Os
Vantage V8 encabeçaram a folha de tempos da classe GTE Pro nos
treinos livres que abriram nesta sexta-feira a programação oficial
das 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de
Endurance. O alemão Stefan Mucke, que corre em parceria com o inglês
Darren Turner, estabeleceu a melhor volta na sessão da tarde ao
percorrer os 4.309 metros do Autódromo de Interlagos em 1:33s451.
Bruno Senna e Rob Bell completaram a dobradinha da Aston Martin , com
a marca de 1:33s873 registrada pelo britânico. Entre os protótipos,
o Toyota TS030 - Hybrid da LMP1 do trio Anthony Davidson, Sébastien
Buemi e Stéphane Sarrazi ignorou o favoritismo dos Audi R18 e-tron
quattro e foi o mais veloz entre os 28 carros das quatro categorias
ao cravar 1:21s881 ainda pela manhã.
Na luta
para se reaproximar da liderança do campeonato mantida até depois
da segunda etapa e perdida em junho com o abandono nas 24 Horas de Le
Mans, Bruno voltou aos boxes no final da tarde sentindo que ainda há
muito a trabalhar no acerto. A vantagem obtida pelo vizinho de boxes
surpreendeu em uma divisão pautada pelo equilíbrio. “Nosso carro
estava saindo demais de traseira. Depois de um início até bom, foi
piorando volta a volta”, explicou. Foi a primeira experiência de
Bruno em série de turismo no traçado paulistano, depois da passagem
pela Fórmula 1 nos últimos três anos.
Bruno
prevê uma briga dura com Porsche e Ferrari, baseado não apenas no
rendimento dos carros nas corridas anteriores como também no
primeiro combate entre as marcas no circuito paulistano. “As
diferenças têm sido pequenas e aqui, pelo jeito, será da mesma
maneira”, afirmou, lembrando os seis décimos entre o mais rápido
e o mais lento com as mesmas condições de pneus dos ensaios que
abriram a programação nesta manhã, quando enfrentou problemas com
os freios e o tráfego antes de ceder o cockpit a Rob Bell.
O Vantage
V8 chegou a São Paulo punido pelo regulamento constantemente
reavaliado pelos organizadores. O diâmetro do restritor de ar foi
reduzido, artifício utilizado para equalizar a performance dos
vários modelos da classe GTE Pro, mas Bruno disse que é prematuro
estimar a perda em termos de tempo de volta. “Ainda temos muito a
trabalhar no carro antes de termos um quadro mais real, o que
provavelmente só acontecerá amanhã nos treinos classificatórios”,
explicou.
Diferentemente
das etapas anteriores, nas quais correu sempre com dois companheiros
de equipe, Bruno terá apenas um parceiro. Mesmo reconhecendo que os
carros de GT não comportam estilos tão diferentes de pilotagem,
admitiu que suas características pessoais podem ajudar a conservar
pneus e combustível na corrida deste domingo. “Este será o grande
campo de batalha da prova”, antecipou, acrescentando que o
retrospecto da Aston Martin em Silverstone, Spa e Le Mans autoriza a
expectativa otimista. “Nosso carro tem sido consistente em todas as
pistas”.
Neste
sábado, os carros das quatro categorias voltam a treinar das 10:20
às 11:20, no último apronto antes das tomadas que decidirão as
posições de largada. O qualifying começará às 14:35, com 25
minutos para os modelos GT e um sistema todo particular: o grid será
formado de acordo com a média das duas voltas mais rápidas de cada
piloto. Os protótipos das classes LMP1 e LMP2 entrarão na pista a
partir das 15:10 para uma sessão classificatória com igual duração
e formato. Todos os horários são pelo fuso de Brasília.
Fotos:
divulgação AMR/MF2
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