Rafael
Suzuki e Luiz Razia pilotam McLaren GT em pistas europeias no
campeonato International GT Open. Juntos, somam três vitórias e
cinco pódios nas dez corridas disputadas até agora. Dois pilotos
com destaque nos “formulas” até pouco tempo atrás mudaram os
rumos de suas carreiras na temporada 2013. Dentre os brasileiros que
competem em categorias europeias de Gran Turismo, Suzuki e Razia são
casos semelhantes.
O baiano
Luiz Razia Filho, vice-campeão da GP2 no ano passado, esteve muito
perto de estrear como piloto titular na Fórmula 1, mas esbarrou na
falta de apoio financeiro pouco antes da primeira corrida do
campeonato. Já Suzuki encarou a mesma barreira bem antes, ainda
saindo do kart, e optou por competir no automobilismo profissional
japonês para alcançar voos mais altos. Na terra do sol nascente,
foi vice-campeão na Fórmula 3 e conquistou outras vitórias e bons
resultados acrescentados ao seu currículo.
Hoje,
ambos residem na Europa e se dedicam ao mundo do Gran Turismo. Suzuki
chegou primeiro à equipe italiana Bhai Tech para formar dupla com o
italiano Giorgio Pantano, ex-piloto de F1 e Indycar e campeão da GP2
em 2008. Já Razia foi o último a integrar a esquadra para ser
parceiro do não menos veloz neozelandês Chris Van der Drift,
campeão da Fórmula Masters e com passagens pela A1GP, GP2 e World
Series. Os dois pilotos foram escolhidos e trazidos ao time pelo
engenheiro brasileiro Roberto Costa, ex-diretor técnico da Piquet
Sports e da Rapax na GP2, que há alguns anos procura acompanhar
todos os brasileiros mundo afora.
Para
Suzuki, a troca de ares e o retorno à Europa foram a decisão ideal.
“Competi dois anos na F3 Alemã, consegui uma vaga no Japão, e
após dois anos lá, estou de volta à Europa. Estou feliz por sempre
conseguir dar passos à frente, e quero continuar assim nos próximos
anos. Há campeonatos maiores de GT e Endurance a se competir e quero
chegar lá, e vencer”, afirmou o paulista, vencedor de duas etapas
da atual temporada do GT Open, em Nurburgring e Silverstone, e que
está na vice-liderança do campeonato.
Já Razia
vê a mudança de ambiente como uma forma de se profissionalizar sem
deixar de competir em alto nível. “A Fórmula 1 chegou a um ponto
em que é preciso depender muito de terceiros. Acho que fiz o
necessário para estar lá, trabalhei duro e venci na categoria de
acesso, e todos sabem que não fiquei por um motivo externo.
Obviamente voltar ainda está na minha cabeça, mas quero me
estabelecer profissionalmente também e parar de viver de
expectativas”, comenta o baiano, que assim como Rafael, já começa
a estudar as opções para 2014.
A próxima
etapa do GT Open para os brasileiros será em Spa-Francorchamps, na
Bélgica, nos dias 7 e 8 de setembro.
Informações
adicionais:
O
campeonato International GT Open consiste em oito eventos com 16
corridas. No calendário estão circuitos tradicionais como Paul
Ricard, Portimão, Jerez, Nurburgring, Silverstone, Spa-Francorchamps,
Monza e Barcelona.
Entre as
marcas que competem na categoria estão: Porsche, Ferrari, Mercedes,
Audi, Lamborghini, BMW, McLaren, Ginetta, entre outros. Alguns dos
nomes conhecidos de pilotos que disputam a categoria: Luca Fillipi
(Indy/GP2), Jeroen Bleekemolen (ex DTM/ FIA GT), Peter Kox (GT), Jan
Magnussen (ex F1), Andrea Montermini (ex F1), Renger Van der Zander
(ex F3/GP2), Giorgio Pantano (ex F1), Chris Van der Drift
(GP2/Superleague), Alvaro Barba (GP2/World Series).
Rafael
Suzuki tem 103 corridas no automobilismo, com 36 pódios. Disputou
duas temporadas de Fórmula 3 na Alemanha e duas no Japão, e faz seu
ano de estreia em carros de GT. No Kart foi Campeão Brasileiro, da
Copa Brasil, Seletiva Petrobras, Sul-Brasileiro e Paulista.
Luiz
Razia é o atual vice-campeão da GP2, com quatro vitórias na
temporada passada. Foi campeão da F3 Sul-Americana em 2006 e já
testou na Fórmula 1 com equipes como Force India, Toro Rosso,
Caterham e Marussia.
Créditos FotoSpeedy - Fonte Eversports
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