Oschersleben
é definitivamente uma pista especial para Augusto Farfus. Após uma
sequência de duas corridas no pódio (Moscou e Nürburgring), o
circuito alemão foi palco da terceira vitória do brasileiro no DTM
neste domingo (15) - a segunda neste ano. Correndo no WTCC, Augusto
já havia triunfado no Motorsport Arena em outras ocasiões. Largando
da primeira fila, o piloto da BMW liderou a prova praticamente de
ponta a ponta, perdendo a primeira posição somente durante os pit
stops, com o resultado subiu de quinto para a vice-liderança do
campeonato.
Após
garantir o 3º lugar na classificação, realizada no sábado, o
brasileiro herdou uma posição no grid após o pole position Bruno Spengler ser penalizado. Em uma pista conhecida por ter poucos pontos
de ultrapassagem, a posição de largada acabou sendo muito favorável
para Farfus, que superou Jamie Green assim que as luzes se apagaram,
assumindo a liderança da corrida.
Augusto
aproveitou os pneus super macios em seu primeiro stint e imprimiu
ritmo forte desde o começo, fazendo sua primeira parada na volta 21.
Com pneus duros, retornou à pista na 3ª posição, atrás de Jamie
Green e Miguel Molina, que não haviam parado ainda. O piloto do Team
RBM fez seu segundo e último pit stop na volta 28, novamente
colocando os pneus duros, e voltou em sétimo lugar, mas sendo o
primeiro a já ter completado as duas paradas obrigatórias.
Conforme
seus adversários foram entrando para os boxes, Farfus recuperou
terreno e ocupou em definitivo a primeira posição na volta 42,
quando Eduardo Mortara finalmente fez seu segundo pit stop. Mesmo
seguido pelo líder do campeonato, o alemão Mike Rockenfeller, o
brasileiro abriu boa vantagem e recebeu a bandeirada após 51 voltas
com uma diferença de mais de seis segundos para o segundo colocado.
O inglês Jamie Green completou o pódio em Oschersleben.
Melhor
representante da BMW, Augusto colocou a montadora bávara no alto do
pódio ao superar os pilotos da Audi, que se mostrou muito forte no
circuito alemão com oito carros no top-10. Faltando duas corridas
para o fim da temporada 2013, o resultado também foi essencial para
manter Farfus na briga pelo título. Com a vitória, o brasileiro
pulou da quinta para a segunda posição na tabela e, com 91 pontos
contra 124 do líder Rockenfeller, é o único com chances
matemáticas de tirar o troféu das mãos do alemão da Audi.
A próxima
etapa do DTM está marcada para os dias 28 e 29 de setembro em
Zandvoort, na Holanda, enquanto a rodada de encerramento do
campeonato acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no tradicional
circuito de Hockenheim, na Alemanha.
Augusto
Farfus:
“Foi
uma corrida espetacular e o ponto chave foi ultrapassar o Jamie Green
na largada. Sabíamos que superar a Audi no começo seria muito
importante e isso se confirmou. Tivemos um ótimo ritmo durante toda
a corrida, fizemos os pit stops na hora certa e conseguimos
aproveitar bem tanto os pneus super macios como os duros. É sempre
muito especial vencer em um campeonato tão disputado como o DTM”.
Campeonato:
“Enquanto
tivermos chances matemáticas, vamos brigar até o fim pelo título,
mas dando um passo por vez. Espero um bom resultado em Zandvoort para
deixar a decisão para Hockenheim. Vou encarar essas duas corridas
como encarei todo o campeonato, buscando sempre o meu melhor e vamos
ver o que o destino nos reserva”.
Confira o
resultado da corrida em Oschersleben:
1 -
Augusto Farfus (RBM BMW) - 51 voltas
2 - Mike
Rockenfeller (Phoenix Audi) - a 6s298
3 - Jamie
Green (Abt Audi) - a 6s912
4 -
Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) - a 10s837
5 - Timo
Scheider (Abt Audi) - a 13s325
6 - Gary
Paffett (HWA Mercedes) - a 14s707
7 -
Mattias Ekstrom (Abt Audi) - a 21s980
8 -
Miguel Molina (Phoenix Audi) - a 22s692
9 -
Adrien Tambay (Abt Audi) - a 23s109
10
Edoardo Mortara (Rosberg Audi) - a 23s977
11
Pascal Wehrlein (Mucke Mercedes) - a 24s136
12 Marco
Wittmann (MTEK BMW) - a 29s004
13 Dirk
Werner (Schnitzer BMW) - a 36s997
14
Roberto Merhi (HWA Mercedes) - a 38s620
15 Timo
Glock (MTEK BMW) - a 48s244
16 Joey
Hand (RBM BMW) - a 48s756
17
Daniel Juncadella (Mucke Mercedes) - a 49s751
18
Christian Vietoris (HWA Mercedes) - a 58s626
19 Andy
Priaulx (RMG BMW) - a 1:10s973
20 Martin Tomczyk (RMG BMW) - a 2 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário