Rafael
Suzuki vem evoluindo gradativamente em sua temporada de estreia na
Stock Car. Neste fim de semana, no circuito gaúcho do Velopark, o
piloto da ProGP deu mais uma amostra do seu crescimento na principal
categoria do automobilismo brasileiro. Mesmo largando do fim do grid
e tendo de lidar com um problema no sistema de freios em toda a
rodada dupla, o paulista radicado no Maranhão conseguiu fazer
corridas consistentes neste domingo (14 de setembro) para pontuar
pela terceira vez consecutiva em um campeonato extremamente
equilibrado.
No
sábado, Suzuki enfrentou uma falha na suspensão e teve dificuldades
para encontrar o melhor acerto do seu carro #8 no Velopark. Como o
circuito é muito curto, e os tempos são naturalmente muito
próximos, qualquer décimo perdido faz uma enorme diferença, e
assim Rafael não conseguiu mais que o 32º lugar no grid da primeira
corrida da etapa.
Por
decisão estratégica, o piloto da ProGP abriu a disputa deste
domingo nos boxes. A corrida foi bem equilibrada, mas também muito
conturbada, com duas intervenções do safety car. Suzuki fez uma
prova limpa, mas não conseguiu explorar todo o potencial do seu
carro justamente pela falha no sistema de freios, e por isso mal pode
usar o push-to-pass. Além disso, um problema no rádio o deixou sem
comunicação com os boxes. Mesmo adotando uma postura mais
conservadora, Rafael ganhou muitas posições e terminou em 19º, na
zona de pontuação.
Para a
segunda corrida, Suzuki continuou com os problemas nos freios, e por
isso não teve condições de arriscar muito. Desta forma, o piloto
concluiu a disputa em 18º lugar. Depois deste fim de semana, o foco
de Rafael já está na próxima etapa da Stock Car, que será
disputada em duas semanas também em terras gaúchas, em Santa Cruz
do Sul, circuito onde o novato pontuou pela primeira vez na
temporada.
Rafael
Suzuki:
“Desde
a sexta-feira tivemos dificuldades. Esse fim de semana foi a minha
primeira vez no Velopark, e as coisas não saíram como planejamos.
Hoje, na corrida, sofri muito com o superaquecimento do freio, que
perdeu muita eficiência. Tive de começar a frear antes, e isso
prejudicou nossa performance. Mesmo assim, terminar nos pontos foi
positivo e um lucro”.
Fotos:
Carsten Horst e Marcus Cicarello/Hyset - Fonte: Eversports
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