quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fórmula 1, traz mais emoção as corridas com as novas regras...


A temporada 2011 da Fórmula 1, veio trazer mais emoção e "dor de cabeça" para equipes e pilotos. Com as novas regras vigentes este ano, como : asa traseira móvel, sistema de recuperação de energia cinética (KERS) e os novos compostos de pneus da fabricante italiana Pirelli, que veio com uma proposta de um maior desgaste e com isso aumentar o número de pit stop trazendo mais emoção e disputa por posições, parece que deu certo. Na última corrida disputada na Malásia, foram 56 ultrapassagens, um recorde, tudo isso por causa das novas regras que vem provocando discussões sobre essa nova fase da Fórmula 1.

A proposta de transformar a categoria ainda mais atrativa perante seus fãs pelo mundo, agradou alguns e à outros não, na verdade à Fórmula 1 ainda terá o domínio das equipes grandes, por mais que sejam feitas mudanças no regulamento. Com isso o trabalho dos engenheiros das equipes tornou-se um fator fundamental. Na última temporada, o domínio da equipe austríaca Red Bull foi espetacular, a equipe dos "touros vermelhos" teve o melhor carro e por consequência disto levou o título, tanto de equipe quanto de piloto, com o alemão Sebastian Vettel. Não quero tirar o mérito do campeão, pois acho que ele está em uma fase sensacional e é merecedor da posição.


Em 2011 a história se repete, nas duas primeiras corridas da temporada, o alemão atual campeão mundial, venceu de ponta a ponta, e em nenhum momento foi ameaçado, provando que ainda tem o melhor carro da F1. O modelo "RB7", da RBR, está sem dúvida acima de seus adversários, e mesmo com problemas no sistema KERS e um maior desgaste de pneus perante as outras equipes de ponta, é o carro com o melhor sistema aerodinâmico da temporada, prova disto é que "quase" todas as outras equipes estão "copiando" seu sistema de escapamento revolucionário.

O fato interessante é que mesmo com a mudança na regra do reabastecimento, que hoje não existe mais na F1, o número de paradas nos boxes tem aumentado e a diferenças entre as equipes grandes e as pequenas também. Talvez sem a presença das "pequenas" o número de ultrapassagens teria um queda considerável. As equipes HRT, Team Lotus e Marussia Virgin ainda estão longe do pelotão dianteiro e com poucos investimentos não sairão deste patamar. As novas regras ainda não fazem efeito sobre os times pequenos e vejo que mesmo com as mudanças, RBR, Ferrari e McLaren vão continuar seu passeio nas pistas.


É difícil fazer uma previsão para o restante do campeonato, até porque estamos praticamente no início da temporada. Na F1 tudo pode acontecer, vou torcer para que estes novos elementos da atual Fórmula 1, possam dar maior competitividade para "todas" as equipes e não só para RBR,Ferrari e McLaren, pois para quem gosta do automobilismo, é muito chato assistir corridas dominadas por um único piloto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário