Depois de
fazer sua estreia em Moscou, há duas semanas, o DTM retorna a um dos
seus principais palcos: o circuito de Nürburgring, que recebe a
categoria ininterruptamente desde 1984, abriga a sétima etapa da
temporada 2013 neste fim de semana (17 e 18). O tradicional autódromo
alemão é bastante marcante para Augusto Farfus, uma vez que foi lá
que o piloto brasileiro obteve uma das vitórias mais importantes de
sua carreira: as 24 Horas de Nürburgring, em 2010.
Três
anos depois, o curitibano espera que a pista represente o cenário
ideal para a manutenção da boa fase depois da conquista de um bom
pódio em terras russas. Para tal, o piloto da BMW RBM aposta no
potencial do seu carro de volta à Alemanha. No ano passado, Augusto
terminou na décima colocação, mas viu o parceiro Bruno Spengler
triunfar no circuito germânico. Graças à configuração do traçado
escolhido para o DTM para este fim de semana, com extensão de 3,629
km e dotado de muitas curvas de média e alta velocidade, Farfus
acredita que a rodada poderá lhe ser muito favorável.
A
corrida, que terá duração de 49 voltas, pode ter outro desafio
interessante para os 22 pilotos do grid. Isso porque a meteorologia
aponta 40% de possibilidade de chuva no horário da prova em
Nürburgring. Na visão de Farfus, o tempo na região do circuito
alemão é sempre uma loteria, mas o brasileiro torce por um clima
estável no fim de semana para que seja possível explorar ao máximo
o potencial do seu BMW M3 DTM.
Após sua
jornada bem-sucedida em Moscou, onde foi o melhor posicionado entre
os pilotos da BMW e terminou em terceiro, Augusto ocupa a quinta
colocação do campeonato, com 48 pontos conquistados. Mais do que
nunca, o objetivo do piloto brasileiro é continuar em rota
ascendente para se aproximar dos líderes na tabela neste momento que
é crucial para a definição dos rumos da temporada, afinal, restam
apenas quatro corridas para o fim do certame. O ponteiro é Mike
Rockenfeller, da Audi Sport Team Phoenix, que soma 94 pontos.
O
cronograma do fim de semana compreende a execução de um shakedown
de 15 minutos na tarde de sexta-feira, para que os pilotos tenham um
primeiro contato com a pista e possam verificar se os carros estão
em ordem. No sábado, acontece a sessão única de treinos livres com
90 minutos de duração, além da sessão classificatória. A disputa
da sétima etapa da temporada 2013 do DTM está marcada para domingo,
às 20:30 (horário do Japão).
Augusto
Farfus:
“Para
Nürburgring, a gente espera ter um carro competitivo em função das
características da pista, por ter curvas de média e alta
velocidade, que geralmente são favoráveis à BMW. No ano passado, o
Bruno Spengler venceu lá, então temos tudo para sermos rápidos
novamente. O que a gente tem de torcer é para ter um clima estável:
geralmente, o tempo em Nürburgring muda de minuto a minuto, é
sempre uma loteria. E vindo de um bom resultado em Moscou, espero
poder marcar bons pontos e tentar encostar nos líderes do campeonato
para ainda brigar pelas primeiras colocações. No DTM, cada fim de
semana é completamente novo, mas espero fazer uma boa prova. No ano
passado, nosso ritmo de corrida não foi muito bom, mas almejo ter um
desempenho melhor para lutar pelas primeiras posições nesta
temporada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário