O fim de
semana da sexta etapa da Fórmula Renault 3.5 - a principal categoria
da World Series by Renault - foi de sentimentos distintos para Pietro
Fantin. Depois de um sábado pouco proveitoso no Red Bull Ring,
quando o curitibano sequer completou a primeira volta após se
envolver em um incidente, o domingo (21) foi totalmente oposto. O
piloto da Arden Caterham fez uma prova de superação, aliando
ousadia, bom ritmo de corrida e uma tática de pit-stop acertada.
Assim, Pietro largou da 24ª colocação, conquistou 15 posições ao
longo das 33 voltas para cruzar a linha de chegada em 9º lugar na
Áustria.
Desta
forma, Fantin deixa Spielberg com mais dois pontos, chegando à zona
de pontuação pela terceira vez na temporada, sendo o segundo
colocado entre os estreantes, atrás do russo Sergey Sirotkin. Em
Moscou, há um mês, o piloto brasileiro fechou a prova complementar
com um oitavo lugar, realizando uma corrida tão consistente quanto a
deste domingo no Red Bull Ring.
A missão
de Pietro, no entanto, não foi nada fácil. A começar pela sessão
classificatória. Sem referências, por não ter completado a prova
no dia anterior e, com problemas nos freios durante a tomada de
tempos, ele obteve apenas o 24º posto no grid para a segunda corrida
da etapa. Largando do fundo do pelotão, o piloto da Arden Caterham
viveu um susto logo nos primeiros metros de sua corrida. Antonio
Felix da Costa, seu companheiro de equipe, enfrentou problemas e não
conseguiu dar a partida em seu carro.
Pietro
desviou do bólido do lusitano e conseguiu ganhar posições
importantes, mas ainda no pelotão intermediário. O ‘pulo do gato’
acabou sendo durante a janela de pit-stops. Com bom ritmo, Fantin
optou por ficar mais tempo na pista, e conforme os ponteiros faziam
suas paradas, o curitibano aproveitou a pista livre e usou o DRS para
fazer voltas rápidas, chegando a andar em 4º lugar.
Pietro
entrou para os boxes na 10ª volta e retornou à disputa na 14ª
posição, e em poucas voltas completou mais três ultrapassagens.
Com a rodada de Carlos Huertas na entrada da reta dos boxes, na volta
22, a direção de prova precisou intervir com a entrada do safety
car. Com isso, o curitibano, já em 11º, acabou aproveitando para se
aproximar ainda mais da zona de pontuação, ficando logo atrás de
Arthur Pic. Com a bandeira verde acenada duas voltas depois, Fantin
partiu para cima do oponente e, após disputa intensa, conquistou o
décimo lugar. E para coroar a bela exibição no Red Bull Ring, ele
ainda conseguiu ultrapassar Norman Nato no fim da corrida, sendo
assim o melhor brasileiro da prova deste domingo.
Após a
etapa do Red Bull Ring, a World Series faz uma pausa de quase dois
meses. A próxima rodada dupla da Fórmula Renault 3.5 está marcada
para os dias 14 e 15 de setembro no circuito de Hungaroring, em
Budapeste, Hungria.
Pietro
Fantin:
“Arriscamos
bastante e mudamos o acerto para ‘médio downforce’, então
perdia um pouco de ritmo nas curvas de alta, mas tinha rendimento
muito bom nas retas. A largada foi boa, e esse era um dos objetivos
para tentar uma recuperação. Não tínhamos ideia de como o carro
ia se comportar com este setup, mas como o ritmo estava muito bom,
então a equipe decidiu esperar um pouco mais para o pit-stop. Fiquei
com a pista livre para fazer voltas rápidas, e acabei usando muito o
DRS. A tática se mostrou muito acertada e o pit-stop também foi
muito bom”.
Balanço
do fim de semana:
“No
sábado, infelizmente cometi um erro que pode ter custado alguns
pontos, já que dez pilotos não conseguiram completar a prova, então
poderia ter obtido muitas posições. De qualquer forma, analisando
este domingo, saio daqui bem satisfeito e, levando em conta este
intervalo grande, isso dará um novo ânimo para o restante da
temporada. De qualquer forma, sei que ainda preciso melhorar nas
tomadas de tempo, e esse é um ponto a ser trabalhado para as
próximas etapas”.
Resultado
da 2ª corrida no Red Bull Ring:
1 - Marco
Sorensen - Lotus - 33 voltas
2 - Kevin
Magnussen - Dams - a 4s517
3 - Nigel
Melker - Tech 1 - a 5s422
4 -
Sergey Sirotkin - ISR - a 7s117
5 -
Willam Buller - Zeta - a 11s004
6 - Will
Stevens - P1 by Strakka - a 12s937
7 -
Marlon Stockinger - Lotus - a 14s054
8 - Nico
Muller - Draco - a 14s416
9 -
Pietro Fantin - Arden Caterham - a 16s899
10
Norman Nato - Dams - a 18s254
11 Andre
Negrão - Draco - a 18s956
12 Yann
Cunha - AV Formula - a 23s509
13
Jazeman Jaafar - Carlin - a 24s729
14
Christopher Zanella - ISR - a 25s283
15
Matias Laine - P1 by Strakka - a 28s566
16
Oliver Webb - Fortec - a 28s813
17
Daniil Move - Comtec - a 29s903
18
Mikhail Aleshin - Tech 1 - a 35s064
19 Zoel
Amberg - Pons - a 2 voltas
20
Arthur Pic - AV Formula - a 2 voltas
21 Lucas Foresti - Comtec - a 3 voltas
Fotos Paolo Pellegrini
Nenhum comentário:
Postar um comentário