira, Gustavo já realizou testes com as equipes Carlin e Double R, e outras práticas já estão agendadas para o mês de novembro. O piloto brasileiro espera acumular quilometragem suficiente nos testes para fazer uma participação forte no seu ano de estreia em uma categoria conhecida pelo alto nível técnico, excelência e exigência.


Gustavo Lima:

“Tivemos um bom começo de campeonato, com minha primeira vitória na Europa, e estávamos em boa posição para brigar pelo título, que era nosso grande objetivo nesse meu segundo ano na categoria. Agradeço a toda equipe Hillspeed pelos esforços, e desejo muito sucesso aos meus companheiros de equipe. Cumprimos nossos objetivos dentro da estrutura disponível e decidimos, junto com o Mark Blundell, focar na preparação para o ano que vem, quando pretendemos disputar uma categoria de F3 na Europa de forma bem competitiva”.

Fotos: Jakob Ebrey Photography - Fonte: Eversports

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Por uma vaga na final, Matheus Iorio disputa etapa de São Luís da Seletiva de Kart Petrobras.


A terceira etapa classificatória da cobiçada Seletiva de Kart Petrobras 2014 será realizada neste sábado (20), no kartódromo João Sallem, em São Luís, no Maranhão. Entre os talentos de todo o país inscritos para a disputa deste fim de semana está Matheus Iorio. O piloto de 17 anos aproveita a pausa na temporada 2014 da F3 Brasil Light para voltar às origens e lutar por uma das três vagas para a final. A competição é uma das mais importantes do calendário e oferece premiação total de R$ 250 mil, sendo R$ 60 mil ao campeão, além de outros prêmios e oportunidades.

Iorio competiu recentemente em São Luís, onde participou de uma etapa do Campeonato Maranhense de Kart na categoria Graduados e terminou na segunda colocação. A experiência foi proveitosa para conhecer melhor o traçado de 1 km, que foi aprovado pelo jovem piloto, que o considerou bastante técnico e rápido. Novamente, Matheus contará com a ajuda de Rafael Suzuki, piloto da Stock Car, que atua como seu coach.


Os pilotos inscritos para a etapa maranhense começam a acelerar já nesta sexta-feira, quando serão realizados os primeiros treinos livres. A tomada de tempos acontece no sábado pela manhã. Em seguida, serão realizadas duas baterias, com 15 voltas cada. Os três pilotos com maior pontuação garantem vaga na grande final, que acontece entre 27 e 29 de outubro em Guaratinguetá, no interior de SP.

Matheus Iorio:

“Fiz uma etapa do Campeonato Maranhense no mês passado para me adaptar à pista. O traçado é bastante técnico e rápido, o estilo de pista que eu gosto. Estou muito animado para buscar essa vaga. A Seletiva Petrobras é um campeonato muito tradicional, e o prêmio pode ajudar muito na sequência da minha carreira. Além disso, fui muito bem acolhido pelos maranhenses, assim, me sinto praticamente em casa pra correr esta etapa”.

Fotos: Jackson de Souza - Fonte: Eversports

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Kart: Gianluca Petecof é campeão da Rok Cup USA e garante vaga para final mundial na Itália.


A estrela de Gianluca Petecof voltou a brilhar neste fim de semana, em Orlando, nos Estados Unidos. Vencedor dos principais campeonatos de kart do Brasil, o paulista de 11 anos deu mais um passo em sua trajetória de sucesso no automobilismo internacional. Depois de vencer o título do tradicional Florida Winter Tour, em março, na categoria Rotax Mini Max, Gianluca voltou ao Orlando Kart Center para no último domingo (14 de setembro) ser campeão da Rok Cup USA, uma competição de altíssimo nível, que engloba grandes nomes do esporte de vários países da América.

Cada uma das cinco rodadas da Rok Cup USA - Orlando (março), Homestead (maio), Jacksonville (junho), Ocala (agosto) e, novamente, Orlando, compreendeu cinco corridas. Gianluca venceu 13 das 25 provas do campeonato e foi quem mais pontuou em quatro das cinco etapas. Com amplo domínio, Petecof tornou-se campeão na categoria Mini Rok (para pilotos entre 9 e 13 anos). Como prêmio pelo título, o jovem brasileiro viajará para a Itália com todas as despesas pagas (passagem aérea, hotel e toda a semana de corrida) para disputar a Rok Cup International Final, organizada pela fabricante de motores Vortex, em Lonato, entre 22 e 25 de outubro.


Correndo pela equipe A.M. Engines, chefiada pelo argentino Ariel Castro, Gianluca teve um grande desempenho em todas as etapas do campeonato. Na disputa final, em Orlando, Petecof provou que cresce em decisões e foi dominante, vencendo quatro das cinco corridas, com direito a pole position na finalíssima. Depois de chegar ao fim de semana como líder da competição com boa vantagem para o segundo colocado, o paulista administrou a diferença para conquistar mais um importante troféu para seu currículo como piloto.

A partir de agora, todos os esforços do brasileiro e sua equipe estarão concentrados na disputa da finalíssima mundial da Rok Cup. Na Itália, Gianluca, campeão da disputa nos Estados Unidos, terá a chance de competir contra adversários que venceram campeonatos pela categoria nos seguintes países: África do Sul, Canadá, China, Colômbia, Chipre, Eslovênia, Dinamarca, Filipinas, Irã, Itália, Japão, Lituânia, México, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suíça e Venezuela. Será verdadeiramente um grande confronto entre os melhores pilotos do kartismo mundial.


Gianluca Petecof:

“Não tenho palavras para definir o que estou sentindo por conquistar um título tão importante. Estou muito feliz porque todos nós conseguimos cumprir mais um objetivo. Só tenho de agradecer à A.M. Engines, aos mecânicos, à minha família e a todos que torcem por mim. Vamos comemorar e descansar por alguns dias para depois voltar ao trabalho pensando na final mundial da Rok Cup na Itália. Correr na Europa é um sonho e será uma grande experiência, por isso não vejo a hora de acelerar em Lonato”.

Fotos: Adam Parker - Fonte: Eversports

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

No Velopark, Rafael Suzuki enfrenta problema nos freios, mas pontua pela 3ª vez seguida na Stock Car.


Rafael Suzuki vem evoluindo gradativamente em sua temporada de estreia na Stock Car. Neste fim de semana, no circuito gaúcho do Velopark, o piloto da ProGP deu mais uma amostra do seu crescimento na principal categoria do automobilismo brasileiro. Mesmo largando do fim do grid e tendo de lidar com um problema no sistema de freios em toda a rodada dupla, o paulista radicado no Maranhão conseguiu fazer corridas consistentes neste domingo (14 de setembro) para pontuar pela terceira vez consecutiva em um campeonato extremamente equilibrado.

No sábado, Suzuki enfrentou uma falha na suspensão e teve dificuldades para encontrar o melhor acerto do seu carro #8 no Velopark. Como o circuito é muito curto, e os tempos são naturalmente muito próximos, qualquer décimo perdido faz uma enorme diferença, e assim Rafael não conseguiu mais que o 32º lugar no grid da primeira corrida da etapa.


Por decisão estratégica, o piloto da ProGP abriu a disputa deste domingo nos boxes. A corrida foi bem equilibrada, mas também muito conturbada, com duas intervenções do safety car. Suzuki fez uma prova limpa, mas não conseguiu explorar todo o potencial do seu carro justamente pela falha no sistema de freios, e por isso mal pode usar o push-to-pass. Além disso, um problema no rádio o deixou sem comunicação com os boxes. Mesmo adotando uma postura mais conservadora, Rafael ganhou muitas posições e terminou em 19º, na zona de pontuação.

Para a segunda corrida, Suzuki continuou com os problemas nos freios, e por isso não teve condições de arriscar muito. Desta forma, o piloto concluiu a disputa em 18º lugar. Depois deste fim de semana, o foco de Rafael já está na próxima etapa da Stock Car, que será disputada em duas semanas também em terras gaúchas, em Santa Cruz do Sul, circuito onde o novato pontuou pela primeira vez na temporada.


Rafael Suzuki:

“Desde a sexta-feira tivemos dificuldades. Esse fim de semana foi a minha primeira vez no Velopark, e as coisas não saíram como planejamos. Hoje, na corrida, sofri muito com o superaquecimento do freio, que perdeu muita eficiência. Tive de começar a frear antes, e isso prejudicou nossa performance. Mesmo assim, terminar nos pontos foi positivo e um lucro”.

Fotos: Carsten Horst e Marcus Cicarello/Hyset - Fonte: Eversports