Depois de
encarar o então desconhecido traçado do Moscow Raceway, curitibano
estreia no belo e repaginado circuito Red Bull Ring, em Spielberg, na
Áustria e prevê uma rodada dupla bastante competitiva e apertada
neste fim de semana. Spielberg, será o palco da sexta etapa da
categoria principal da World Series by Renault, a Fórmula Renault
3.5, neste fim de semana (20 e 21).
O traçado
compreende 4.326 m e dez curvas e será um desafio a mais para os
pilotos do grid por conta dos trechos de média e alta velocidades.
Depois de ter feito sua estreia no Moscow Raceway, de onde saiu com
quatro pontos a mais no campeonato, Pietro Fantin parte para mais uma
nova experiência em sua carreira, uma vez que também vai debutar no
circuito austríaco, que já foi palco da Fórmula 1 em 25
oportunidades, entre 1970 e 1987, e depois, entre 1997 e 2003.
Aos 21
anos, o curitibano faz sua primeira temporada na World Series. Em um
ano de muito aprendizado, o piloto da Arden Caterham enfrenta as
dificuldades naturais de um novato em uma categoria de nível técnico
tão elevado, mas aos poucos vem conseguindo mostrar seu valor. Em
Moscou, há quase um mês, Fantin largou em 11º e terminou em oitavo
na segunda corrida do fim de semana. A missão para a etapa austríaca
é seguir acumulando experiência e, se possível, levar mais alguns
pontos para casa.
Mas
Pietro, assim como boa parte dos pilotos, entrará ‘no escuro’,
já que essa é a primeira vez que o circuito austríaco recebe a
categoria e são poucos os competidores do grid da World Series que
têm conhecimento do novo Red Bull Ring. Para isso, Fantin
intensificou sua preparação fazendo sessões de testes no simulador
de sua equipe. Depois de conhecer um pouco melhor o traçado, o
piloto brasileiro acredita que a rodada dupla prestes a ter início
será bastante apertada. Assim, um bom acerto do carro fará toda a
diferença ao longo dos próximos dias.
A etapa
deste fim de semana na Áustria antecede uma pausa de quase dois
meses na temporada. Depois do Red Bull Ring, os pilotos da World Series só voltam a se reunir a partir do dia 13 de setembro, quando
a categoria vai disputar sua sétima etapa no tradicional circuito de
Hungaroring, em Budapeste, Hungria. Pietro planeja aproveitar esse
tempo para ficar com sua família, nos Estados Unidos, mas também
pretende passar alguns dias no Brasil, onde seguirá com sua
preparação física e técnica até o retorno à Inglaterra, onde
vive atualmente.
Como de
praxe na temporada, a etapa disputada no Red Bull Ring começa nesta
sexta-feira (19), com a execução de dois treinos livres, com uma
hora de duração cada. No sábado, o cronograma compreende uma
sessão classificatória, que define o grid de largada da corrida 1,
que terá duração de 44 minutos mais uma volta. No domingo, a
programação é idêntica, ou seja, um treino classificatório e a
segunda e derradeira prova do fim de semana em Spielberg. A diferença
é que os 26 pilotos do grid terão de fazer um pit-stop obrigatório,
entre as voltas 5 e 17, situação que amplia o leque de estratégia
e pode deixar a disputa ainda mais movimentada.
Pietro
Fantin:
“Vai
ser uma pista nova para quase todas as equipes da World Series.
Somente alguns pilotos tiveram a chance de andar neste circuito novo,
que mudou um pouco em relação ao antigo traçado, então vamos
entrar um pouco ‘no escuro’. Mas realizei algumas sessões no
simulador da equipe, e não parece ser uma pista muito complicada.
Vai ser muito apertado lá. Então é preciso encontrar o melhor
acerto do carro para fazer a diferença. Meu objetivo na Áustria é
acumular o máximo de experiência e, quem sabe, somar mais alguns
bons pontos no campeonato”.
Fotos Dutch Photo Agency
Nenhum comentário:
Postar um comentário