Em dia da
BMW, Augusto Farfus completou a dobradinha da montadora bávara na
sessão classificatória da nona etapa do DTM, em Zandvoort, e
conquistou a segunda colocação no grid de largada no circuito
holandês, neste sábado (28). O brasileiro do Team RBM foi um dos
destaques ao longo do dia e sempre esteve entre os mais rápidos.
Pela sétima vez em nove corridas, Augusto se classificou entre os
quatro primeiros, provando o quanto é forte em ritmo de
classificação.
No Q4, o
postulante ao título da temporada cravou 1:30s979 e, por menos de
0s1, não conseguiu superar o jovem Marco Wittmann, também da BWM,
que vai largar na pole position pela primeira vez na categoria.
Grande adversário de Farfus na briga pela taça, Mike Rockenfeller
esteve o tempo todo próximo ao brasileiro, e assim será no grid de
largada neste domingo. O alemão do Audi Sport Team Phoenix parte da
terceira posição em Zandvoort.
Extremamente
motivado e disposto a ir ao limite para levar a decisão do título
para a última etapa da temporada, em 20 de outubro no circuito de
Hockenheim, Farfus começou o sábado acelerando bem mais que
Rockenfeller. Pela manhã, o brasileiro liderou a única sessão de
treinos livres, com duração de 90 minutos, e despontou como grande
favorito à conquista da pole position, no período da tarde.
Desde o
começo da classificação, a atração era o duelo entre
Rockenfeller e Farfus. Lado a lado, a transmissão oficial do DTM
mostrava o tempo dos dois, que foram à pista quase ao mesmo momento
no início do Q1. E nesta fase, o brasileiro levou a melhor sobre o
piloto da Audi e cravou a melhor volta do segmento que abriu a
definição do grid de largada, indicando que o BMW M3 DTM tinha
certa superioridade sobre seu oponente. Com 1:31s467, Augusto colocou
o carro #7 na frente, enquanto 'Rocky' foi o quarto colocado.
Logo na
abertura do Q2, Augusto mostrou o quanto estava forte em Zandvoort.
Com 1:30s951, o brasileiro ocupou a liderança durante praticamente
todo o segundo segmento da classificação, cavando assim seu lugar
no Q3. Mas o rival Rockenfeller não teve a mesma tranquilidade. O
líder do campeonato chegou a estar fora da zona de classificação
para a terceira fase da sessão, mas, nos minutos finais, conseguiu
uma volta salvadora e assegurou a quinta melhor marca, garantindo sua
permanência na luta pela pole.
Mas já
no fim do Q2, a Audi deu uma prova de que estava igualmente forte na
Holanda. Isso porque Edoardo Mortara, que venceu a corrida no ano
passado, cravou ótima volta e conseguiu assumir a ponta com o tempo
de 1:30s919. Augusto também foi superado por Wittmann e fechou a
segunda parte da classificação em terceiro. Rockenfeller acabou
ficando em oitavo.
Logo que
o começo do Q3 foi autorizado, os pilotos foram em busca dos
melhores tempos e da consequente passagem para a fase final da
classificação. Farfus, porém, deu apenas uma volta, mas não
registrou marca, retornando para os boxes em seguida para que o Team
RBM fizesse alguns ajustes no acerto do seu carro. Quando o
brasileiro foi à pista novamente, restavam pouco mais de três
minutos para o encerramento da terceira fase da sessão. Comprovando
a ótima forma no circuito holandês, Augusto anotou 1:31s123,
assumiu a primeira posição e garantiu sua ida ao Q4 pela sétima
vez em nove corridas em 2013.
Obedecendo
a ordem inversa aos classificados para a fase final da classificação,
Rockenfeller foi o primeiro piloto a ir à pista no Q4. O candidato
ao título anotou 1min31s325, um tempo longe do ideal para quem
estava em busca da pole. Em seguida, foi a vez de Wittmann acelerar
sua BMW M3 DTM em Zandvoort. O jovem da montadora bávara registrou
um belíssimo tempo: 1:30s894, assumindo a pole provisória. Restavam
ainda as voltas de Timo Scheider e Farfus para o encerramento da
classificação. Contudo, o veterano da Audi marcou volta ainda pior
que a de Rockenfeller.
Faltava
apenas Augusto que, levando em conta o bom desempenho ao longo deste
sábado, pintava como grande favorito à pole. O brasileiro conseguiu
fazer uma bela volta, cravou 1:30s979, mas, por muito pouco, não
conseguiu superar a grande marca de Wittmann, que vai largar na
posição de honra do grid do DTM pela primeira vez na carreira.
Farfus fecha a primeira fila e partirá numa boa colocação para a
nona e penúltima etapa da temporada, onde tentará de tudo para
levar a decisão para Hockenheim. A corrida em Zandvoort está
marcada para domingo, às 20:30 (horário do Japão). No Brasil terá
transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports.
Augusto
Farfus:
"Foi
uma boa tomada de tempos. O objetivo era, antes de tudo, classificar
à frente do Mike. A gente fez um carro super competitivo durante
toda a classificação, então amanhã é torcer para termos uma boa
largada e um ritmo de corrida forte para tentarmos chegar na frente
dele e ver o que o resultado nos vai trazer. A estratégia certamente
será fundamental. A Audi também vem muito forte, mas temos tudo
para fazer um grande trabalho. Então o objetivo nosso é fazer uma
boa largada e colocar o máximo de pressão nele."
Confira o
grid de largada em Zandvoort:
1 - Marco
Wittmann - MTEK BMW - 1:30s894
2 -
Augusto Farfus - RBM BMW - 1:30s979
3 - Mike
Rockenfeller - Phoenix Audi - 1:31s325
4 - Timo
Scheider - Abt Audi - 1:32s524
5 - Joey
Hand - RBM BMW - 1:31s439 - Q3
6 -
Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - 1:31s443 - Q3
7 -
Edoardo Mortara - Rosberg Audi - 1:31s460 - Q3
8 - Timo
Glock - MTEK BMW - 1:31s614 - Q3
9 -
Adrien Tambay - Abt Audi - 1:31s621 - Q3
10
Miguel Molina - Phoenix Audi - 1:32s106 - Q3
11
Mattias Ekstrom - Abt Audi - 1:31s382 - Q2
12 Gary
Paffett - HWA Mercedes - 1:31s414 - Q2
13 Dirk
Werner - Schnitzer BMW - 1:31s442 - Q2
14
Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 1:31s445 - Q2
15 Andy
Priaulx - RMG BMW - 1:31s539 - Q2
16
Christian Vietoris - HWA Mercedes - 1:32s055 - Q1
17 Jamie
Green - Abt Audi - 1:32s067 - Q1
18 Bruno
Spengler - Schnitzer BMW - 1:31s546 - Q2 *
19
Martin Tomczyk - RMG BMW - 1:32s088 - Q1
20
Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - 1:32s145 - Q1
21
Robert Wickens - HWA Mercedes - 1:32s241 - Q1
22
Roberto Merhi - HWA Mercedes - 1:32s357 - Q1
* Punido
com a perda de duas posições no grid de largada
Nenhum comentário:
Postar um comentário