Chuva,
pista seca, muitas ultrapassagens e táticas diversas do início ao
fim da corrida. Assim foi a sétima etapa da temporada 2013 do DTM,
realizada neste domingo (18) no tradicional circuito de Nürburgring,
na Alemanha. Augusto Farfus Jr. largou na pole position e andou entre
os ponteiros durante praticamente toda a prova. Entretanto, graças a
uma ultrapassagem arrojada feita para cima do brasileiro, Robert
Wickens conquistou uma posição importante que acabou se convertendo
em vitória nesta tarde. Augusto cruzou a linha de chegada em segundo
e faturou um resultado importante, subindo ao pódio pela segunda
rodada consecutiva.
O
curitibano completou em segundo lugar as 47 voltas de uma disputa que
teve a chuva como protagonista pouco antes da largada, deixando o
início da prova bastante tenso. Com o apagar das luzes vermelhas,
Augusto se manteve na liderança e conseguiu permanecer na pista com
seus pneus macios. Outros pilotos, no entanto, não tiveram a mesma
sorte e rodaram, como Joey Hand e Mike Rockenfeller. Por conta dos
incidentes da primeira volta, a direção de prova acionou o safety
car.
Depois de
dois giros, a bandeira verde foi acionada novamente em Nürburgring.
Farfus, que seguiu na pista, assim como a maioria dos pilotos,
manteve a ponta mesmo com o asfalto bem mais encharcado do que no
início da prova. Uma volta depois, quando era bastante pressionado
por Marco Wittmann, Augusto foi para os boxes, como boa parte dos
seus oponentes, para colocar pneus de chuva.
Rockenfeller,
que fez sua parada durante a vigência do safety car, acabou
assumindo a ponta por ter feito o pit stop bem antes dos
concorrentes. Adrien Tambay ocupava a segunda colocação, enquanto
Farfus figurava em terceiro, mas distante quase 19s do alemão da
Audi Team Phoenix.
Por se
tratar de uma corrida cheia de alternativas por conta do clima
instável, nada estava definido. Ainda mais pelo fato de o primeiro
pit stop de Rockenfeller, na segunda volta, não ter sido
contabilizado como parada obrigatória - já que, conforme o
regulamento, as paradas só podem ser feitas a partir da quinta
volta. Assim, Augusto tinha chances reais de voltar a brigar pela
vitória em Nürburgring.
Mas para
lutar pelo topo do pódio, o brasileiro tinha de enfrentar, além de
Rockenfeller, Adrien Tambay. O piloto da Audi vinha em ritmo mais
lento e segurava, além de Augusto, um pelotão com Robert Wickens e
Miguel Molina. Farfus tentou por várias vezes ultrapassar o francês,
que defendia sua posição com propriedade. Mas de maneira
surpreendente, e por fora, Wickens ultrapassou Augusto e Tambay,
subindo para segundo, numa manobra que viria a ser decisiva para os
rumos da corrida. Uma volta depois, finalmente o curitibano conseguiu
passar Adrien, voltando a ocupar o terceiro posto, quando o asfalto
estava bem mais seco e já havia um trilho formado no traçado.
Farfus
realizou seu segundo pit stop na volta 32. Seguindo os outros pilotos
da corrida, o brasileiro optou por colocar pneus para pista seca,
mais precisamente os compostos macios. O piloto da BMW RBM retornou à
pista em terceiro, mas cada vez mais próximo de Wickens.
Rockenfeller seguia na liderança da corrida, mas ainda tinha que
fazer mais uma parada obrigatória na corrida.
Na volta
41, finalmente Rockenfeller fez sua parada derradeira, voltando à
pista na quarta colocação. Wickens assumiu a liderança, com Farfus
em segundo, distante 2s237 do piloto canadense da Mercedes. Com a
vantagem sobre controle, Robert cruzou a linha de chegada na frente e
conquistou sua primeira vitória na carreira no DTM. Augusto terminou
em segundo e Christian Vietoris completou o pódio.
Agora, o
piloto da BMW RBM soma 66 pontos e permanece na quinta colocação, a
apenas cinco pontos de Vietoris, segundo colocado. Rockenfeller se
manteve como líder, com 106 pontos, faltando três corridas para o
fim da temporada.
Depois da
corrida em Nürburgring, o DTM faz uma pausa de praticamente um mês.
A próxima etapa do campeonato acontecerá em 15 de setembro no
circuito de Oschersleben, na Alemanha.
Augusto
Farfus:
“A
corrida foi fantástica. Na verdade, a chuva que apareceu no começo
da prova dificultou a situação, mas, de qualquer maneira, a gente
sobreviveu. Acho que era uma corrida em que o importante era chegar
no final, e isso a gente fez. O que ficou faltando foram as primeiras
voltas, quando a gente colocou os pneus de chuva. Estávamos
esperando por uma pista mais seca e preparamos os pneus para este
tipo de condição, mas a chuva aumentou e a gente demorou para
aumentar a temperatura e obter aderência com os pneus de chuva, e
por isso que a gente acabou perdendo a vitória. Nessas condições,
você só pensa em manter o carro na pista e chegar até o final, e
foi isso que eu fiz. Sendo o primeiro da fila, você acaba sendo a
referência para todo mundo, então foi difícil adotar a estratégia
certa, mas está tudo bem. Acho que o resultado foi bom e é isso o
que conta. E o importante é estar no pódio novamente, ainda mais
numa corrida como essa, onde tudo pode acontecer”.
Confira
resultado final da etapa de Nürburgring:
1 -
Robert Wickens - HWA Mercedes - 47 voltas
2 -
Augusto Farfus - RBM BMW - a 2s158
3 -
Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9s749
4 - Mike
Rockenfeller - Phoenix Audi - a 20s524
5 -
Martin Tomczyk - RMG BMW - a 27s104
6 -
Adrien Tambay - Abt Audi - a 27s523
7 - Marco
Wittmann - MTEK BMW - a 29s540
8 -
Miguel Molina - Phoenix Audi - a 33s037
9 - Jamie
Green - Abt Audi - a 39s972
10 Pascal
Wehrlein - Mucke Mercedes - a 40s486
11 Filipe
Albuquerque - Rosberg Audi - a 40s908
12
Edoardo Mortara - Rosberg Audi - a 42s629
13
Mattias Ekstrom - Abt Audi - a 46s303
14 Bruno
Spengler - Schnitzer BMW - a 51s991
15 Dirk
Werner - Schnitzer BMW - a 57s649
16 Andy
Priaulx - RMG BMW - a 1:21s517
17 Gary
Paffett - HWA Mercedes - a 1 volta
18 Timo
Glock - MTEK BMW - a 1 volta
19 Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 1 volta
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