quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Em Interlagos, Matheus Iorio disputa etapa final da F3 Brasil na luta pelo vice-campeonato.


Principal categoria de formação de novos pilotos, a Fórmula 3 Brasil realiza sua oitava e última rodada da temporada neste fim de semana (11 a 13 de dezembro), no Autódromo de Interlagos, após dez meses e 14 corridas em seis pistas diferentes. Para Matheus Iorio, um dos destaques do grid, o objetivo é continuar fazendo um bom trabalho para concretizar o vice-campeonato na categoria principal.

O piloto de 18 anos teve um ano muito positivo, de aprendizado e evolução com a equipe Cesário F3, com seis pódios e uma vitória, em Curitiba, e esteve durante todas as etapas entre os dois melhores na classificação geral. Iorio chegou a liderar o campeonato após as duas primeiras rodadas, mas depois sofreu com alguns problemas mecânicos e imprevistos que impossibilitaram que a briga pelo título ainda estivesse em aberto. Em posição de vantagem na busca pelo vice, que tem outros três pilotos com chances matemáticas, Matheus não adota um discurso de favorito, pelo contrário, vê a questão como uma “disputa indireta”, e vai focar esforços para conseguir o melhor resultado nas duas corridas da etapa, assim, o resultado final será uma consequência do trabalho de todo o ano. São 30 pontos em jogo, e a situação dos pilotos é a seguinte: Iorio soma 99 pontos, contra 93 de Carlos Cunha, 91 de Arthur Fortunato e 84 de Rodrigo Baptista.


Iorio ainda comentou o fato de correr novamente em Interlagos, que é sempre algo especial. Recentemente, o piloto da Cesário F3 fez um breve treino no circuito, importante para reconhecimento do novo asfalto, colocado no ano passado, mas depois que a F3 correu lá - na ocasião, Matheus disputava a F3 Light. Para o paulista, essa condição deve influenciar na disputa, já que os tempos de volta estão bem mais rápidos.

Os pilotos da F3 Brasil terão agenda cheia nesta sexta-feira, com a realização dos dois treinos livres e da classificação. No sábado, acontece a primeira corrida, com duração de 30 minutos mais uma volta, enquanto no domingo, a última corrida da temporada terá a mesma duração, e grid de largada invertido entre os seis melhores colocados na prova do dia anterior.


O grande evento em Interlagos também recebe as etapas finais do Campeonato Brasileiro de Turismo, Campeonato Brasileiro de Marcas, Mercedes-Benz Challenge e a decisão da Stock Car.


Matheus Iorio:

“É sempre muito especial correr em Interlagos. Fizemos um teste lá com a equipe, e apesar de ter sido curto, pudemos conhecer o asfalto novo. Isso com certeza vai influenciar na disputa, porque dos quatro carros que estão disputando o vice, apenas dois treinaram lá nessa nova condição, e vimos que os tempos de volta baixaram muito. No geral, o balanço desse campeonato foi muito bom, aprendi muita coisa sobre dinâmicas de corridas, classificação, e vou levar tudo isso para o ano que vem, para ir melhor ainda. Sobre a disputa pelo vice-campeonato, vou levar como uma disputa indireta, fazendo o meu melhor nas corridas, e o resultado será uma consequência de todo o trabalho que fizemos nesse ano, que foi muito bom. Não quero me preocupar muito com isso, mas vou trabalhar bastante para assegurar essa posição”.

Fotos: Marcus Cicarello e Carsten Horst/Hyset - Fonte: Eversports

Nenhum comentário:

Postar um comentário