segunda-feira, 15 de novembro de 2010

F1 GP de Abu Dhabi - Final


A Fórmula 1 chega ao seu final , ontem no Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o alemão Sebastian Vettel da (RBR) conquistou seu primeiro título mundial, Vettel é agora o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1 .

O alemão de 23 anos chegou a Abu Dhabi como um "azarão", mesmo sendo o recordista de poles da temporada. Vettel cometeu vários erros durante o campeonato e em nenhum momento foi o líder, dos quatro candidatos ao título ele corria por fora.


Fernando Alonso da (Ferrari), o favorito ao tri campeonato, foi para Abu Dhabi com uma mão na taça, mesmo com a vitória de Vettel ele precisaria de apenas uma quarta posição na corrida, e para tristeza geral da imensa torcida ferrarista no mundo o espanhol chegou apenas em sétimo lugar.


O que parecia improvável aconteceu , a equipe Ferrari a dona das maiores estratégias na Fórmula 1, caiu diante da RBR que foi a melhor equipe da temporada, a prova foi definida na parada do australiano Mark Webber da (RBR), outro candidato ao título, logo que Webber parou no pit stop a Ferrari chamou Alonso , acho que se preocuparam mais com Webber do que com Vettel, na volta do pit stop de Alonso ele voltou atrás do Russo Vitaly Petrov da (Renault) e não conseguiu ultrapassá-lo.


A corrida que foi disputada em um dos mais belos complexos esportivo do mundo, o circuito Yas Marina pode não ser uma pista nota 10, mas a estrutura do GP de Abu Dhabi é impressionante , uma corrida onde inicia-se com o pôr-do-sol e termina ao anoitecer, já é algo para se destacar.

Logo na primeira volta, o alemão Michael Shumacher da (MercedesGP), rodou e ficou atravessado na pista o italiano Liuzzi da (Force Índia) bateu no carro do alemão, o safety car precisou entrar na pista por causa deste incidente.


Na reelarga Vettel manteve a ponta da corrida e não perdeu mais, o dono de 10 poles da temporada confirmou sua boa fase na reta final do campeonato, pois venceu 3 provas das 4 últimas corridas, Japão,Brasil e Abu Dhabi e só não ganhou o GP da Coréia do Sul, porque seu carro teve problemas de motor, quando ele era o líder da prova.

Em segundo lugar chegou o inglês Lewis Hamilton da (McLaren) e em terceiro o inglês Jenson Button da (McLaren) campeão de 2009.

No pódio os últimos 3 campeões mundiais, em quarto lugar o alemão Nico Rosberg da (MercedesGP), em quinto e sextos lugares a dupla da (Renault) Robert Kubica e Vitaly Petrov.


Os brasileiros não fizeram uma boa prova de despedida do campeonato, Felipe Massa da (Ferrari) 10º, Rubens Barrichello da (Williams) 12º, Lucas di Grassi da (VRT) 18º e Bruno Senna da (HRT) 19º.

O japonês Kamui Kobayashi,  fazia uma boa corrida antes de sua parada nos pits, mas sofreu com os freios de sua (Sauber) chegando em 14º.

Segue o resultados final  do GP de Abu Dhabi :

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 55 voltas em 1h39m36s837
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 10s1
3 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 11s
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 30s7
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 39s
6 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 43s5
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 43s7
8 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 44s2
9 - Jaime Alguersuari (ESP/STR) - a 50s2
10  Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 50s8
11  Nick Heidfeld (FIN/Sauber) - a 51s5
12  Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 57s6
13  Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 58s3
14  Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 59s5
15  Sebastien Buemi (SUI/STR - a 63s1
16  Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a 64s7
17  Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a uma volta
18  Lucas di Grassi (BRA/VRT) - a duas voltas
19  Bruno Senna (BRA/Hispania) - a duas voltas
20  Christian Klien (AUT/Hispania) - a duas voltas
21  Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a quatro voltas

Fotos Getty Imagens

Um comentário:

  1. Enfim Venceu o melhor mesmo Vettelllllllllllll

    Abraços Luiz

    ResponderExcluir