A pole
conquistada no sábado foi decisiva para a vitória que Bruno Senna
conquistou neste domingo nas 6 Horas de Fuji, a sua terceira pela
equipe oficial da Aston Martin no Campeonato Mundial de Endurance -
FIA WEC. Em sua única aparição na categoria GTE Am, ao lado dos
dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, Bruno acabou
beneficiado pelo mau tempo que castigou a região durante toda a
prova, iniciada e encerrada depois de duas longas paralisações,
sempre com os carros atrás do safety car. Como foram completadas
apenas 16 voltas, muito abaixo do limite mínimo estabelecido pelo
regulamento, os pontos foram concedidos pela metade.
A
participação de Bruno foi fundamental para o sucesso da marca
britânica e coroou a estratégia do chefe de equipe John Gaw. Ele
pediu ao brasileiro para ajudar os dinamarqueses na luta pelo título
da categoria, e o resultado não poderia ser mais positivo. Apesar da
força demonstrada pela Porsche nos ensaios livres, Bruno brilhou com
uma volta perfeita no qualifying e colocou o Vantage numa posição
no grid que garantiria a vitória neste domingo.
“A pole
salvou a pátria!”, comemorou Bruno, que apoiou a decisão da
direção de prova de suspender definitivamente a corrida depois de
duas paralisações e intervenções do carro de segurança por
aproximadamente 25 minutos cada. “A chuva mudava de intensidade o
tempo todo. Não dava para ver nada. Acho que parar a prova foi
acertada, porque as condições de segurança estavam muito
precárias. Sinto apenas pelos fãs, que vieram em grande número e
ficaram o tempo todo aguardando pela melhoria do tempo e reinício da
corrida”, comentou.
Apesar da
alegria por mais um resultado positivo em seu ano de estreia na série
de longa duração da FIA - ganhou na abertura do calendário em
Silverstone e em Austin, ambas pela GTE Pro, além de somar quatro
poles no geral, Bruno disse que a festa no pódio foi moderada por
causa da recente morte do piloto britânico Sean Edwards, em acidente
na última semana na Austrália. “Nem estouramos o champanhe em
respeito à sua memória”, explicou.
A vitória
na classificação geral foi do protótipo LMP1 Toyota TS030 do trio
Alexander Wurz-Nicolas Lapierre-Kazuki Nakajima, a primeira da casa
japonesa na temporada.
Créditos: Divulgação AMR/MF2
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