Augusto
Farfus escreveu mais um página em sua curta, mas já brilhante
trajetória no DTM, um dos campeonatos de turismo mais importantes do
automobilismo mundial. Neste domingo (29), em Zandvoort, na Holanda,
o piloto do BMW Team RBM conquistou sua terceira vitória na
temporada 2013. Com uma pilotagem soberba do início ao fim, Farfus
largou em segundo, ganhou a posição de Marco Wittmann nos metros
iniciais e, desde então, só foi superado mesmo durante as janelas
para trocas de pneus.
O triunfo
dominante, entretanto, não foi suficiente para ajuda-lo a adiar a
decisão do título para Hockenheim, em 20 de outubro. Isso porque
Mike Rockenfeller cumpriu bem seu papel, terminou em segundo lugar e
garantiu a taça de maneira antecipada. O alemão da Audi tirou
proveito de sua regularidade e também do fato de ter sido o único
dentre todos os pilotos do grid a pontuar nas nove etapas do ano até
agora para conquistar o título. Mas Augusto, logo em sua segunda
temporada, alcançou um significativo vice-campeonato depois de uma
arrancada final após as férias de verão na Europa.
Antes da
largada, as equipes de Farfus e Rockenfeller optaram pela mesma
estratégia inicial de pneus. O brasileiro e seu adversário largaram
com pneus macios, enquanto a maioria do grid abriu a disputa com os
compostos mais duros. Augusto largou bem, tracionou melhor que o pole
Wittmann, também da BMW, e pulou para a ponta. O jovem alemão ainda
tentou segurar o ritmo de Rockenfeller, que vinha logo atrás, mas a
pressão do líder do campeonato resultou em uma ultrapassagem ainda
no início da prova, assumindo assim a segunda colocação, situação
que, naquele momento, lhe dava o título da temporada.
Desde o
início da prova, Farfus imprimiu um forte ritmo e conseguiu abrir
uma vantagem confortável perante Rockenfeller. Entretanto, o piloto
da Audi não era ameaçado pelo pelotão que vinha atrás e estava
numa posição bastante cômoda, pois bastava a ele marcar Augusto
para faturar o título na Holanda.
Aos
poucos, Mike começou a forçar o ritmo e se aproximar de Farfus,
reduzindo para 1s uma diferença que era de mais de 3s nas primeiras
voltas. Antes de o alemão efetuar a ultrapassagem no momento em que
a pressão era altíssima, Augusto foi aos boxes e, na abertura da
13ª volta, calçou seu BMW M3 DTM com pneus duros e abriu seu
segundo stint para recuperar a ponta da corrida.
Três
voltas depois, foi a vez de Rockenfeller fazer seu primeiro pit stop.
O então candidato ao título, entretanto, voltou à pista atrás de
Farfus e pouco à frente de Wittmann. Augusto era o terceiro
colocado, já que Filipe Albuquerque e Miguel Molina, ambos da Audi,
seguiam na pista e não haviam feito suas respectivas paradas.
Farfus
recuperou de vez a liderança da corrida em Zandvoort na 20ª volta,
mas sempre com Rockenfeller no seu encalço. A vantagem para o
germânico, embora um tanto confortável naquele momento (4s5), não
era o bastante para adiar a decisão do título para Hockenheim, já
que Mike era seguido por Timo Scheider, também da Audi. Perdendo
rendimento e de olho no ritmo de Wittmann, que poderia ameaçar o
segundo lugar de ‘Rocky’, a Audi Sport Team Phoenix chamou o
líder do campeonato para fazer seu segundo pit stop no 21º giro,
proporcionando a Augusto abrir ainda mais vantagem e caminhar para
sua terceira vitória no ano.
Na 25ª
de 44 voltas da corrida, Farfus fez seu pit stop derradeiro em
Zandvoort e voltou bem à frente de Rockenfeller. Mas, depois que
todos os pilotos fizeram suas últimas paradas, a estratégia da Audi
se mostrou mais acertada. Na segunda colocação, atrás apenas do
brasileiro, Mike era escoltado por Timo Scheider que, por sua vez,
estava à frente de Wittmann, formando uma parede que impedia
qualquer aproximação por parte do jovem da BMW MTEK.
A corrida
seguia num ritmo bom, mas com as posições no topo praticamente
definidas. Augusto tinha uma vantagem frente a Rockenfeller próximo
a 20s. Mas a diferença ruiu depois que um toque de Jamie Green em
Dirk Werner - que ficou com o carro atolado na brita na curva Arie
Luyendyk - obrigou a direção de prova a acionar o safety car,
juntando todo mundo quando restavam cinco voltas para o fim da prova.
Com
apenas uma volta para o fim da corrida, a bandeira verde voltou a ser
acenada em Zandvoort, com o curitibano novamente puxando o pelotão e
abrindo vantagem na ponta, seguido por Rockenfeller e Scheider. Tudo
o que Mike precisava era manter sua colocação e partir para o
título. E foi isso o que aconteceu. De maneira dominante, Farfus
faturou mais uma vitória na temporada, enquanto Rockenfeller se
sagrou campeão da temporada 2013 do DTM, de forma igualmente
merecida. Pela terceira vez no ano, o hino nacional brasileiro foi
entoado ao vivo no pódio da categoria, emocionando Augusto, sua
família e os fãs do piloto da BMW.
Augusto
Farfus:
“Fiz o
melhor que pude dentro da pista, a estratégia era ganhar a corrida,
e assim aconteceu. Fiz meu trabalho e venci a prova. Infelizmente não
foi o suficiente para continuar na briga pelo título até
Hockenheim. Mas, de qualquer maneira, foi uma grande vitória. Tenho
de ressaltar o brilhante trabalho feito por toda a equipe no fim de
semana. Também preciso reconhecer que o Rockenfeller fez uma
excelente temporada, tiro o chapéu para ele, mas também estou muito
satisfeito com o que fizemos durante o ano”.
Avaliação
da temporada
“Conquistar
três vitórias numa temporada tão difícil é para se comemorar.
Infelizmente perdemos alguns pontos e zeramos três vezes ao longo do
ano, e isso nos custou uma melhor posição no campeonato. Mas o
sentimento é de dever cumprido. Foi uma temporada fantástica,
considerando que é só meu segundo ano no DTM. Agora é partir para
Hockenheim, onde quero me divertir e fazer meu melhor, como sempre”.
Confira o
resultado da corrida em Zandvoort:
1 -
Augusto Farfus (RBM BMW) - 44 voltas
2 - Mike
Rockenfeller (Phoenix Audi) - a 1s603
3 - Timo
Scheider (Abt Audi) - a 2s149
4 -
Mattias Ekstrom (Abt Audi) - a 3s383
5 - Marco
Wittmann (MTEK BMW) - a 3s652
6 -
Adrien Tambay (Abt Audi) - a 3s834
7 - Joey
Hand (RBM BMW) - a 4s444
8 -
Filipe Albuquerque (Rosberg Audi) - a 5s060
9 - Gary
Paffett (HWA Mercedes) - a 6s795
10
Miguel Molina (Phoenix Audi) - a 7s023
11
Martin Tomczyk (RMG BMW) - a 7s397
12
Pascal Wehrlein (Mucke Mercedes) - a 7s415
13 Jamie
Green (Abt Audi) - a 8s068
14
Edoardo Mortara (Rosberg Audi) - a 9s992
15
Christian Vietoris (HWA Mercedes) - a 10s596
16
Robert Wickens (HWA Mercedes) - a 11s117
17
Daniel Juncadella (Mucke Mercedes) - a 11s558
18 Timo
Glock (MTEK BMW) - a 12s043
19 Andy
Priaulx (RMG BMW) - a 12s890
20 Bruno
Spengler (Schnitzer BMW) - a 21s301
Fotos © BMW AG
Fotos © BMW AG
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