segunda-feira, 4 de abril de 2011

Piloto brasileiro sofre grave acidente em Interlagos...

Na abertura da Copa Montana, categoria de acesso à Stock Car, o piloto Gustavo Sondermann  sofreu um grave acidente na curva do café, neste domingo 3 de Abril, no circuito de Interlagos, em São Paulo - Brasil.  Segundo o boletim médico oficial, o paulista de 29 anos chegou ao hospital São Luiz, com um quadro estável, mas teve complicações por causa do acidente e teve morte cerebral.

Não é o primeiro acidente fatal em Interlagos, nesta mesma curva do café em 2007 outro piloto brasileiro, Rafael Sperafico, que na época era companheiro de Sondermann na categoria Stock Light envolveu-se em um grave acidente vindo a falecer em decorrencia do mesmo.

Coincidência ou não, o acidente de ontem aconteceu na quarta volta da corrida, a pista estava completamente molhada por causa da forte chuva e a visibilidade era zero, analisando as imagens do vídeo da para perceber que a pick-up de Sondermann foi atingida por outros carros. O piloto Pedro Boesel, que vinha logo atrás acertou em cheio o carro de Sondermann, a pick-up teve toda sua parte traseira destruída. Boesel, quebrou a clavícula e ainda teve ferimentos na perna, mas segundo as últimas notícias seu estado de saúde é bom.


Essa foi a quinta morte na categoria Stock Car, é triste ver que o automobilismo brasileiro leva tantas vítimas fatais nas pistas do país, o problema da curva do café não é de hoje, pouca coisa foi feita no sentido de melhorias no circuito de Interlagos, a segurança dos carros da Stock já foi questionada por pilotos e equipes, até quando vidas serão ceifadas em decorrencia da organização de campeonatos brasileiros ? No automobilismo fatalidades sempre acontecem, este não será o último acidente neste esporte, mas sem dúvida se acontecer um acidente desta magnitude na F1 com certeza a pista de Interlagos ficaria  fora do calendário da categoria.

O jornalista Rodrigo Mattar, lembrou bem em seu blog, que em 2003 nesta mesma curva do café o piloto espanhol Fernando Alonso e o australiano Mark Webber em meio a um aguaceiro na corrida da Fórmula 1 tiveram uma forte batida. Agora as atenções serão voltadas a procurar um culpado, porque no Brasil primeiro é apontar o culpado depois esquecer do fato, este não é o momento de apontar o culpado é preciso que exista uma prevenção por lá, e digo isto mesmo não morando no Brasil há anos, mas sempre estou em contato com pilotos e jornalistas especializados nesta área, e pelos relatos de ambos a situação é triste !

Como todo apaixonado pelo automobilismo gostaria muito que tivesse mais segurança á  estes bravos pilotos, pais de família, irmãos, amigos que fazem do esporte uma profissão ou até mesmo um hobby, porque pelo que vejo ou leio essa CBD Confederação Brasileira de Automobilismo nada faz para mudar estes tristes acontecimentos. Até quando vamos contar nossos mortos nas pistas do Brasil ? Chega , basta ! Espero que o acidente de Gustavo Sondermann sirva de lição...
Foto do carro após acidente,  Felipe Vieira - Foto de Gustavo por João Gonçalves

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com você Rogerio, o automobilismo brasileiro tem que ser mais profissional, evitando assim mortes bobas como esta e as demais!

    Abraço.
    Altair Cordeiro

    ResponderExcluir