Depois
das duas primeiras sessões de treinos livres das 6 Horas de Fuji,
sexta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, Bruno Senna
ficou com a sensação de que a Porsche deverá conquistar a pole na
categoria GTE Am da corrida deste fim de semana. Em seu contato
inicial com o Vantage V8 da classe e com o até então desconhecido
circuito japonês, Bruno foi o mais rápido do trio completado pelos
dinamarqueses Kristian Poulsen e Christoffer Nygaard, mas acha que o
carro da Aston Martin dificilmente será páreo para o rival alemão
na sessão que definirá o grid. “Os 911 RSR têm ritmo fortíssimo
em volta lançada e são os favoritos, a não ser que as condições
mudem bastante”, afirmou, após fechar a sexta-feira na 5ª
colocação com o tempo de 1:41s939. O Porsche do alemão Christian
Ried e dos italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti estabeleceu a
volta mais rápida em 1:40s707.
O
autódromo localizado aos pés do Monte Fuji, possivelmente um dos
mais conhecidos cartões postais do Japão, é o único do calendário
da endurance onde Bruno jamais havia pisado. O brasileiro admitiu que
a adaptação ao traçado nas três horas de ensaios liberadas para
as equipes, divididas em dois treinos de 90 minutos, não foi das
mais tranquilas. “A pista é muito técnica. E, como as
temperaturas estavam baixas, os pneus sofreram para aquecer e
funcionar corretamente”, explicou.
Bruno
conquistou três poles na classe GTE Pro, mas na rodada nipônica foi
designado pela equipe britânica para aumentar o poder de fogo da
marca na AM na luta pelo título num ano em que a casa comemora o seu
centenário. Nas duas partes dos treinos, Bruno foi o mais veloz da
equipe; na primeira só foi superado por menos de um décimo por uma
das Porsche porque estava com um jogo usado de pneus de compostos
moles, enquanto o modelo alemão girava com médios novos.
Além da
pista, Bruno começou a se entender também com o carro. “As
principais diferenças do AM para o Pro são os controles de
acelerador, a caixa de câmbio e a geometria da suspensão, que
deixam o Vantage bem arisco no limite. Os compostos de pneus também
não são os mesmos a que eu estava acostumado. Então, precisamos
compreender as especificações de cada um para trabalhar no
equilíbrio. Ainda bem que os meus companheiros são muito
consistentes e têm boa comunicação sobre o carro, o que acaba
facilitando a busca pelo acerto”.
O mais
veloz no geral foi o protótipo LMP1 Audi R18 e-tron quattro do
dinamarquês Tom Kristensen, do francês Loic Duval e do escocês
Allan McNish, que percorreu os 4.563 metros do circuito em 1:27s333,
à média horária de 188,1 km. A sessão classificatória que
definirá as posições de largada está marcada para as 14:30 deste
sábado horário local.
Créditos: Divulgação AMR/MF2
Créditos: Divulgação AMR/MF2
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