O próximo
fim de semana (19 e 20) vai marcar o encerramento da temporada 2013
do DTM. O cenário da batalha final do campeonato será Hockenheim,
circuito que também sediou a prova de abertura, em maio. A
tradicional pista alemã é bastante favorável a Augusto Farfus, que
fecha sua participação como um dos grandes destaques apenas em seu
segundo ano na categoria. O curitibano tem ótimo retrospecto em
Hockenheimring, já que conquistou o terceiro lugar na derradeira
prova de 2012 e venceu a disputa que abriu o certame deste ano. Desta
forma, o piloto do Team RBM chega muito confiante para assegurar mais
um triunfo e se consolidar de vez como o maior vencedor de 2013. Além
disso, Farfus tem uma motivação extra: levar a BMW ao título do
campeonato dos construtores e o Team RBM ao topo entre as equipes do
campeonato.
A luta
pelo título entre os pilotos já está definida. Mike Rockenfeller,
do Audi Team Sport Phoenix, assegurou a taça por antecipação
depois de cruzar a linha de chegada em segundo na nona e penúltima
prova da temporada, disputada em Zandvoort, Holanda. Por sua vez,
Augusto, que venceu três corridas em 2013, sendo uma delas no
circuito neerlandês, também garantiu o vice-campeonato de maneira
antecipada, sacramentando uma grande performance, sobretudo na metade
final da temporada.
Mas o
campeonato dos construtores, que reúne Audi, BMW e Mercedes, ainda
está longe de ser definido. Há um equilíbrio muito grande,
sobretudo entre as montadoras que protagonizaram a temporada no
certame de pilotos. No momento, a Audi ocupa a primeira colocação e
soma 325 pontos, contra 317 da BMW. A Mercedes, fora da luta pela
taça, tem 239. Já a disputa pelo título do campeonato das equipes
está ainda mais acirrada. A Audi Sport Team Phoenix, de Rockenfeller
e Miguel Molina, tem 151 pontos, apenas três a mais em relação ao
BMW Team RBM, de Farfus e Joey Hand.
A
principal arma dos bávaros para conquistar os outros títulos em
jogo em 2013 é justamente Farfus. Reconhecido pelo grande desempenho
em Hockenheim, o brasileiro vê nesta última prova do ano mais uma
chance para triunfar e ser o elemento-chave da BMW na decisão contra
a Audi em Hockenheim.
Para este
fim de semana, a prova de encerramento da temporada terá 42 voltas
pelo traçado de 4.574 metros. O cronograma prevê a realização do
shakedown de 15 minutos no fim da tarde de sexta-feira. O único
treino livre, com 90 minutos de duração, e o treino
classificatório, serão disputados no sábado, enquanto a última
corrida de 2013 está prevista para ter largada às 10:00 (horário
brasileiro de verão) e terá transmissão ao vivo pelo canal por
assinatura BandSports.
Augusto
Farfus:
“Será
bom voltar a Hockenheim, um lugar muito importante para mim, onde
venci no começo do ano e, obviamente, espero que possamos fechar a
temporada da mesma forma. Embora o campeonato de pilotos já esteja
definido, sigo motivado e comprometido em buscar outros dois títulos:
o de construtores e também o das equipes, que são muito importantes
para nós. Como será nossa última corrida por um longo tempo, quero
aproveitar bastante, me divertir, e lutar com tudo para conquistar
mais um ótimo resultado para fechar esse 2013 de maneira especial
para nós”.
Fotos DTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário