segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DTM: Augusto Farfus vence em Oschersleben e assume vice-liderança do campeonato.


Oschersleben é definitivamente uma pista especial para Augusto Farfus. Após uma sequência de duas corridas no pódio (Moscou e Nürburgring), o circuito alemão foi palco da terceira vitória do brasileiro no DTM neste domingo (15) - a segunda neste ano. Correndo no WTCC, Augusto já havia triunfado no Motorsport Arena em outras ocasiões. Largando da primeira fila, o piloto da BMW liderou a prova praticamente de ponta a ponta, perdendo a primeira posição somente durante os pit stops, com o resultado subiu de quinto para a vice-liderança do campeonato.

Após garantir o 3º lugar na classificação, realizada no sábado, o brasileiro herdou uma posição no grid após o pole position Bruno Spengler ser penalizado. Em uma pista conhecida por ter poucos pontos de ultrapassagem, a posição de largada acabou sendo muito favorável para Farfus, que superou Jamie Green assim que as luzes se apagaram, assumindo a liderança da corrida.


Augusto aproveitou os pneus super macios em seu primeiro stint e imprimiu ritmo forte desde o começo, fazendo sua primeira parada na volta 21. Com pneus duros, retornou à pista na 3ª posição, atrás de Jamie Green e Miguel Molina, que não haviam parado ainda. O piloto do Team RBM fez seu segundo e último pit stop na volta 28, novamente colocando os pneus duros, e voltou em sétimo lugar, mas sendo o primeiro a já ter completado as duas paradas obrigatórias.

Conforme seus adversários foram entrando para os boxes, Farfus recuperou terreno e ocupou em definitivo a primeira posição na volta 42, quando Eduardo Mortara finalmente fez seu segundo pit stop. Mesmo seguido pelo líder do campeonato, o alemão Mike Rockenfeller, o brasileiro abriu boa vantagem e recebeu a bandeirada após 51 voltas com uma diferença de mais de seis segundos para o segundo colocado. O inglês Jamie Green completou o pódio em Oschersleben.


Melhor representante da BMW, Augusto colocou a montadora bávara no alto do pódio ao superar os pilotos da Audi, que se mostrou muito forte no circuito alemão com oito carros no top-10. Faltando duas corridas para o fim da temporada 2013, o resultado também foi essencial para manter Farfus na briga pelo título. Com a vitória, o brasileiro pulou da quinta para a segunda posição na tabela e, com 91 pontos contra 124 do líder Rockenfeller, é o único com chances matemáticas de tirar o troféu das mãos do alemão da Audi.

A próxima etapa do DTM está marcada para os dias 28 e 29 de setembro em Zandvoort, na Holanda, enquanto a rodada de encerramento do campeonato acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no tradicional circuito de Hockenheim, na Alemanha.


Augusto Farfus:

“Foi uma corrida espetacular e o ponto chave foi ultrapassar o Jamie Green na largada. Sabíamos que superar a Audi no começo seria muito importante e isso se confirmou. Tivemos um ótimo ritmo durante toda a corrida, fizemos os pit stops na hora certa e conseguimos aproveitar bem tanto os pneus super macios como os duros. É sempre muito especial vencer em um campeonato tão disputado como o DTM”.

Campeonato:

“Enquanto tivermos chances matemáticas, vamos brigar até o fim pelo título, mas dando um passo por vez. Espero um bom resultado em Zandvoort para deixar a decisão para Hockenheim. Vou encarar essas duas corridas como encarei todo o campeonato, buscando sempre o meu melhor e vamos ver o que o destino nos reserva”.

Confira o resultado da corrida em Oschersleben:

1 - Augusto Farfus (RBM BMW) - 51 voltas
2 - Mike Rockenfeller (Phoenix Audi) - a 6s298
3 - Jamie Green (Abt Audi) - a 6s912
4 - Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) - a 10s837
5 - Timo Scheider (Abt Audi) - a 13s325
6 - Gary Paffett (HWA Mercedes) - a 14s707
7 - Mattias Ekstrom (Abt Audi) - a 21s980
8 - Miguel Molina (Phoenix Audi) - a 22s692
9 - Adrien Tambay (Abt Audi) - a 23s109
10 Edoardo Mortara (Rosberg Audi) - a 23s977
11 Pascal Wehrlein (Mucke Mercedes) - a 24s136
12 Marco Wittmann (MTEK BMW) - a 29s004
13 Dirk Werner (Schnitzer BMW) - a 36s997
14 Roberto Merhi (HWA Mercedes) - a 38s620
15 Timo Glock (MTEK BMW) - a 48s244
16 Joey Hand (RBM BMW) - a 48s756
17 Daniel Juncadella (Mucke Mercedes) - a 49s751
18 Christian Vietoris (HWA Mercedes) - a 58s626
19 Andy Priaulx (RMG BMW) - a 1:10s973 
20 Martin Tomczyk (RMG BMW) - a 2 voltas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário