domingo, 10 de outubro de 2010

GP do Japão - resultado final


O grande prêmio do Japão de Fórmula 1 , disputado hoje em Suzuka, teve a vitória do Alemão Sebastian Vettel (RBR) . Como eu já havia previsto, no treino livre da manhã de hoje 5 horas antes da corrida, as RBR dominaram a corrida com facilidade. Mesmo quando a liderança não era deles, Jenson Button (Mclaren) fez uma estratégia, de ficar mais tempo na pista antes da troca de pneus.

Button foi o líder por algumas voltas, mas não conseguiu abrir uma vantagem para que,  quando fizesse a troca de pneus, pudesse voltar à liderança da corrida. A dobradinha da RBR já era de se esperar, dominou todo o treino deste  domingo e a corrida, Mark Webber fez uma corrida modesta, não chegou a pressionar o companheiro de equipe, e garantiu o segundo lugar.


Fernando Alonso (Ferrari) completou o pódio, o espanhol continua na vice-liderança do campeonato, 206 pontos, o mesmo número de pontos do alemão Vettel, mas  tem uma vitória a mais. Mark Webber correndo com tranquilidade mantém a liderança do campeonato com 220 pontos.

A dupla da Mclaren conseguiu a outra dobradinha do dia, Jenson Button foi o quarto após sua aposta com os pneus e Lewis Hamilton, que teve problemas com o câmbio de sua Mclaren, foi o quinto. 

Os brasileiros não tiveram sorte em Suzuka hoje, a torcida verde amarela era grande, logo na volta de apresentação o brasileiro Lucas di Grassi sofreu um acidente, ficando fora da corrida, na largada, Felipe Massa (Ferrari) que largou muito mal, se envolveu em um acidente quando foi tentar ultrapassar o alemão Nico Rosberg atingindo o carro de Vitantonio Liuzzi (Force Índia).


Rubens Barrichello, que andou muito bem nos treinos de domingo , na corrida não teve muita sorte e chegou na 9ª posição , Bruno Senna (HRT) com o pior carro da Fórmula 1, chegou na 15ª , os carros da Hispania (HRT) no começo da prova estavam andando quase que 6 segundos mais lentos que os carros da RedBull.

A largada da corrida foi complicada , acidentes logo na reta principal  entre o russo, Petrov (Renault) que largou mal e acertou o carro da Williams de Nico Hulkenberg, que poderia ter feito uma das melhores corridas dele na temporada. Felipe Massa foi outro a bater e ficar fora, com isso o Safety Car entrou  na  pista na primeira volta. Na terceira volta,  ainda com o Safety Car na pista, o polonês Robert Kubica que estava em segundo, parou seu carro no hairpin do circuito, sem a roda traseira direita.

A relargada aconteceu na sétima volta e pouco coisa mudou até o final , o destaque do dia foi o japonês Kamui Kobayashi, que fez a alegria da torcida, correndo em casa o "Samurai" japonês fez excelentes ultrapassagens e levou as arquibancadas ao delírio. Duas delas no harpin do circuito, o locutor oficial do circuito de Suzuka quase que sem voz , dava força a Kamui dizendo "gambare" e a torcida gritava muito.


No final o japonês fechou com chave de ouro sua primeira corrida em casa chegando na 7ª posição.


 Confira o resultado final do GP do Japão, em Suzuka:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 53 voltas em 1h30m27s323
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 0s905
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 2s721
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 13s522
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 39s595
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 59s933
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1m04m038
8 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) - a 1m09s648
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1:10s846
10  Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m12s806
11  Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
12  Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
13  Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 2 voltas
14  Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 2 voltas
15  Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
16  Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
17  Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 5 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário