segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fernando Alonso vence o GP da Europa.


Sensacional! Essa é a expressão para a atuação do espanhol Fernando Alonso na oitava etapa da temporada 2012 da F1. Uma das melhores corridas do ano foi disputada neste domingo (24), no circuito de rua de Valência e o piloto da casa deu um show. Contando com uma boa estratégia, talento e a sorte de bicampeão, o piloto da Ferrari que largou em 11º, venceu o GP da Europa e assumiu a liderança do campeonato.

Sem dúvidas foi uma excelente prova, quem dizia que não daria para ultrapassar em Valência, creio que agora mudou de opinião após a bela exibição do espanhol na corrida, além disso vale destacar que o pódio com Kimi Raikkonen em segundo e Michael Schumacher em terceiro, que juntos somam 10 títulos mundiais na categoria foi surpreendente, já que Hamilton e Vettel eram favoritos há um lugar no pódio.


Logo no início da corrida a disputa por posições foi acirrada e o alemão Sebastian Vettel que largou na pole abriu boa vantagem e seguia rumo a mais uma vitória, porém com a entrada do safety car na 28ª volta, fez com que toda a vantagem de Vettel fosse perdida e dai pra frente os rumos da corrida foram outros. Alonso conseguiu uma bela largada e aos poucos ganhou várias posições, com a entrada do carro de segurança ele fez sua segunda parada e voltou em terceiro, na relargada ultrapassou Romain Grosjean, da Lotus, assumindo a segunda posição, faltava só Vettel que seguia firme para a vitória, no entanto o (RB8) deixou o alemão na mão e Alonso levou a melhor.


Romain Grosjean, chegou a pressionar Alonso mas o espanhol conseguiu abrir vantagem e poucas voltas depois foi a vez do piloto da Lotus abandonar com problemas no motor, com isso Lewis Hamilton passou para segundo e Kimi Raikkonen que vinha logo atrás pressionava muito, não demorou e o “ice-man” ultrapassou Hamilton que tinha pneus desgastados.

O venezuelano Pastor Maldonado, chegou na briga pelo pódio com Hamilton e os dois se envolveram em um acidente, Hamilton teve que abandonar e o piloto da Williams quebrou partes do bico do carro, mesmo assim  continuou na corrida, no entanto foi punido pela direção da prova em 20 segundos, terminando apenas em décimo segundo.


Os brasileiros no GP da Europa: Bruno Senna e Felipe Massa, vinham fazendo uma ótima corrida mas os dois tiveram problemas com toques com o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber e, com isso apenas Bruno terminou a corrida na zona de pontuação. O australiano Mark Webber, chegou em quarto e a dupla da equipe Force Índia, que teve um excelente desempenho na prova com Nico Hulkenberg e Paul di Resta, foram quinto e sétimo respectivamente.

A próxima etapa será disputada do dia 8 de julho no circuito de Silverstone, na Inglaterra.


Segue o resultado final do GP da Europa:

1 - Fernando Alonso (Ferrari) 57 voltas
2 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 6s421
3 - Michael Schumacher (Mercedes) a 12s639
4 - Mark Webber (RBR) a 13s628
5 - Nico Hulkenberg (Force Índia) a 19s993
6 - Nico Rosberg (Mercedes) a 21s176
7 - Paul di Resta (Force Índia) a 22s886
8 - Jenson Button (McLaren) a 24s653
9 - Sergio Perez (Sauber) a 27s777
10 Bruno Senna (Williams) a 35s961
11 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 37s041
12 Pastor Maldonado (Williams) a 54s630
13 Vitaly Petrov (Caterham) a 1:15s871
14 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1:34s654
15 Charles Pic (Marussia) a 1:36s551
16 Felipe Massa (Ferrari) a 1 volta
17 Pedro de la Rosa (HRT) a 1 volta
18 Narain Karthikeyan (HRT) a 1 volta

Fotos LAT e Getty 

2 comentários:

  1. Dom Alonso é o show Man da Fórmula 1 e vai ser tricampeão, pode apostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alonso vêm fazendo a parte dele com méritos e certamente é um dos favoritos ao título, mesmo com o carro que tem. Se bem que a Ferrari melhorou e muito. Vamos ver em Silverstone como fica...

      Excluir