Um dos
campeonatos mais importantes do automobilismo mundial, o DTM chega à
metade da temporada 2013 neste fim de semana (13 e 14), e o palco da
disputa será o circuito de rua de Norisring, na Alemanha. Para o
brasileiro Augusto Farfus, o objetivo principal na rodada é se
reaproximar dos líderes para se manter na briga pelo título em seu
segundo ano na categoria.
Vencedor
da etapa de abertura em Hockenheim, Farfus ocupa o 5º lugar na
classificação geral, a 26 pontos do líder Mike Rockenfeller. O
curitibano tem apresentado bom desempenho nas últimas etapas, mas
teve alguns imprevistos que interferiram no resultado final, como a
quebra do câmbio em Brands Hatch e a perda de cinco posições no
grid de largada em Lausitzring, porque a equipe usou por engano um
jogo de pneus não lacrados para os treinos livres. Com mais seis
etapas a serem realizadas em quatro meses, Augusto planeja fazer uma
prova agressiva em Norisring, visando encaixar performance e sorte
para conquistar bons pontos para o campeonato.
Em 2012,
o curitibano garantiu o 3º lugar na tomada de tempos desta etapa,
sendo o melhor colocado entre os pilotos da BMW. O bom desempenho nas
classificações deste ano, quando passou para a fase decisiva (Q4) e
largou nas duas primeiras filas em três das quatro corridas já
realizadas, também traz confiança para Farfus.
O único
traçado urbano do calendário, e o segundo mais curto, com 2,3
quilômetros de extensão, tem características bem interessantes.
Segundo Augusto, é uma pista que, no papel, pode parecer simples,
por ter apenas quatro curvas, mas é extremamente técnica e difícil
de achar o acerto ideal, porque você precisa de um carro que seja
rápido de retas e forte nas freadas. Além de ser uma das pistas
preferidas de vários pilotos, a corrida também agrada bastante ao
público. Em 2012, 135 mil pessoas acompanharam a prova, neste que é
um dos maiores eventos da cidade de Nürnberg, e a expectativa para
esse ano também é muito boa.
Com quase
um mês de intervalo entre a última corrida em Lausitzring e a etapa
desde fim de semana, Augusto e o Team BMW RBM puderam trabalhar em
algumas atualizações no carro M3 DTM e também estudar melhor os
erros e acertos das provas anteriores, o que é muito positivo para o
brasileiro, antes da maratona de corridas que está por vir.
Pela
segunda vez na temporada, os pilotos contam com um shakedown de 15
minutos na tarde de sexta-feira, para terem o primeiro contato com a
pista e conferirem se os equipamentos estão como o esperado. No
sábado, acontece a sessão única de treinos livres com 90 minutos
de duração e a tomada de tempos. A corrida com 83 voltas está
marcada para começar as 20:30 (horário do Japão).
Augusto
Farfus Jr:
“Ano
passado classificamos bem em Norisring, mas não estávamos tão
competitivos assim. Além disso, a experiência da última etapa em
Lausitzring, onde tínhamos ido muito bem em 2012, mas não tivemos a
mesma performance neste ano, é mais uma prova de que o campeonato é
muito equilibrado e todas as equipes e carros estão em constante
evolução. Acredito que podemos ter um forte desempenho para
continuarmos na briga pelo campeonato. A distância para o primeiro
colocado não é grande, então um bom resultado em Norisring pode
nos deixar bem posicionados e nos recolocar na disputa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário