Terminou
no último sábado (5) a primeira temporada da história da
Mitsubishi Lancer Cup. A categoria, que iniciou suas atividades em
2012 com duas corridas experimentais, fechou um ciclo composto por
seis rodadas duplas, todas disputadas no circuito Velo Città, em
Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O certame, que contou com o
Mitsubishi Lancer Evo R como carro oficial, foi marcado pelo grande
equilíbrio e belas disputas dentro da pista, além da organização
e ótima estrutura, constantemente elogiada pelos pilotos.
No
desfecho de 2013, Bruno Mesquita comemorou o título, mas José
França também teve bons motivos para vibrar. Na última corrida do
campeonato, o paulista largou em terceiro, fez duas importantes
ultrapassagens no começo da prova e rumou para sua segunda vitória
no ano. Depois de ter ficado de fora de duas etapas por conta de
compromissos profissionais, França voltou em grande forma e fechou a
temporada com chave de ouro.
No fim
das contas, a vitória conquistada no último sábado foi a terceira
de França na Mitsubishi Lancer Cup. Isso porque o paulista foi o
primeiro vencedor da história da categoria ao triunfar na primeira
das duas provas experimentais, em 1º de dezembro de 2012. Finalizar
sua primeira temporada completa correndo com carro no topo do pódio
é motivo de muita alegria para o piloto, que destacou a boa formação
obtida no kart como fundamental para seu desenvolvimento e evolução
dentro do automobilismo.
Outro
fator colocado em evidência por França foi a estrutura e alta
competitividade oferecidas pela Mitsubishi Lancer Cup. Primeiro, por
conta do circuito Velo Città. Com 3.430 metros e homologado pela FIA
(Federação Internacional de Automobilismo), o moderno autódromo,
de propriedade da Mitsubishi, serviu como base para testes e as seis
rodadas duplas da temporada, e isso foi de grande importância para o
trabalho dos pilotos. E depois, pela preparação dos carros, feita
para todos de maneira idêntica e realizada por engenheiros da
própria montadora.
Além
disso, a categoria contou com instrutores de gabarito para auxiliar
na evolução dos seus competidores. Ao longo de 2013, Duda Pamplona
e o lendário Ingo Hoffmann, 12 vezes campeão da Stock Car e um dos
maiores ícones do automobilismo brasileiro, foram referência para
os pilotos do grid da Lancer Cup.
Depois de
encerrar seu primeiro ano completo Mitsubishi Lancer Cup, França fez
um balanço bastante positivo e demonstrou muita confiança para
voltar ainda mais forte em 2014, quando espera começar da mesma
maneira que finalizou 2013 no Velo Città.
José
França:
“Foi
uma grande forma de terminar a temporada. Larguei em terceiro e
consegui fazer duas boas ultrapassagens. A partir daí, foi apenas
manter o bom ritmo para fechar 2013 com chave de ouro. Perdi a quarta
e a quinta etapa do campeonato por compromissos profissionais, mas
retornar e conseguir completar o ano no alto do pódio é
maravilhoso. Valeu demais, 2013 foi um ano cheio de aprendizado e
muito crescimento no automobilismo. Principalmente porque foi meu
primeiro ano correndo de carro. Até então, só havia competido de
kart, então é uma mudança bastante significativa. Entendo que o
kart me ajudou muito a construir esta base, é uma grande escola.
Talvez essa seja a grande lição que eu aprendi nesta temporada de
estreia na Lancer Cup”.
Mitsubishi
Lancer Cup:
“A
categoria é excelente! Ganhei muita quilometragem, e andarmos sempre
na mesma pista foi algo que ajudou bastante na evolução. O formato
das disputas é muito bom, e o fato de a gente competir com os mesmos
carros, salvo pequenas mudanças no acerto, deixa tudo muito mais
equilibrado. Destaco também o grande trabalho feito pela Mitsubishi,
que disponibilizou uma estrutura fantástica para que nós pudéssemos
desenvolver o nosso potencial. Ter instrutores como Ingo Hoffmann e o
Duda Pamplona é muito importante, porque conseguimos aprender
algumas manhas, alguns macetes que ainda eram desconhecidos para
muitos de nós, novatos nas pistas. E esse crescimento se refletiu ao
longo do ano. Competir contra pilotos experientes, como o Bruno
Mesquita, Elias Jr., Sylvio de Barros, e vencer duas corridas, mostra
esta evolução. Então eu só posso ficar feliz com essa minha
primeira temporada aqui”.
Fotos Adriano Carrapato e Tom Papp/Mitsubishi - Fonte Eversports
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