A
temporada 2013 do International GT Open vive dias de decisão.
Afinal, restam apenas duas etapas para o fim de um campeonato
extremamente equilibrado, e muita coisa ainda pode acontecer. Neste
fim de semana (4, 5 e 6), o tradicional circuito de Monza recebe a
categoria para a sétima etapa do ano, que pode definir os rumos do
certame. Para o GT Open, o retorno ao autódromo italiano representa
uma volta às origens, porque foi lá que foi realizada a primeira
corrida da história da categoria, em abril de 2006. Para a equipe
italiana Bhai Tech, a rodada de Monza significa uma chance de ouro
para avançar na briga pelo título da categoria GTS (GT3) tanto na
disputa de pilotos quanto das equipes.
Apesar do
revés sofrido no complicado fim de semana da etapa de
Spa-Francorchamps, realizada no começo de setembro, a esquadra
continua em boa posição nos dois campeonatos. Na disputa entre os
pilotos, o brasileiro Rafael Suzuki e o italiano Giorgio Pantano
ocupam a terceira colocação, com 38 pontos, apenas um a menos do
vice-líder, Miguel Toril, e quatro em relação ao líder da tabela,
Lorenzo Bontempelli. Na briga pela taça entre as equipes, a Bhai
Tech ocupa a segunda posição, com 63 pontos, somente dois atrás da
Kessel Racing. Com 40 pontos ainda em disputa, a luta pelo título
dos dois campeonatos segue aberta e absolutamente imprevisível. Seis
duplas representantes de cinco marcas diferentes (Ferrari, Mercedes,
McLaren, Porsche e Aston Martin) estão separadas por apenas 12
pontos, o que prova a grande competitividade do campeonato.
Para se
aproximar ainda mais do título, a equipe italiana, baseada em
Padova, conta com alguns trunfos: além do McLaren MP4-12C, que se
adequa perfeitamente às características do veloz circuito de Monza,
a Bhai Tech tem também a experiência dos seus pilotos. Pantano e a
dupla do carro #66, formada pelo brasileiro Luiz Razia e pelo
neozelandês Chris van der Drift, já disputaram inúmeras provas no
traçado de 5.793 metros, enquanto Suzuki jamais correu em Monza, mas
foi lá que, no começo do ano, guiou pela primeira vez o carro da
McLaren, além de ter participado de um teste particular na semana
passada.
Na visão
de Suzuki, a etapa de Monza pode ser bastante favorável à Bhai Tech
por vários sentidos. Primeiro, por conta da esperada boa performance
do McLaren MP4-12C nas curvas de alta velocidade do circuito
italiano. E também pelo fato de as duas duplas abrirem o fim de
semana sem ter a necessidade de pagar handicap (tempo acrescido no
pit stop devido ao resultado da última etapa). Desta forma, o clima
que antecede a penúltima etapa da temporada é de otimismo, mas
também de pé no chão. No fim das contas, o objetivo é fechar o
domingo com o máximo de pontos e seguir para a rodada de Barcelona,
que encerra a temporada, em boas condições de título nos dois
campeonatos.
Além da
batalha pelo título da classe GTS, o International GT Open terá
como grande atração o extenso grid, que será composto por nada
menos do que 33 carros, novo recorde na temporada, o que reforça a
importância e o interesse de pilotos e marcas na categoria. Entre
eles, o brasileiro César Ramos também disputará a etapa a bordo de
uma Ferrari F458 da Kessel Racing.
As
atividades de pista começam nesta sexta-feira com a realização de
duas sessões de treinos livres, cada uma com uma hora de duração.
No sábado, o cronograma será bastante intenso, já que serão
realizadas as tomadas de tempo que vão definir o grid de largada das
duas corridas do fim de semana. Ainda no sábado, será disputada a
primeira prova, com duração de 70 minutos. A disputa da corrida 2,
com tempo previsto de 50 minutos, está marcada para domingo,
fechando assim a sétima etapa da temporada 2013 do International GT
Open.
Transmissão:
As
corridas podem ser vistas ao vivo pela internet no site
https://www.youtube.com/GTOPENseries às 11:15 de sábado e às 7:10
de domingo (horários de Brasília). No Brasil o canal por assinatura
BandSports também transmitirá as corridas, sendo que a de sábado
será exibida em VT às 12:30, enquanto a corrida final em Monza será
ao vivo, a partir das 7:10 do domingo.
Rafael
Suzuki:
“Monza
é uma pista que gosto bastante e onde já fiz dois testes com o
McLaren neste ano. Os motores turbo têm bom rendimento em alta
velocidade, então acredito que vamos andar bem. Pelo fato de
estarmos na reta final do campeonato e com vários pilotos na briga
pelo título, o mais importante será somar o máximo de pontos para
chegar em uma boa posição em Barcelona”.
Créditos FotoSpeedy
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