Curitibano
iniciou a sessão classificatória correndo por fora, mas evoluiu a
cada segmento da tomada de tempos e atingiu seu ápice justamente no
Q4, quando encaixou uma belíssima volta para largar na frente pela
terceira vez na carreira como piloto do DTM. Definitivamente,
Nürburgring faz muito bem para Augusto Farfus. O piloto da BMW RBM
brilhou na sessão classificatória da sétima etapa da temporada
2013 do DTM, realizada neste sábado (17) no tradicional circuito
alemão.
Depois de
quase ter ficado de fora do treino no Q1, Farfus avançou de maneira
significativa e conseguiu seguir em direção ao Q3 e, em seguida, ao
Q4. No último trecho da classificação, o brasileiro desbancou
Marco Wittmann, Miguel Molina e Edoardo Mortara para garantir a sua
primeira pole-position no ano. Com o tempo de 1:23s296, Augusto
conquistou pela terceira vez o direito de largar na posição de
honra na carreira como piloto do DTM.
Ainda
pela manhã, o piloto cravou o décimo tempo no único treino livre,
com duração de 90 minutos. No intervalo até a classificação, a
RBM realizou várias mudanças e deixou o carro #7 bem mais
competitivo. Farfus foi o terceiro piloto a ir à pista na abertura
do Q1, que teve duração de 16 minutos. Em seu primeiro giro, o
brasileiro virou em 1:24s475, marca que seria reduzida
consideravelmente nos minutos seguintes. O primeiro segmento da
classificação era muito equilibrado e, como prova disso, todos os
22 pilotos estavam separados por menos de 1s quando restavam cinco
minutos para seu encerramento.
E
justamente por conta deste equilíbrio, Farfus quase ficou de fora do
Q2. O curitibano conseguiu melhorar para 1:23s901, ficando em 14º, a
0s379 do líder do Q1 e do campeonato, Mike Rockenfeller. A diferença
entre o tempo de Augusto e do primeiro eliminado, Filipe Albuquerque,
foi ínfima: meros 0s013. Bruno Spengler, vencedor em Nürburgring no
ano passado, escapou da ‘degola’ por apenas 0s010.
Garantido
na sequência da classificação, Farfus virou em 1:23s671 nos
primeiros minutos do Q2, ficando momentaneamente em 11º, fora,
portanto, do grupo dos pilotos que avançariam ao Q3. Mas no fim do
seu stint, o brasileiro conseguiu encaixar um bom giro e praticamente
se garantiu no rol dos dez primeiros, cravando a oitava marca:
1:23s525. De quebra, viu Rockenfeller ser eliminado da classificação.
O alemão da Audi Team Phoenix acabou apenas em 11º.
Em
teoria, a BMW corria por fora na terceira parte da classificação,
uma vez que Audi e Mercedes foram mais rápidas nos dois primeiros
segmentos. Mas os bávaros estavam na briga e vinham em evolução
constante, conseguindo colocar três pilotos no Q3: Bruno Spengler,
Marco Wittmann e Farfus. Assim, não havia como duvidar do potencial
dos M3 na definição dos postulantes à pole-position em
Nürburgring.
Mas
bastou o Q3 ter início para a BMW mostrar seu verdadeiro potencial.
Wittmann pulou para a ponta provisória, enquanto Farfus ocupava a
quarta colocação. Naturalmente, com a vinda de outros pilotos para
a pista, Augusto foi perdendo posições, chegando a estar em nono.
Mas graças a uma belíssima volta, o curitibano voltou a figurar
entre os ponteiros e garantiu o segundo melhor tempo: 1:23s392,
ficando a apenas 0s060 da marca de Wittmann. Dobradinha da BMW no Q3
do tradicional circuito alemão.
BMW
contra Audi: este foi o duelo que definiu a pole-position da sétima
etapa da temporada. Na pista, além de Farfus e Wittmann correndo
pela montadora bávara, Edoardo Mortara e o surpreendente Miguel
Molina defenderam a marca das quatro argolas no Q4 em Nürburgring.
Pela quinta vez em sete corridas, Augusto estava na fase final da
sessão classificatória na temporada.
No Q4, os
dois carros da Audi deixaram os boxes antes para suas voltas
lançadas: primeiro foi Mortara e, na sequência, Molina, que marcou
1:23s451, um tempo considerado muito bom. Em seguida, foi a vez de
Augusto ir à pista e realizar uma belíssima volta. Com 1:23s296, o
brasileiro assumiu a ponta e ficou na dependência do desempenho de
Wittmann. Mas o alemão não conseguiu encaixar um bom giro e ficou
com o segundo melhor tempo. Pela primeira vez no ano e a terceira na
carreira, Farfus larga na frente numa corrida do DTM e parte,
certamente, com excelentes condições de conquistar mais uma vitória
em 2013.
Augusto
Farfus:
“Nós
fizemos grandes mudanças no carro entre o treino livre e a tomada de
tempos, buscando o acerto ideal, e fomos na direção certa. O carro
melhorou durante a classificação também, tivemos de fazer alguns
ajustes durante a tomada de tempos, e a pista foi melhorando. Com a
aderência cada vez maior, o nosso carro foi se equilibrando e se
tornou cada vez mais competitivo. Foi realmente um grande resultado,
é muito importante largar na frente aqui, mas a previsão de chuva
para amanhã é grande, então acho que a corrida pode se tornar uma
loteria. Mas acho que o carro se comportou bem e o nosso ritmo de
corrida, se a prova for no seco, tem tudo para ser muito bom”.
Confira o
grid de largada em Nürburgring:
1 -
Augusto Farfus - RBM BMW - 1:23s296
2 - Marco
Wittmann - MTEK BMW - 1:23s445
3 -
Miguel Molina - Phoenix Audi - 1:23s451
4 -
Edoardo Mortara - Rosberg Audi - 1:23s648
5 - Gary
Paffett - HWA Mercedes - 1:23s514 - Q3
6 -
Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - 1:23s617 - Q3
7 -
Robert Wickens - HWA Mercedes - 1:23s688 - Q3
8 -
Christian Vietoris - HWA Mercedes - 1:23s688 - Q3
9 -
Mattias Ekstrom - Abt Audi - 1:23s803 - Q3
10 Bruno
Spengler - Schnitzer BMW - 1:23s822 - Q3
11 Mike
Rockenfeller - Phoenix Audi - 1:23s555 - Q2
12 Jamie
Green - Abt Audi - 1:23s574 - Q2
13 Timo
Glock - MTEK BMW - 1:23s665 - Q2
14
Adrien Tambay - Abt Audi - 1:23s684 - Q2
15
Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 1:23s687 - Q2
16 Joey
Hand - RBM BMW - 1:23s737 - Q2
17
Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - 1:23s914 - Q1
18 Timo
Scheider - Abt Audi - 1:24s091 - Q1
19 Dirk
Werner - Schnitzer BMW - 1:24s198 - Q1
20
Martin Tomczyk - RMG BMW - 1:24s225 - Q1
21
Roberto Merhi - HWA Mercedes - 1:24s359 - Q1
22 Andy Priaulx - RMG BMW - 1:24s505 - Q1
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