sábado, 30 de outubro de 2010

GP2 Ásia Series e GP2 Series temporada 2011/2013


A GP2 é a categoria que tem levado o maior número de pilotos para a Fórmula 1, seria o último estágio de um grande piloto na preparação para a mais famosa e importante categoria do automobilismo mundial. Muitos  pilotos que foram campeões na GP2, conseguiram uma vaga na F1,  como pilotos de testes ou titulares.

O campeonato da GP2 Series 2010, é disputado por  carros idênticos, chassis fabricados pela Dallara,  motores V8 da Renault e pneus Bridgestone Potenza slick, com quatro especificações : (super macio, macio, médio e duro) que são pré-determinados pela Bridgestone antes do fim de semana da corrida.

Cada piloto, tem quatro jogos de pneus por final de semana,  devendo começar a corrida de domingo com pneus novos, se preciso também estão disponíveis pneus para piso molhado. Nenhuma evolução individual são permitidas na categoria, todas as peças de reposição devem ser adquiridos diretamente da GP2 Series. Tudo para fazer uma categoria bastante competitiva.

Um fim de semana de corrida é composta de, uma sessão de treinos de meia hora e uma hora e meia de sessão de qualificação, seguido por duas corridas.

A primeira corridas tem a duração aproximada de 1h e 15 minutos,  cada piloto deverá completar um pit spot obrigatório nas quais um mínino de dois pneus deverá ser trocado. E no final os oito primeiros pilotos marcam pontos.


Na segunda corrida o grid de largada é determinado pela ordem de chegada da primeira corrida, neste caso os oito primeiros colocados largam em posições invertidas. O vencedor da primeira corrida do dia, sai em oitavo e dai por diante. A segunda prova tem duração de 45 minutos e não é obrigatório  fazer o pit stop. 

Os organizadores da GP2 Series, anunciaram o nome das 13 equipes para os próximos três anos, para disputarem as duas categorias. Serão duas equipes novas : (Team Air Asia) é uma equipe nova e ligada fortemente a equipe malaia Lotus da F1,  a outra é a equipe britânica (Carlin)

Segue a lista das 13 equipes :

Arden International (NED)
Art Grand Prix (FRA)
Barwa Addax Team (ESP)
Carlin (GBR)
Dams (FRA)
iSport International (GBR)
Ocean Racing Technology (POR)
Racing Engineering (ESP)
Rapax (ITA)
Scuderia Coloni (ITA)
Super Nova Racing (GBR)
Team Air Asia (MAS)
Trident Racing (ITA)


Fotos divulgação

Um comentário:

  1. Olá amigos e leitores , esse post sobre a GP2 é do dia 27 de Setembro e por motivos que eu não sei ainda não apareceu no dia, somente agora foi parar aqui...Peço desculpas pelo erro !

    ResponderExcluir