Augusto
Farfus comprovou o bom histórico no circuito alemão de Oschersleben
e obteve a terceira posição do grid de largada da oitava etapa da
temporada 2013 do DTM. Neste sábado (14), o curitibano enfrentou um
asfalto traiçoeiro durante boa parte do treino classificatório,
culpa da garoa que deu as caras algumas vezes ao longo da sessão.
Mas Farfus provou que é um dos pilotos mais rápidos do grid ao
avançar pela sexta vez em oito corridas ao grupo dos quatro
primeiros do grid.
Em sua
última volta rápida pelo travado circuito de 3.696 metros em
Motorsport Arena, o piloto do Team RBM cravou o terceiro melhor tempo
com 1:20s422, ajudando a colocar a BMW em posição de destaque na
abertura da etapa. O pole foi Bruno Spengler, que repetiu o grid de
2012 e colocou o BMW M3 DTM #1 do Team Schnitzer na posição de
honra do grid, imediatamente à frente de Augusto.
Farfus
começou o sábado avaliando o desempenho de sua BMW em Oschersleben
no único treino livre do fim de semana, obtendo a 17ª melhor marca.
Após a sessão, o Team RBM trabalhou com afinco para oferecer ao
brasileiro o melhor acerto do seu carro #7, que acabou rendendo muito
bem no treino classificatório, disputado à tarde.
O Q1
começou às 14:40, horário local, com a pista bastante úmida,
porém sem chuva em Oschersleben. No início, os pilotos guiaram no
limite, e muitos deles deram algumas escapadas, mas nada que gerou
consequências graves. Não demorou muito para o asfalto ter um
trilho seco. Consequentemente, os pilotos foram melhorando
sequencialmente seus tempos de volta.
Sempre
que esteve na pista, Farfus conseguiu bons tempos, se colocando com
frequência no rol dos dez primeiros. Com um carro bem acertado ao
circuito de Oschersleben, o brasileiro assegurou sua ida ao Q2, que
classificou os 16 mais rápidos para a sequência da classificação,
com a marca de 1:20s150, a terceira melhor do Q1.
Logo na
abertura do Q2, Augusto anotou uma marca bastante significativa
1:20s756, que lhe dava momentaneamente o quarto lugar na tabela. Mas
aí a chuva fina voltou a dar as caras em Oschersleben, impedindo que
os pilotos melhorassem seus respectivos tempos. Desta forma, o
brasileiro praticamente assegurou passagem para o Q3 em Motorsport
Arena.
A pista
voltou a secar no terceiro segmento da classificação. O brasileiro
aproveitou as melhores condições do asfalto, deixou rapidamente os
boxes e anotou 1:20s871 na primeira volta. Mas o tempo não seria
suficiente para Farfus avançar ao Q4. Por isso, em seguida, o piloto
cravou 1:20s186 em sua segunda passagem, apenas 0s057 atrás do mais
rápido do Q3, Mike Rockenfeller. Augusto, mais uma vez, formou o
grupo dos quatro postulantes à pole position. Avançaram ao Q4
Rockenfeller, líder do campeonato, Bruno Spengler, vencedor em
Oschersleben em 2012, Farfus e Jamie Green: novamente, dois carros da
BMW e outros dois da Audi na briga pela pole position da oitava etapa
da temporada.
Na ordem
inversa à classificação do Q3, Farfus foi o segundo a deixar os
boxes, logo depois de Green. O curitibano cravou 1:20s442 em sua
volta lançada. Em seguida, o experiente piloto foi superado por
Spengler, que assegurou a pole position. Restava apenas Rockenfeler
ir à pista, mas o alemão não conseguiu bater Augusto, ficando
exatos 0s002 atrás do terceiro colocado do grid de largada em
Oschersleben.
A corrida
tem largada prevista para 20:30 (horário do Japão). No Brasil terá
transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports. A
meteorologia aponta 30% de possibilidade de chuva para a região do
circuito de Oschersleben.
Augusto
Farfus:
“Foi
extremamente difícil manter o carro na pista porque garoava o tempo
inteiro, então as condições do asfalto eram muito inconstantes na
maior parte do treino, e isso complicou a nossa vida. Mas consegui
fazer uma tomada de tempo com o carro equilibrado ao longo de toda a
sessão. A volta no Q4 não foi espetacular, mas largar em terceiro
já é muito bom. Estamos bem confiantes para amanhã”.
Confira o
grid de largada em Oschersleben:
1 - Bruno
Spengler - Schnitzer BMW - 1:20s140
2 - Jamie
Green - Abt Audi - 1:20s263
3 -
Augusto Farfus - RBM BMW - 1:20s442
4 - Mike
Rockenfeller - Phoenix Audi - 1:20s444
5 - Dirk
Werner - Schnitzer BMW - 1:20s229 - Q3
6 -
Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - 1:20s306 - Q3
7 -
Miguel Molina - Phoenix Audi - 1:20s371 - Q3
8 -
Martin Tomczyk - RMG BMW - 1:20s467 - Q3
9 - Timo
Scheider - Abt Audi - 1:20s761 - Q3
10
Adrien Tambay - Abt Audi - 1:21s161 - Q3
11
Robert Wickens - HWA Mercedes - 1:21s185 - Q2
12 Gary
Paffett - HWA Mercedes - 1:20s333 - Q2
13
Mattias Ekstrom - Abt Audi - 1:21s277 - Q2
14
Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 1:21s351 - Q2
15 Marco
Wittmann - MTEK BMW - 1:21s489 - Q2
16 Timo
Glock - MTEK BMW - 1:21s540 - Q2
17
Edoardo Mortara - Rosberg Audi - 1:21s077 - Q1
18 Joey
Hand - RBM BMW - 1:21s173 - Q1
19 Andy
Priaulx - RMG BMW - 1:21s181 - Q1
20
Christian Vietoris - HWA Mercedes - 1:21s400 - Q1
21
Roberto Merhi - HWA Mercedes - 1:21s517 - Q1
22 Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - 1:21s258 - Q1
Nenhum comentário:
Postar um comentário