Após um
longo período de intervalo de mais de 50 dias, o International GT
Open volta às pistas neste fim de semana (6, 7 e 8) com a disputa da
6ª e antepenúltima etapa da temporada 2013. O palco da rodada dupla
não poderia ser mais desafiador e empolgante para os pilotos:
Spa-Francorchamps, uma pista cheia de curvas de alta, subidas e
descidas e seu clima sempre traiçoeiro vai receber a categoria, que
conta com a liderança da equipe Bhai Tech, que corre com os McLaren
MP4-12C, na classe GTS (GT3).
A
esquadra italiana também está bem posicionada na briga pelo título
com suas duas duplas. Depois de ter conquistado uma vitória na
última rodada do campeonato, em Silverstone, o piloto brasileiro
Rafael Suzuki e o italiano Giorgio Pantano ocupam o segundo lugar na
tabela, e com 38 pontos estão a apenas um ponto do líder Miguel
Toril, que corre com o holandês Renger Van Der Zande, com uma
Mercedes SLS. Além do triunfo na etapa inglesa, o duo
ítalo-brasileiro venceu a segunda prova na etapa de Nürburgring, em
junho. Já o baiano Luiz Razia e o neozelandês Chris Van der Drift
estão em sexto lugar, com 25 pontos. A dupla também venceu uma
prova em 2013, a corrida de sábado da rodada na Alemanha.
Segundo
Rafael, o fim de semana em Spa-Francorchamps será desafiador, já
que, apesar de sua experiência no automobilismo internacional, a
etapa vai representar sua estreia no circuito belga. Além disso,
devido às características da pista e ao clima incerto, somados ao
fato de que nesta etapa nada menos que 29 carros vão alinhar no
grid, o piloto paulista acredita em corridas de sobrevivência.
Embora o desafio principal seja sempre vencer, terminar entre os
ponteiros e se manter em boas condições na luta pela taça é a
meta para a rodada dupla na Bélgica. Diferente dos seus adversários
diretos, Rafael e Pantano têm a vantagem por não terem de pagar
handicap (tempo acrescido no pit stop devido ao resultado na última
etapa) na primeira corrida do fim de semana.
Entre
outras novidades do GT Open previstas para Spa-Francorchamps está a
participação de Davide Rigon. Piloto de testes da Ferrari na
Fórmula 1, o italiano vai correr neste fim de semana em substituição
a Luca Filippi na equipe Villorba Corse, ao lado do experiente Andrea
Montermini - líder do campeonato na classe Super GT (GT2). Ocorre
que Filippi, além de estar correndo atualmente na Indy, também atua
como comentarista de F1, cujo Grande Prêmio da Itália acontece
neste domingo, em Monza. Outro destaque é o retorno do Aston Martin
Vantage GT3 da equipe GPR Racing, pilotado por Enzo Ide e Maxime
Soulet, que dominou as duas primeiras corridas da temporada, no
circuito de Paul Ricard, na França.
Os 29
carros inscritos para a etapa - número recorde na temporada - vão à
pista já nesta sexta-feira para duas sessões de treinos livres, de
uma hora cada. As sessões classificatórias e a corrida 1, que terá
duração de 70 minutos, estão programadas para sábado. Por sua
vez, a segunda prova ocorre no domingo, com tempo estabelecido de 50
minutos.
Transmissão:
As
corridas podem ser vistas ao vivo pela internet no site
https://www.youtube.com/GTOPENseries às 23:00 horas de sábado e às
19:10 de domingo (horários do Japão). No Brasil o canal por
assinatura BandSports também transmite as corridas, sendo que a de
sábado será exibida em VT às 14:00 horas, enquanto a corrida final
em Spa será ao vivo, a partir das 7:00 horas do domingo.
Rafael
Suzuki:
“Acredito
que serão corridas de sobrevivência, onde o mais importante, antes
mesmo de pensar em resultados, é completar as provas. E levando em
conta o clima instável que nos espera e a grande quantidade de
carros no grid, realmente espero um grande desafio. Gostaria que a
corrida fosse com pista seca, até levando em conta as
características do nosso carro, que se adapta melhor em pistas de
média e alta velocidade, como é Spa. O objetivo para o fim de
semana é fazer corridas limpas, sempre mantendo a regularidade para
seguir com boas chances de conquistar o título”.
Luiz
Razia:
“Estou
muito ansioso para voltar às pistas e correr em Spa, principalmente
sabendo que o clima sempre pode ser uma surpresa. Sempre corri lá de
monoposto e conheço bastante o circuito, mas acho que, no GT, o
estilo é um pouco diferente, então será um aprendizado, mas espero
me adaptar rapidamente. Estou convicto que o clima será o grande
desafio. Espero que o fim de semana ocorra sem muitos problemas, nos
permitindo trabalhar de forma mais constante no carro, e assim,
trazer bons pontos para o campeonato e para a equipe”.
Créditos FotoSpeedy
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