domingo, 13 de maio de 2012

Pastor Maldonado vence o GP da Espanha...


Em mais uma corrida emocionante o venezuelano Pastor Maldonado faz história na F1 ao vencer o GP da Espanha, após agüentar a pressão do piloto da casa Fernando Alonso, da Ferrari. A primeira vitória de Maldonado na categoria foi construída a partir da estratégia da equipe Williams, que no meio na prova viu que Alonso o líder até então vinha perdendo tempo com um retardatário, no caso o piloto Charles Pic, da Marussia, a equipe chamou o piloto venezuelano para o box antecipando sua parada e com isso ganhou a posição do espanhol, com um ritmo forte Maldonado soube administrar e conquistar após 8 anos a vitória para a equipe de Frank Williams.

Fernando Alonso que liderou boa parte da prova chegou em segundo, após mais uma bela largada com a Ferrari, que na mão dele faz milagre. Em terceiro chegou o piloto da Lotus, Kimi Raikkonen, o “ice-man” novamente volta ao pódio, provando o bom nível do carro, seu companheiro de equipe Romain Grosjean foi o quarto. Kamui Kobayashi, deu um show neste domingo fazendo belas ultrapassagens, o piloto da Sauber conquistou seu melhor resultado na categoria ao completar a prova em quinto, atrás dele o bicampeão Sebastian Vettel, da RBR, que não teve uma prova brilhante mas garantiu pontos importantes na briga pelo título.


Lewis Hamilton largou em último, após mais uma punição na carreira, já perdi as contas de quantas vezes o piloto inglês foi punido, mas desta vez a equipe McLaren foi quem cometeu o erro durante o treino de classificação, infringindo o artigo 6.2.2 que fala sobre a quantidade mínima de combustível que o carro tem que ter após o treino, como não tinha, Hamilton perdeu a pole e precisou fazer uma corrida de recuperação, mesmo assim garantiu a oitava posição com seu companheiro de equipe Jenson Button, chegando em nono.


Os brasileiros na prova : Felipe Massa que vinha bem, foi punido com um “drive through” após ultrapassar o limite de velocidade em bandeira amarela, como teve que remar tudo de novo voltou no meio de pelotão e o máximo que conseguiu foi o 15º lugar. Bruno Senna, viveu um dia oposto ao do companheiro Maldonado vencedor da prova, o piloto da Williams se envolveu em um acidente com nada mais nada menos que Michael Schumacher, o piloto alemão culpou o brasileiro pela batida, os dois abandonaram a prova.


Com cinco pilotos diferentes vencendo a temporada 2012 da F1, a categoria repete o recorde da temporada de 1983. O campeonato ficou mais uma vez equilibrado e não duvido que teremos novos pilotos e equipes vencendo este ano. Mesmo com a sexta posição na corrida de hoje o alemão Sebastian Vettel, mantém a liderança do campeonato. 


Segue o resultado final do GP da Espanha :

1 - Pastor Maldonado (Williams) 66 voltas
2 - Fernando Alonso (Ferrari) a 3s195
3 - Kimi Raikkonen (Lotus) a 3s884
4 - Romain Grosjean (Lotus) a 14s799
5 - Kamui Kobayashi (Sauber) a 1:14s641
6 - Sebastian Vettel (RBR) a 1:17s576
7 - Nico Rosberg (Mercedes) a 1:27s919
8 - Lewis Hamilton (McLaren) a 1:28s1
9 - Jenson Button (McLaren) a 1:28s100
10 Nico Hulkenberg (Force Índia) a 1 volta
11 Mark Webber (RBR) a 1 volta
12 Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) a 1 volta
13 Daniel Ricciardo (Toro Rosso) a 1 volta
14 Paul di Resta (Force Índia) a 1 volta
15 Felipe Massa (Ferrari) a 1 volta
16 Heikki Kovalainen (Caterham) a 1 volta
17 Vitaly Petrov (Caterham) a 1 volta
18 Timo Glock (Marussia) a 2 voltas
19 Pedro de la Rosa (HRT) a 3 voltas
Fotos Sutton e Getty

4 comentários:

  1. A Formula um está passando por uma fase em que não há mais favoritos, este Pastor Maldonado quem diria, o equilibrio torna mais competitivo e eletrizante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela prova mesmo Johny, as novas regras da F1 ajudaram em muito o espetáculo, a temporada está equilibra e eu estou vendo que não vou ganhar nenhum dos bolões em que participo rs.

      Abraços Jacaré

      Excluir
  2. Tudo bom Rogério,

    A Formula 1 está sensacional com os ingredientes de melhor utilização de pneus, estratégias e principalmente o fator piloto.

    Com os carros mais próximos o talento faz diferença.

    O alto nivel dos pilotos dessa temporada só faz o espetáculo crescer e mesmo os um pouco mais lentos, Karthikeyan e Del a Rosa com a HRT, tem se classificado.

    Ha fogo cruzado nos setores da frente, no intermediário e no fundão.

    Vitória Maiúscula do Pastor Maldonado, mesmo perdendo a primeira posição na largada, soube adiministrar a corrida, inclusive o percalso no pit stop e venceu de forma madura até...

    ...Teria a Willians acertado a mão desse carro ?

    Os outros destaques da prova foram Hamilton largando da ultima posição e chegando em oitavo ( candidato ao título ), Kobayashi san dando mais um show e já merecendo ao menos um pódio, El Fodon Alonso ( candidato ao título ) fazendo jus a alcunha, ou sera que alguem ainda tem alguma dúvida ?

    A Lotus vem bem...o "cachaceiro" Räikkönen calou novamente os críticos com outra perfomance sublime, convincente e no pódio. Deu um merecido golão na champagne antes dos hinos, mandou um spray no Maldonado celebrando e reconhecendo a superior vitória do venezuelano e o que ele fez com o restante da garrafa, só importa a ele.

    Grosjean da Lotus beliscou o 4º lugar e as ações do franco-suisso vem crescendo no mercado.

    O acidente entre o brasileiro e o alemão...

    ...Retiro a classificação pela nacionalidade e sim o piloto que estava na frente e o piloto que estava atrás. O piloto que estava na frente fez um movimento defensivo para a direita no final da reta principal e depois fez um movimento, tambem defensivo, para a esquerda... diz a regra ( se eu estiver errado, por favor me corrijam e acatarei imediatamente ) que o piloto pode fazer um movimento de defesa...o piloto da frente fez dois e isso é passivo de penalidade.

    O piloto que estava atrás não teria condição de ultrapassagem e se tentasse essa por fora, possivelmente pararia na área de escape...talvez pelo movimento do carro a frente, tenha errado no calculo da frenagem e abalrrou o carro a sua frente e ambos ficaram fora da prova...passivo de penalidade.

    Fosse eu comissário, penalizaria ambos.

    Entre os pilotos ficou uma demonstração educada com um pontinho irônico no sorriso do piloto que estava na frente e um até surpreendente descontrole com as palavras do experiente piloto que estava atrás...

    Felipe Massa fez uma boa largada, teve uma disputa ferrenha e limpa com Hamilton, foi punido por não respeitar a bandeira amarela e foi ficando...e está ficando cada vez mais para trás...a luz no fim do túnel está cada vez mais longe...

    Monaco será de tirar o folego...espero...

    Abração Rogério!!!

    Mineki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é grande Mineki san, a vitória de Maldonado foi surpreendente, já que o carro da Williams não é lá essas coisas, melhorou muito, mas creio que ainda é uma equipe para brigar no pelotão intermediário. Após os testes em Mugello, o time de Grove resolveu mudar algumas peças na aerodinâmica, talvez isso possa ter contribuído para a melhora do carro, mas o grande mérito ai, foi do venezuelano que voltou a guiar como nos tempos de GP2. Vamos ver se continua nesse ritmo para as próximas corridas, em Mônaco no ano passado ele foi muito bem, até a “panca” com Hamilton, lembra ?

      E falando nele, se a McLaren não tivesse errado na estratégia no treino de classificação sem dúvidas que ele seria um dos favoritos a vitória na Espanha, mas largar em último de chegar em oitavo, fazendo uma perna grande com os pneus macios, foi show. Já nosso Kobashow perdeu muito tempo tentando ultrapassar a “Barbie”, tarefa complicada para todos os pilotos pois o carro da Mercedes é muito bom em reta e esse é um dos problemas da Sauber, mas fico na torcida pelo pódio inédito do japonês voador...

      Alonso é uma caso a parte, tira o que pode da Ferrari e seu companheiro de equipe ainda vive reclamando dos pneus, Massa precisa tentar se adaptar o quanto antes, daqui a pouco não dá mais tempo de garantir renovar seu contrato pra 2013, já Alonso mesmo com os problemas do F2012 é forte candidato ao título. Hahaha Raikkonen, vem fazendo o que Schumacher não fez em 2 anos e de quebra toma uns “goro” no pódio, ele é minha aposta pra Mônaco.

      A Lotus está feliz da vida com Grosjean, aliás a dupla de pilotos é forte e quando os críticos pegaram no pé do chefão Eric por trocar Petrov e Bruno pelo time atual, a batata dele quase que assou, mas os dois provaram o contrario. Sobre a batida na minha opinião ambos tiveram culpa, Bruno mexeu para os dois lados e o alemão se precipitou, já que tinha pneus novos e certamente iria conseguir a ultrapassagem. Mas é aquela velha história, bateu atrás perdeu a razão... Aconteceu comigo uma vez, eu tinha uma Brasília velha ano 1979 e bati na traseira de um Santana 1995 zerado, o carro da frete fez que iria passar o sinal amarelo e freou, com isso toda minha massa plástica foi pro saco hehehe

      Excluir