segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sebastian Vettel vence o GP da Turquia...

Em mais um passeio na temporada 2011 da Fórmula 1, Sebastian Vettel venceu fácil o Grande Prêmio da Turquia, 4ª etapa do campeonato disputada no circuito de Istambul Park. Após 58 voltas, o alemão cruzou a linha de chegada com 8s807 de vantagem para o companheiro de equipe Mark Webber, fazendo a primeira dobradinha da RBR no ano. Vettel, continua absoluto na F1, em nenhum momento da corrida ele teve sua vitória ameaçada, largando na pole ele não cometeu erros e conquistou sua 13ª vitória na carreira e a 3ª no ano, com isso abriu 34 pontos de vantagem para o vice-líder Lewis Hamilton.

A RBR continua sendo a melhor equipe, isso já não é uma novidade, mas a diferença na pista para as outras equipes é algo impressionante, o "RB7" mesmo com alguns problemas no KERS, é sem dúvida uma máquina quase que imbatível, se não bastasse o carro ser excelente o piloto Sebastian Vettel consegue ser soberano e sua tocada é visivelmente perfeita.


Logo na largada, Vettel despachou os concorrentes, já seu companheiro Webber, não largou bem e perdeu a segunda posição para o alemão Nico Roberg, da (Mercedes), algumas voltas depois o australiano Webber, conseguiu retomar sua posição de largada. Durante à prova Fernando Alonso, da (Ferrari), chegou a tomar a 2ª posição de Webber, que sofria com o desgaste de pneus, mas o espanhol não tinha carro para brigar pela posição com Webber, que com pneus novos facilmente fez a ultrapassagem sobre a Ferrari assumindo a 2ª posição de onde não saiu mais.


Já a McLaren que foi a equipe vencedora no GP da China, não conseguiu um bom resultado na Turquia, os dois pilotos da equipe fizeram uma grande apresentação, a disputa entre Lewis Hamilton e Jenson Button, foi sensacional, hora é Hamilton na frente hora era Button, mas a equipe cometeu erros no pit-stop de Hamilton que lhe custou segundos preciosos, talvez está perda de tempo não mudasse o resultado do vice-líder do campeonato na corrida, mas sem dúvida a equipe falhou. Lewis Hamilton, chegou em quarto lugar e Jenson Button, em sexto.


Os brasileiros na prova : Felipe Massa, que largou em décimo chegou na 11ª colocação e Rubens Barrichello, da (Williams), chegou na 15ª colocação. Massa, lutou muito durante a prova, mas mais uma vez cometeu erros, durante um dos pit-stop não pisou no freio o suficiente para parar a roda traseira e perdeu muito tempo nos boxes, depois escapou em uma das curvas do circuito perdendo várias posições. Barrichello, fez uma aposta de três paradas uma a menos que o vencedor da prova, mas mesmo assim não conseguiu um bom resultado.


Com o tempo ensolarado as disputas por posições foi grande, as novas regras na F1 tem ajudado neste quesito, pois com Kers e asa traseira móvel fica quase que impossível manter a posição caso o piloto que vem atrás use todo o aparato que tem. O bom é que agora todo mundo consegue ultrapassar o veterano piloto Michael Schumacher, que em ritmo de corrida ainda não mostrou há que veio, ou melhor, porque voltou a categoria.


Os destaques da prova além do vencedor Vettel, foram dois jovens pilotos, o suíço Sébastien Buemi, da (Toro Rosso), que largou na 16ª posição e chegou em nono e o japonês Kamui Kobayashi, da (Sauber), que mais uma vez chega a zona de pontuação. Kobayashi, largou em último lugar na 24ª posição e com seu estilo "abusado" chegou na décima posição marcando mais um ponto no campeonato.


A Fórmula 1 segue agora para o Grande Prêmio da Espanha, que será realizado no dia 22 de Março, às 21:00 horas, horário do Japão.

Confira o resultado final do GP da Turquia :

1 - Sebastian Vettel (RBR) 58 voltas
2 - Mark Webber (RBR) a 8s807
3 - Fernando Alonso (Ferrari) a 10s075
4 - Lewis Hamilton (McLaren) a 40s232
5 - Nico Rosberg (Mercedes) a 47s539
6 - Jenson Button (McLaren) a 59s431
7 - Nick Heidfeld (Lotus-Renault) a 1m00s857
8 - Vitaly Petrov (Lotus-Renault) a 1m08s168
9 - Sébastien Buemi (Toro Rosso) a 1m09s300
10  Kamui Kobayashi (Sauber) a 1m18s000
11  Felipe Massa (Ferrari) a 1m19s800
12  Michael Schumacher (Mercedes) a 1m25s400
13  Adrian Sutil (Force Índia) a 1 volta
14  Sergio Perez (Sauber) a 1 volta
15  Rubens Barrichello (Williams) a 1 volta
16  Jaime Alguersuari (Toro Rosso) a 1 volta
17  Pastor Maldonado (Williams) a 1 volta
18  Jarno Trulli (Team-Lotus) a 1 volta
19  Heikki Kovalainen (Team-Lotus) a 2 voltas
20  Jérôme d'Ambrosio (Marussia Virgin) a 2 voltas
21  Narain Karthikeyan (Hispania) a 3 voltas
22  Vitantonio Liuzzi (Hispania) a 5 voltas

Fotos Sutton

2 comentários:

  1. Acho que já podem entregar o troféu de campeão pro Vettel ! Jonny - Ibaraki

    ResponderExcluir