O
desfecho da penúltima etapa da temporada 2014 do DTM, neste domingo
(28 de setembro), em Zandvoort, foi bastante diferente do que
esperava Augusto Farfus. Depois de enfrentar um sábado difícil e
obter o 20º lugar no grid de largada, o piloto brasileiro do Team
RBM apostou na estratégia de pneus e no bom ritmo para fazer uma
corrida de recuperação e somar pontos para o campeonato. No
entanto, a BMW M4 #3 foi tocada pelo carro de Daniel Juncadella
durante a 19ª volta. Farfus rodou e bateu forte, encerrando de forma
precoce e decepcionante uma prova promissora na Holanda.
Antes
mesmo da largada, Augusto ganhou duas posições no grid, graças a
uma punição imposta pela direção de prova a Edoardo Mortara e
também a um problema sofrido por Timo Glock antes da volta de
aquecimento dos pneus. Farfus, que optou por largar com pneus duros,
fez uma largada conservadora e limpa e manteve sua posição. Na
quarta volta, Adrien Tambay bateu, e com isso o safety car entrou na
pista.
A
bandeira amarela acabou sendo positiva para a estratégia de corrida
do brasileiro, que contaria com os pneus macios para a metade final
da prova, quando boa parte dos seus adversários usariam os compostos
mais duros. Augusto já estava evoluindo na disputa e era o 15º,
quando foi acertado pela Mercedes de Juncadella na entrada da curva
11 durante a 19ª volta.
Farfus,
que rodou e bateu forte no guard-rail, nada sofreu, mas não escondeu
sua irritação pela manobra do adversário e por encerrar tão cedo
uma jornada que tinha tudo para terminar em uma boa posição na zona
de pontuação. Considerado culpado pelo acidente, o piloto espanhol
foi punido com o acréscimo de 30 segundos no seu tempo total de
corrida. A vitória neste domingo em Zandvoort ficou com Mattias
Ekström.
Para
Augusto Farfus, o foco já está na próxima etapa do DTM, que será
disputada no dia 19 de outubro em Hockenheim, tradicional circuito
alemão que receberá a prova de encerramento da temporada 2014.
Augusto
Farfus:
“É
frustrante terminar a corrida desta forma. Fui acertado com violência
pelo Juncadella na curva 11 e bati forte no guard-rail, acabando com
as minhas esperanças na prova, mas graças a Deus está tudo bem
comigo. Mais uma vez, nosso carro teve melhor ritmo de corrida do que
em classificação e, analisando o desempenho das outras BMW hoje,
era bem possível terminar o domingo com bons pontos, então é uma
pena que tudo tenha acontecido assim. Agora vamos focar em Hockenheim
para fechar a temporada com um bom resultado”.
Fotos: DTM/BMW - Fonte: Eversports
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