Augusto Farfus está de volta ao pódio do DTM. Depois de enfrentar problemas
nas últimas corridas do campeonato, o piloto brasileiro da BMW teve
um fim de semana para comemorar no Moscow Raceway, palco da sexta
etapa da temporada 2013. Terceiro colocado no grid de largada da
corrida deste domingo (4), Farfus sempre andou entre os primeiros e
foi bem-sucedido em sua estratégia. Mesmo sofrendo forte pressão de
Adrien Tambay nos últimos giros, o curitibano resistiu com valentia
e garantiu o terceiro lugar, sendo o melhor entre os pilotos BMW no
dia, ficando atrás apenas de Mattias Ekström e Mike Rockenfeller, o
vencedor da corrida em Moscou.
Largando
com pneus macios, Farfus manteve a terceira posição no início da
corrida, logo atrás de Ekström e do pole Rockenfeller. Em seguida,
o piloto da BMW começou uma perseguição ao segundo lugar. Por
conta das características da pista, extremamente travada e estreita
em alguns pontos, o brasileiro enfrentou dificuldades na tentativa de
ultrapassar o nórdico. Augusto assumiu a segunda posição depois
que o sueco foi aos boxes realizar seu primeiro pit stop.
Farfus
usou da estratégia para se esquivar do tráfego intenso e fez seu
primeiro pit stop na volta 28. A equipe BMW RBM equipou o carro #7 do
brasileiro com pneus duros para o segundo stint da corrida. O
curitibano retornou dos boxes em quinto, que acabou virando quarto
após a primeira parada de Dirk Werner.
Sua
segunda e definitiva parada aconteceu na 42ª volta da corrida.
Farfus voltou à pista em décimo e, logo em seguida, travou e venceu
um duelo rápido e empolgante com Gary Paffett. Restando menos de 30
voltas para o fim da corrida, era a hora de acelerar e recuperar
terreno para voltar à briga pelo pódio na Rússia.
Com a
pista livre, Augusto tinha bom rendimento e, além disso, escalava o
pelotão com propriedade depois que seus adversários na pista também
tiveram de realizar suas respectivas paradas obrigatórias. Assim,
Farfus já ocupava a quarta posição quando faltavam dez voltas para
o fim da prova.
A corrida
tinha momentaneamente Ekström na liderança. O sueco cumpriu seu pit
stop final e conseguiu voltar à frente de Farfus. A ponta da corrida
acabou sendo herdada por Tambay, que ainda tinha uma parada por
fazer. Após ir aos boxes na volta 68, o piloto da Mercedes retornou
em quarto, sendo superado por Farfus. Entretanto, o francês voltou
colado no carro #7 da BMW RBM e tinha muitas chances de
ultrapassá-lo, graças ao melhor rendimento dos pneus e também ao
uso da asa móvel.
Mas
Farfus defendeu sua posição com propriedade. Sem se intimidar com
os ataques de Tambay, o brasileiro conseguiu manter a terceira
colocação, completando o pódio da primeira corrida da história do
DTM em Moscou. Desta forma, Augusto volta a somar bons pontos depois
de duas corridas no zero na temporada.
Graças
ao resultado deste domingo, Farfus voltou à quinta colocação da
temporada 2013 do DTM. Agora, o piloto da BMW RBM soma 48 pontos na
classificação geral. A próxima etapa do campeonato está marcada
para o dia 18 de agosto, no tradicional circuito de Nürburgring.
Augusto
Farfus:
“Foi
uma grande corrida, um grande resultado. Foi um terceiro lugar com
gostinho de vitória. Não havia mais nada que a gente pudesse fazer.
O ritmo de corrida que tivemos aqui foi o máximo que poderíamos ter
feito, mas a performance foi muito boa. A Audi claramente foi mais
rápida que a gente hoje. Foi muito bom poder terminar no pódio de
uma corrida bastante competitiva”.
Confira
resultado final da corrida em Moscou:
1 - Mike
Rockenfeller - Phoenix Audi - 74 voltas
2 -
Mattias Ekström - Abt Audi - a 1s303
3 -
Augusto Farfus - RBM BMW - a 11s393
4 -
Adrien Tambay - Abt Audi - a 12s275
5 - Gary
Paffett - HWA Mercedes - a 17s495
6 - Jamie
Green - Abt Audi - a 18s704
7 - Joey
Hand - RBM BMW - a 19s363
8 - Dirk
Werner - Schnitzer BMW - a 26s117
9 - Timo
Scheider - Abt Audi - a 34s184
10
Christian Vietoris - HWA Mercedes - a 41s331
11
Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - a 42s029
12
Robert Wickens - HWA Mercedes - a 43s782
13
Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - a 44s443
14
Roberto Merhi - HWA Mercedes - a 51s576
15 Marco
Wittmann - MTEK BMW - a 52s941
16 Timo
Glock - MTEK BMW - a 54s421
17
Martin Tomczyk - RMG BMW - a 58s460
18
Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - a 1 volta
19 Bruno
Spengler - Schnitzer BMW - a 1 volta
20 Andy Priaulx - RMG BMW - a 1 volta
Um ótimo piloto o Farfus.
ResponderExcluirBom resultado conquistado por ele.
Farfus começou o ano com uma vitória no DTM e depois teve azar em duas provas, em uma delas era o líder mas o câmbio quebrou, poderia estar brigando pelo título, mas sem dúvidas é um excelente piloto e um dos melhores do campeonato alemão.
Excluir