“Foi
uma temporada fantástica”. É desta forma que Augusto Farfus
define o seu segundo ano como piloto do DTM. Depois de viver um 2012
de muito aprendizado, o curitibano de 30 anos se mostrou competitivo
desde a primeira etapa de 2013, em Hockenheim, onde triunfou de
maneira brilhante. Depois de alguns altos e baixos ao longo do
campeonato, o piloto do BMW Team RBM retornou muito forte das férias
de verão e embalou grandes resultados, somando outras duas vitórias
(Oschersleben e Zandvoort) e dois pódios (Moscou e Nürburgring),
chegando a estar em condições de brigar pelo título, terminando
como vice-campeão, sendo superado apenas por Mike Rockenfeller.
Depois de disputar a décima e última etapa do certame deste ano, em
Hockenheim, neste domingo (20), o balanço que Farfus faz de 2013 é
altamente positivo.
A corrida
em si foi um tanto complicada para Augusto. Choveu bastante durante
todo o dia na região de Hockenheimring, e isso deixou a pista
bastante encharcada. Mesmo em tais condições, o brasileiro realizou
belíssima largada ao partir de décimo e, logo na segunda curva do
tradicional circuito alemão, chegar na quinta colocação.
Entretanto, um toque por parte de Timo Glock acabou por ruir as
esperanças de Farfus em conquistar um pódio ou até mesmo uma
vitória, bastante possível levando em conta o bom desempenho da BMW
em todo o fim de semana.
Augusto
acabou caindo para a última posição e, desde então, realizou uma
corrida de recuperação, que compreendeu pilotagem precisa no
asfalto molhado e também uma estratégia de pit-stops. Na segunda
parada, o Team RBM optou por equipar o carro #7 do brasileiro com
pneus slicks (duros), aproveitando a melhora da pista, e isso ajudou
muito para que Farfus recuperasse posições importantes, cruzando a
linha de chegada em 11º. A vitória, pela primeira vez na carreira,
ficou com Glock, que fez sua estreia no DTM em 2013.
Mesmo
tendo ficado de fora dos pontos na corrida derradeira de 2013, Farfus
tem motivos de sobra para comemorar. Neste domingo, a BMW sacramentou
o título do campeonato dos construtores, e o brasileiro, com 116
pontos somados, acabou sendo o piloto melhor posicionado da montadora
na temporada, sendo determinante para a conquista dos bávaros. Na
disputa do campeonato por equipes, o BMW Team RBM confirmou a segunda
colocação, ficando 13 pontos atrás do Audi Sport Team Phoenix, do
campeão de pilotos, Mike Rockenfeller.
Depois de
um ano muito positivo, Augusto lembrou com carinho das suas três
vitórias no ano e elegeu as conquistas como seus melhores momentos
de 2013. O curitibano se destacou também grande performance em
sessões classificatórias, indo ao Q4 em sete das dez corridas do
campeonato. De fato, um ano para ficar guardado na memória de
Farfus.
Augusto
Farfus:
“Fiz
uma excelente largada e, logo na curva 2, estava em quinto. E aí
houve o toque, que acabou danificando meu carro e comprometeu toda a
minha estratégia e meu desempenho na corrida. Foi uma pena o que
aconteceu hoje porque sei que tinha condições para brigar por um
pódio, talvez até mesmo por uma vitória, mas faz parte. Sobre o
campeonato, estou muito feliz com o que nós alcançamos neste ano.
Foi uma temporada fantástica, ganhamos três corridas, e a BMW
conquistou o título dos construtores, então cumprimos bem o nosso
objetivo. O balanço é extremamente positivo, e isso nos deixa ainda
mais fortes para voltarmos com tudo em 2014”.
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