segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DTM: Augusto Farfus mantém boa fase e fecha em 2º, corrida movimentada em Nürburgring.


Chuva, pista seca, muitas ultrapassagens e táticas diversas do início ao fim da corrida. Assim foi a sétima etapa da temporada 2013 do DTM, realizada neste domingo (18) no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Augusto Farfus Jr. largou na pole position e andou entre os ponteiros durante praticamente toda a prova. Entretanto, graças a uma ultrapassagem arrojada feita para cima do brasileiro, Robert Wickens conquistou uma posição importante que acabou se convertendo em vitória nesta tarde. Augusto cruzou a linha de chegada em segundo e faturou um resultado importante, subindo ao pódio pela segunda rodada consecutiva.

O curitibano completou em segundo lugar as 47 voltas de uma disputa que teve a chuva como protagonista pouco antes da largada, deixando o início da prova bastante tenso. Com o apagar das luzes vermelhas, Augusto se manteve na liderança e conseguiu permanecer na pista com seus pneus macios. Outros pilotos, no entanto, não tiveram a mesma sorte e rodaram, como Joey Hand e Mike Rockenfeller. Por conta dos incidentes da primeira volta, a direção de prova acionou o safety car.

Depois de dois giros, a bandeira verde foi acionada novamente em Nürburgring. Farfus, que seguiu na pista, assim como a maioria dos pilotos, manteve a ponta mesmo com o asfalto bem mais encharcado do que no início da prova. Uma volta depois, quando era bastante pressionado por Marco Wittmann, Augusto foi para os boxes, como boa parte dos seus oponentes, para colocar pneus de chuva.


Rockenfeller, que fez sua parada durante a vigência do safety car, acabou assumindo a ponta por ter feito o pit stop bem antes dos concorrentes. Adrien Tambay ocupava a segunda colocação, enquanto Farfus figurava em terceiro, mas distante quase 19s do alemão da Audi Team Phoenix.

Por se tratar de uma corrida cheia de alternativas por conta do clima instável, nada estava definido. Ainda mais pelo fato de o primeiro pit stop de Rockenfeller, na segunda volta, não ter sido contabilizado como parada obrigatória - já que, conforme o regulamento, as paradas só podem ser feitas a partir da quinta volta. Assim, Augusto tinha chances reais de voltar a brigar pela vitória em Nürburgring.

Mas para lutar pelo topo do pódio, o brasileiro tinha de enfrentar, além de Rockenfeller, Adrien Tambay. O piloto da Audi vinha em ritmo mais lento e segurava, além de Augusto, um pelotão com Robert Wickens e Miguel Molina. Farfus tentou por várias vezes ultrapassar o francês, que defendia sua posição com propriedade. Mas de maneira surpreendente, e por fora, Wickens ultrapassou Augusto e Tambay, subindo para segundo, numa manobra que viria a ser decisiva para os rumos da corrida. Uma volta depois, finalmente o curitibano conseguiu passar Adrien, voltando a ocupar o terceiro posto, quando o asfalto estava bem mais seco e já havia um trilho formado no traçado.

Farfus realizou seu segundo pit stop na volta 32. Seguindo os outros pilotos da corrida, o brasileiro optou por colocar pneus para pista seca, mais precisamente os compostos macios. O piloto da BMW RBM retornou à pista em terceiro, mas cada vez mais próximo de Wickens. Rockenfeller seguia na liderança da corrida, mas ainda tinha que fazer mais uma parada obrigatória na corrida.

Na volta 41, finalmente Rockenfeller fez sua parada derradeira, voltando à pista na quarta colocação. Wickens assumiu a liderança, com Farfus em segundo, distante 2s237 do piloto canadense da Mercedes. Com a vantagem sobre controle, Robert cruzou a linha de chegada na frente e conquistou sua primeira vitória na carreira no DTM. Augusto terminou em segundo e Christian Vietoris completou o pódio.


Agora, o piloto da BMW RBM soma 66 pontos e permanece na quinta colocação, a apenas cinco pontos de Vietoris, segundo colocado. Rockenfeller se manteve como líder, com 106 pontos, faltando três corridas para o fim da temporada.

Depois da corrida em Nürburgring, o DTM faz uma pausa de praticamente um mês. A próxima etapa do campeonato acontecerá em 15 de setembro no circuito de Oschersleben, na Alemanha.

Augusto Farfus:

“A corrida foi fantástica. Na verdade, a chuva que apareceu no começo da prova dificultou a situação, mas, de qualquer maneira, a gente sobreviveu. Acho que era uma corrida em que o importante era chegar no final, e isso a gente fez. O que ficou faltando foram as primeiras voltas, quando a gente colocou os pneus de chuva. Estávamos esperando por uma pista mais seca e preparamos os pneus para este tipo de condição, mas a chuva aumentou e a gente demorou para aumentar a temperatura e obter aderência com os pneus de chuva, e por isso que a gente acabou perdendo a vitória. Nessas condições, você só pensa em manter o carro na pista e chegar até o final, e foi isso que eu fiz. Sendo o primeiro da fila, você acaba sendo a referência para todo mundo, então foi difícil adotar a estratégia certa, mas está tudo bem. Acho que o resultado foi bom e é isso o que conta. E o importante é estar no pódio novamente, ainda mais numa corrida como essa, onde tudo pode acontecer”.

Confira resultado final da etapa de Nürburgring:

1 - Robert Wickens - HWA Mercedes - 47 voltas
2 - Augusto Farfus - RBM BMW - a 2s158
3 - Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 9s749
4 - Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - a 20s524
5 - Martin Tomczyk - RMG BMW - a 27s104
6 - Adrien Tambay - Abt Audi - a 27s523
7 - Marco Wittmann - MTEK BMW - a 29s540
8 - Miguel Molina - Phoenix Audi - a 33s037
9 - Jamie Green - Abt Audi - a 39s972
10 Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 40s486
11 Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 40s908
12 Edoardo Mortara - Rosberg Audi - a 42s629
13 Mattias Ekstrom - Abt Audi - a 46s303
14 Bruno Spengler - Schnitzer BMW - a 51s991
15 Dirk Werner - Schnitzer BMW - a 57s649
16 Andy Priaulx - RMG BMW - a 1:21s517
17 Gary Paffett - HWA Mercedes - a 1 volta
18 Timo Glock - MTEK BMW - a 1 volta 
19 Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 1 volta

Nenhum comentário:

Postar um comentário