sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fórmula Nippon calendário provisório para 2011

Foi divulgado, o calendário provisório para a temporada 2011 da Fórmula Nippon. A lista com os nomes dos pilotos ainda não foi divulgada, mas em "breve", estarei postando por aqui. Aguardem !

Rod 1 Circuito de Suzuka 16 e 17 de Abril
Rod 2 Circuito de Motegi Twin 14 e 15 de Maio
Rod 3 Circuito de Autopolis 4 e 5 de Junho
Rod 4 Circuito de Fuji Speedway 16 e 17 de Julho
Rod 5 Circuito de Motegi Twin  6 e 7 de Agosto
Rod 6 Circuito de Sugo Sportsland 24 e 25 de Setembro
Rod 7 Circuito de Suzuka 5 e 6 de Novembro


Nos dias, 12 e 13 de Novembro, será realizada uma corrida especial no circuito Fuji Speedway

Fórmula Nippon - Kohei Hirate


Hoje o post é para falar da Fórmula Nippon, no vídeo, o piloto japonês Kohei Hirate, da equipe Mobil 1 Team Impul, explica um pouco sobre como funciona  um carro da Fórmula Nippon. O carro que chega a velocidade de até 320 km/h na reta do circuito de Fuji Speedway , tem motor Toyota e no final da reta a "força G" chega ser de 4 vezes. 

O piloto, que é um das promessas da categoria, conta também como é as mudanças de marcha, e brinca um pouco quando fala das dores nos dedos por causa dessas mudanças. Para quem não acompanhou a temporada 2010, o brasileiro João Paulo de Oliveira, companheiro de equipe de Hirate, foi o campeão.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

F1 Ferrari, chassi do carro de 2011 passou no Crash Test...


A imprensa italiana, afirmou que o novo chassi do carro da equipe Ferrari passou nos testes de colisão, segundo relatos , observadores oficiais da FIA estiveram presente nos testes nos arredores de Milão.

O Crash Test, é obrigatório para todas as equipes, o sucessor do F10 tem diferenças fundamentais, a equipe de design da Ferrari, é liderada por Aldo Costa. Mesmo apresentando algumas rachaduras na superfície o resultado foi bom.

Novos materiais foram usados na construção do monobloco, ainda serão feitos novos testes antes da estreia do carro em Janeiro.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

F1 Red Bull , não negou a possibilidade de desenvolver seu próprio motor

 
O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, não negou que há uma possibilidade de desenvolver um  motor da sua própria marca Red Bull no "futuro".

Porém, expecula-se que uma parceria com a Volkswagen, seria algo mais provável, lembrando que à montadora alemã , já demonstrou interesse em ser uma das fornecedoras da Fórmula 1.

Com as novas regras sobre os motores para a temporada 2013, muitas novidades nesta área estão por vir , à equipe RBR, já deixou claro para o público que gostaria de trocar o atual motor Renault, pelo da Mercedes.

"Estamos de prontidão para uma parceria interessante. E mesmo a ideia de desenvolver o nosso próprio motor, eu acho que não é mais um absurdo", afirmou Dietrich Mateschitz, proprietário do time.

Para Christian Horner, "é importante deixar todas as opções em aberto. Esse tem sido o esforço do Sr. Mateschitz. Com a sua visão, tudo é possível", disse o dirigente ao site austríaco "laola1.at".

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Kazuki Nakajima "o retorno"


O piloto japonês Kazuki Nakajima, ex-piloto de Fórmula 1, anunciou hoje em seu blog oficial que em 2011 voltará a correr no Japão. Após os teste na Fórmula Nippon e Super GT o jovem piloto disse que retornará a seu país para disputar as duas categorias.

Havia "rumores" que Nakajima, correria na categoria GT300, mas o piloto anunciou hoje que disputará a GT500, que é a "elite" do campeonato da Super GT, onde as montadoras Nissan, Toyota e Honda entre outras tem um maior investimento no Japão. 

Nakajima não corre em um campeonato no Japão desde 2005, o ex-piloto da equipe Williams na F1, foi muito bem nos testes da Fórmula Nippon no final do mês de novembro, ele conseguiu o terceiro melhor tempo do dia, andando à frente de veteranos pilotos da F-Nippon.

Nos testes no circuito de Fuji Speedway, pela equipe Petronas Tom's, Nakajima demonstrou que aprendeu rápido e foi muito elogiado por toda a equipe Tom's. Ainda não foi anunciado em qual equipe Nakajima vai correr nas duas categorias.  

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Enjoy Cup no Toyota Ishino Circuito


Realizado neste último domingo, 26 de Dezembro, no circuito de Ishino na cidade de Toyota, província de Aichi-ken, a Enjoy Cup, etapa brasileira do campeonato de kart, organizada pela equipe Kart For Life , a corrida teve a participação de 10 pilotos na categoria motor PRD 100cc , 8 deles brasileiros. A vitória nas duas baterias foi do piloto japonês Yoshi Adaniya que não teve nenhum problema durante toda a prova.

O pole position Adriano Marques, teve problemas mecânicos na volta de apresentação, abandonando a primeira prova. Na bateria final a segunda colocação foi bem disputada entre os pilotos Renato Dobashi e Adriano Marques. Os dois pilotos veteranos foram os destaques da prova, Adriano que largou em último lugar na final, chegou em terceiro lugar.

Renato Dobashi, largou na bateria final em segundo, mas teve problemas na largada caindo para a última posição, em uma corrida de recuperação superou quase todos os adversários chegando em segundo lugar.

O evento Enjoy Cup foi realizado em conjunto com o campeonato japonês disputado no Ishino Circuito.

Segue o resultado final da categoria PRD 100cc :

1 – Yoshi Adaniya (JPN)
2 – Renato Dobashi
3 – Adriano Marques
4 – Danilo Bucci
5 – Ricardo Matsumoto
6 – Alberto Akira
7 – Tadahiro Ogawa (JPN)
8 – Júlio Sakamichi
9 – Ewerton Hirose
10  Ricardo Bruce
Fotos Rogério Lima e Daniel Gimenes

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sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O cartão de Natal da RedBull...


A Red Bull Racing, com seu tradicional bom humor, enviou seu Cartão de Natal, desta vez com uma mensagem "Santa is Faster Than You…Please Confirm You Understand This Message!  traduzindo "Papai Noel está mais rápido que você… Por favor, confirme que você entendeu esta mensagem". Brincadeira à parte, serviu para dar um recado ao mundo sobre o incidente entre os pilotos da Ferrari no GP da Alemanha.

Naquele Grande Prêmio, a equipe italiana enviou uma mensagem pelo rádio ao piloto brasileiro Felipe Massa, avisando que atrás dele o espanhol Fernando Alonso estava mais rápido, Massa acabou deixando seu companheiro fazer a ultrapassagem.



O chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone, também enviou seu humorado Cartão Natalino, que mostra os pilotos da equipe RBR e o chefe Christian Horner jogando uma moedinha para decidir quem seria o primeiro piloto da RBR na reta final do campeonato.

Imagens site Formulauk

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

F1 Sauber Team


Na Sauber F1 Team, os preparativos para o início do novo ano estão em plena atividade. A equipe do diretor técnico James Key, está trabalhando com o novo Sauber C30-Ferrari. O piloto mexicano Sergio Perez, fez o molde para a fabricação do banco do carro no dia  22 dezembro e Kamui Kobayashi hoje , um dia antes da véspera de Natal.


Sergio Perez vai passar o Natal com sua família no México, antes de ele se mudar para a Suíça, em Janeiro. Kamui Kobayashi vai passar as férias no Japão.


E no dia 31 de Janeiro 2011 será lançado o C30, em Valência.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Carlos Burza "e a paixão pelo automobilismo"


E o entrevistado desta vez é o piloto Carlos Burza, advogado, casado e pai de uma filha. Burza que corre na categoria Itaipava  GTBR4, com seu Ginetta G50 e tem como parceiro de equipe o piloto Leonardo Burti, possui ainda um escritório de advocacia com seu amigo e sócio, o piloto Marçal Mello.

Carlos Burza, aprendeu a dirigir muito cedo, sua paixão pelo automobilismo vai além das corridas, gosta de restauração de veículos e dos passeios de carro com os amigos. Fã de Jim Clark, Emerson Fittipaldi entre outros, ele conta aqui hoje um pouco de sua história. 

Quando e como surgiu o seu interesse pelo automobilismo ?

Para dizer a verdade, nem me lembro quando comecei a me interessar por automóveis, de tão antiga que é essa paixão (risos). Desde muito cedo eu já folheava as revistas de automóvel que meu pai e meus irmãos compravam. Além disso, ia sempre aos salões de automóvel e curtia muito os passeios de carro com meu pai. Sempre que passava alguma corrida pela TV eu assistia. Era fã do Jim Clark e depois do Emerson e do Moco.

O amigo e sócio Marçal Mello, foi uma pessoa decisiva na sua carreira de piloto ?

Em 1996, finalmente consegui fazer o curso de pilotagem do Beto Manzini. Por coincidência foi o ano em que conheci o Marçal. Éramos adversos em uma causa e acabamos por reconhecer o trabalho de um e do outro. A partir de então, após a solução daquele processo, passamos a dividir vários casos e em 1999, nos tornamos sócios. A paixão pelo automobilismo, por parte dele, acredito que começou perto desta época e acabamos por comprar nosso primeiro kart ainda em 99. Daí para a frente, caminhamos, senão juntos, muito próximos. Em 2004 compramos um Aldee Spyder, que temos até hoje. Nunca corremos oficialmente, usávamos só para treinos em Interlagos. Em 2002 comprei um Porsche 911 Carrera, 1995 e passei a freqüentar os eventos do Porsche Club. Uma semana após eu comprar meu Porsche o Marçal comprou uma Ferrari 348 e então começou a saga dos passeios em estradas, que fazíamos juntos. A diferença era que eu chegava ao final e ele parava com o carro quebrado (LOL). Acho que nos influenciamos reciprocamente nesse tempo todo. Hoje a maior parte das decisões que são tomadas frente à equipe, vêm depois de muita conversa nossa.


Você encontrou muitas dificuldades em pilotar um carro com direção do lado direito ?

A direção do lado direito não me causou nenhum problema, desde o início. Mudam algumas referências, porque as curvas para esquerda parecem que são mais largas e você mantém as referências das outras que são para a direita. Acho que foi uma experiência muito rica que me tornam apto para dirigir qualquer carro de turismo em qualquer ocasião. Nunca errei o lado de entrada no carro (risos).

Você disputou grande parte do campeonato da Itaipava GT sozinho, porque buscou um parceiro nas etapas finais ? E como é correr em dupla ?

Porque o Marçal me encheu o saco para correr com alguém. Disse que eu nunca ganharia uma prova sozinho e que precisávamos mostrar bons resultados com a vinda dos Ginettas. Aliado a isso, eu terminava as provas muito cansado e nem percebia. Só quando via os dados de troca de marcha que puxávamos da ECU é que comecei a ver que os erros ficavam mais freqüentes no final das provas. Então chamei o meu amigo Leonardo Burti para correr comigo. Sempre gostei do estilo dele dirigir, desde o tempo dos karts. Com isso, estou aprendendo mais rápido porque posso contar com alguém que conversa comigo sobre o modo de guiar e acertar o carro, além do que já fazia com o Manelão e com os filhos dele. Gosto de discutir a forma de guiar e acertar o carro, quase tanto quanto pilotar e isso faltava na equipe.


Como foi trocar a Maserati por um Ginetta, você acha que o G50 vai conquistar seu lugar entre seus concorrentes mais famosos ai no Brasil ?

A Maserati é um carro muito bom e ter começado a carreira  com ela foi muito gratificante. Tem uma potência incrível, um barulho maravilhoso. Ainda vai dar muito trabalho nos próximos anos. No entanto, resolvemos que para dar ânimo à categoria, precisávamos trazer algo novo e o escolhido foi o Ginetta. Achamos que seria o melhor custo/benefício e era um carro de corrida legítimo. Acertamos. O carro revelou-se ser excelente, tanto no acerto como na pilotagem. Não tem controle de tração e não tem ABS, fazendo com que a gente tenha que apurar o modo de pilotar. O que de início parecia ser um carro dócil, mostrou que você tem que trabalhar para que ele premie o piloto com um tempo baixo de volta. Falta potência, são só 325 HP, mas contorna muito, a ponto de termos ganho 3 corridas neste ano. Acho que o Ginetta já conquistou seu lugar aqui nas terras tupiniquins, até porque é o único carro GT4 legítimo e homologado pela SRO. Já tem até torcida!

Você recebeu uma homenagem dos fãs em um vídeo na Internet, o que achou ?

Essa homenagem foi emocionante. Eu sabia que iam fazer pro Marçal, mas não esperava que dedicassem algo para mim. É uma experiência nova e gratificante para mim. Nunca tive fãs. Aí você corre, no meu caso há dois anos, e vai conquistando a atenção das pessoas, sem saber. Quando eu ganhei as corridas de Curitiba neste ano, junto com o Burti, as pessoas saiam de todos os lugares para me cumprimentar. Muitos mecânicos, até de outras equipes vieram me abraçar, pilotos, público, foi realmente inacreditável. Gente que você não imagina que torça para você. A impressão que eu tive, é que eu tinha ganho na geral, tal foi o número de pessoas que foram ao meu encontro me cumprimentar e abraçar. No caso da homenagem, foi tudo orquestrado pelos amigos do Twitter, amigos novos mas todos muito queridos

Quais foram seus melhores resultados na categoria Itaipava GT ?

No ano passado, ainda correndo com o Samuel Melo, irmão do Marçal, fui terceiro em Curitiba, debaixo de muita chuva, chegando a cinco segundos do Cleber e do Edu Guedes, depois de cair para último lugar. Para mim foi uma vitória. Depois em Londrina estava andando em 2º quando a correia do motor quebrou, mas ainda assim chegamos em sexto. No Rio fomos sexto, com o carro pegando fogo nos freios.

Neste ano, os resultados vieram sobretudo com a chegada dos Ginetta. Mas houve um 5º aqui em São Paulo, com a Maserati, onde corri só. Depois no Velopark, já com o Burti fomos segundo na segunda prova, tivemos as duas vitórias em Curitiba, um terceiro em Interlagos e um quarto também em Interlagos.


Você se cobra muito na carreira de piloto ?

Eu nunca pensei numa carreira de piloto. Eu sou advogado. É isso que sei fazer de melhor e é daí que tiro o meu sustento. Não ganho dinheiro como piloto. No entanto as cobranças sempre vêm e aquelas que vêm de você mesmo são as mais cruéis. Nunca vou bem em classificações , em parte por causa disso. Perco a pouca concentração que tenho pensando em fazer um tempo bom e acabo errando. Mas estou trabalhando isso e vou melhorar.

Você tem uma grande empresa como patrocinadora, foi fácil conseguir este apoio ?

Eu e o Marçal somos advogados da Krones Do Brasil Ltda. Que é fornecedora de máquinas para cervejarias. Assim, conhecemos o pessoal da Petrópolis e os dois grupos juntos nos deram a honra e a fantástica oportunidade de participarmos dos Campeonatos de turismo de 2008/2009/2010 e se Deus quiser, outros mais virão como fruto dessa união.

Qual é o circuito brasileiro que mais gostou de correr ?

Conheço poucos circuitos. Mas gosto muito de Curitiba e Londrina. No ano que vem vamos conhecer outros circuitos e aí eu te falo com mais conhecimento.

Hoje você está em uma categoria das mais importantes do automobilismo nacional, passou por você a ideia de abandonar tudo por conta de algum obstáculo ?

Não penso em abandonar o automobilismo. Mas não conseguiria ir adiante sem os patrocinadores. Enquanto estes quiserem que eu corra, continuarei na Itaipava GT Brasil. Pois piloto por gosto. Tenho imenso prazer em correr e é a realização de um sonho de criança. Felizmente não tive obstáculos que me impedissem de correr, como alguma doença, por exemplo. Minha esposa e minha filha me apoiam sempre, enfim, enquanto for abençoado com a oportunidade de correr, vou continuar atormentando o pessoal nas pistas. (risos).


Quais os principais requisitos para se tornar um piloto da categoria Itaipava GT e quais são seus planos para 2011 ?

Os principais requisitos para correr na GTBR, são os já conhecidos dos leitores. Em primeiro, gostar de correr. Obter um carro e uma equipe que cuide bem dele e do piloto. Condições financeiras de suportar o esporte, condicionamento físico e saúde suficiente para o esforço físico (que não é pouco), apoio da família e dos amigos. Para 2011 penso que a grande meta é a disputa do Campeonato. Penso ter chegado a um nível no qual já posso, sem falsa modéstia, em perseguir este objetivo. Além disso, conto com tudo aquilo que já falei no parágrafo anterior, mais a experiência adquirida nesses três campeonatos disputados.

Você está a quanto tempo no micro-blog twitter e o que acha desta ferramenta de interação como os fãs ?

Não sei exatamente, mas devo estar no twitter, por volta de uns 10 meses. Acho uma ferramenta útil, pra diversão, estabelecer contatos de negócios e até achar pessoas.

Qual o recado que você dá, para quem quer começar no automobilismo ?

O principal, para quem realmente gosta de automobilismo é persistir. Praticar quando puder, com o que aparecer; escolinha, kart de aluguel, speed 1600, fórmula classic, até corrida de cortador de grama. Aprenda, lendo, com outros pilotos, com mecânicos, prestando atenção em detalhes das corridas que assiste, etc. Corra atrás das oportunidades, sempre e não desista nunca.

Para encerrar, vale destacar um fato interessante entre os pilotos da equipe Krones, a “amizade e o companheirismo” de ambos, nos dois setores de atuação, tanto na carreira de advogados quanto nas pistas, o que é cada vez mais raro de se ver nos dias de hoje. E que o sonho é uma questão de persistência e determinação não importa a idade. Gostaria de agradecer ao "Gentleman driver " Carlos Burza pela entrevista exclusiva. Domo Arigato Gozaimashita !

F1 Renault-Lotus renova contrato de Petrov


A equipe Renault-Lotus, anunciou nesta quarta-feira, a renovação do contrato do piloto russo Vitaly Petrov, ele ficará no time até o fim da temporada 2012.

Gérard Lopez, presidente da equipe, elogiou o piloto e disse : "a Rússia está se abrindo para a F1, nos últimos meses, nós estabelecemos ligações com esse país e com algumas de suas mais fortes empresas".

Petrov, que substituiu o brasileiro Nelson Piquet Jr, ainda em 2009 , viveu este ano uma temporada de altos e baixos, em algumas provas demonstrou ser veloz e competitivo, mas com pouca experiencia cometeu muitos erros e se envolveu em acidentes desnecessários. Com mais esta confirmação, o número de vagas em aberto para a próxima temporada é de apenas 4 vagas.

Force Índia e Hispania ainda não confirmaram suas duplas de pilotos.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

F1 Marussia Virgin, anunciou o belga Jérôme d'Ambrosio...


Nesta terça-feira foi anunciado oficialmente o piloto belga Jérôme d'Ambrosio para ser o companheiro de equipe do alemão Timo Glock na (Marussia Virgin). Ele substituirá o brasileiro Lucas di Grassi que disputou a temporada 2010 da F1.

O belga Jérôme d'Ambrosio, de 25 anos, já havia participado de alguns treinos livres durante este ano e, participou dos testes para jovens pilotos em Abu Dhabi. Segundo a equipe, d'Ambrosio impressionou o time mostrando velocidade e as observações técnicas sobre o desempenho do carro.

O piloto que disputava a categoria GP2, chega a (Marussia Virgin) com apoio da Gravity Sport Management e começará a testar o novo carro no início de fevereiro em Valência.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

5º Desafio das Estrelas - Kart (Prova2)


Bia Figueiredo, a única mulher no grid  do Desafio Internacional das Estrelas de Kart, disputado no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis - SC - Brasil, venceu a segunda bateria da prova, neste domingo.

Largando da décima primeira posição, a piloto que corre na Indy Car (EUA), ultrapassou um a um de seus adversários, aplaudida de pé pelo público presente recebeu a bandeirada final.

Bia Figueiredo, busca uma vaga na Fórmula Indy para 2011, e neste domingo deu um show no Kartódromo de Floripa, deixando para trás famosos pilotos da F1, como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Jaime Alguersuari entre outros.

Barrichello, que foi o oitavo colocado na prova de sábado, largou na pole na corrida de domingo, conseguiu manter a liderança na largada, mesmo com uma forte pressão dos pilotos, Vitor Meira e Marcos Gomes. Rubinho travou uma excelente corrida com ambos, mas logo atrás deles o espanhol Jaime Alguersuari da (Toro Rosso) partia para cima dos pilotos brasileiros  ultrapassando todos eles, assumindo a ponta da corrida.

Mas o dia não era do espanhol , Barrichello voltou a pressionar o piloto da (Toro Rosso)  recuperando a ponta, foi quando a piloto Bia Figueiredo, começou sua reação, chegando logo ao pelotão da frente, depois de duas tentativas de ultrapassagens sobre Barrichello, ela finalmente conseguiu assumir a liderança e vencer a prova.

Barrichello chegou na segunda posição, na soma dos resultados das duas provas, um empate no número de pontos entre quatro pilotos, Lucas di Grassi, Barrichello, Massa e Bia Figueiredo, como a prova de sábado valia mais pontos, o piloto da (VRT) Lucas di Grassi levou o título do Desafio das Estrelas, mesmo não tendo completado a    bateria.

Felipe Massa foi o vice-campeão, seguido de Barrichello em terceiro e Bia em quarto. O piloto João Paulo de Oliveira, campeão da Fórmula Nippon chegou na sétima posição na corrida de domingo.

Segue o resultado final da  bateria do Desafio das Estrelas :

1 - Bia Figueiredo (Fórmula Indy) - 28 voltas em 26m16s166
2 - Rubens Barrichello (Fórmula 1) - a 1s361
3 - Felipe Giaffone (Fórmula Truck) - a 2s275
4 - Tony Kanaan (Fórmula Indy) - a 2s717
5 - Marcos Gomes (Stock Car) - a 3s419
6 - Allam Khodair (Stock Car) - a 4s789
7 - João Paulo de Oliveira (Fórmula Nippon) - a 5s556
8 - Jaime Alguersuari (ESP/Fórmula 1) - a 6s295
9 - Leonardo Nienkotter (Trofeo Linea) - a 8s170
10 - Ricardo Zonta (Stock Car) - a 8s679
11 - Felipe Massa (Fórmula 1) - a 9s046
12 - Vitor Meira (Fórmula Indy) - a 9s109
13 - Enrique Bernoldi (FIA GT) - a 9s790
14 - Thiago Camilo (Stock Car) - a 10s525
15 - Xandinho Negrão (Stock Car) - a 12s078
16 - Max Wilson (Stock Car) - a 15s628
17 - Ricardo Maurício (Stock Car) - a 16s008
18 - Luciano Burti (Stock Car) - a 16s228
19 - Helio Castroneves (Fórmula Indy) - a 18s891
20 - Bruno Senna (Fórmula 1) - a 22s225
21 - Alberto Valério (GP2) - a 24s538

Foto : Duda Bairros - Divulgação

domingo, 19 de dezembro de 2010

Motorsport - モータースポーツ - Video Sensacional



Hoje assisti este vídeo no facebook do meu amigo Paulo Alexandre , achei sensacional e não poderia deixar de compartilhar aqui. Assistam até o final, com destaque para o choro do piloto Ayrton Senna, em uma das cenas...

5º Desafio das Estrelas - Kart (Prova1)


Lucas di Grassi, venceu a primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas, disputado no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis - Brasil. O piloto que também foi um dos projetistas da pista , assumiu a liderança da corrida após ultrapassar o pole Antônio Pizzonia.

Felipe Massa terminou a prova na segunda posição, após se aproveitar da manobra de Lucas di Grassi para superar Pizzonia que chegou em terceiro.

Rubens Barrichello, que chegou a ficar na segunda posição durante a prova, perdeu rendimento por causa de um defeito no banco de seu kart.  A segunda bateria será disputada neste domingo, às 11 horas (Brasília) 22:00 horas horário do Japão.

O piloto João Paulo de Oliveira, que corre na SuperGT e atual campeão da Fórmula Nippon, chegou na décima quarta colocação.

Segue o resultado final da 1º  bateria (Top10) :

1 - Lucas di Grassi (Fórmula 1) - 28 voltas em 26m11s874
2 - Felipe Massa (Fórmula 1) - a 2s017
3 - Antonio Pizzonia (Stock Car) - a 2s372
4 - Jaime Alguersuari (ESP/Fórmula 1) - a 3s579
5 - Tony Kanaan (Fórmula Indy) - a 4s178
6 - Marcos Gomes (Stock Car) - a 4s323
7 - Vitor Meira (Fórmula Indy) - a 8s246
8 - Rubens Barrichello (Fórmula 1) - a 8s449
9 - Luciano Burti (Stock Car) - a 8s712
10 Allam Khodair (Stock Car) - a 9s123

sábado, 18 de dezembro de 2010

5º Desafio Internacional das Estrelas - Kart


O piloto amazonense Antônio Pizzonia, liderou o primeiro treino livre para o Desafio Internacional das Estrelas de Kart, disputado na noite de ontem no kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis. Pizzonia, que corre na categoria Stock Car, conseguiu o tempo de 56s814 , a nova pista construída para o evento deste ano tem 1.200 metros e foi desenhada pelos pilotos, Felipe Massa da (Ferrari) e Lucas di Grassi da (VRT).

Felipe Massa, que é um dos organizadores do evento, conseguiu o quinto tempo, Lucas di Grassi foi o sexto e Rubens Barrichello da (Williams) foi apenas o 11º.

Um dos destaques deste treino, foi o piloto brasileiro João Paulo de Oliveira, campeão da Fórmula Nippon 2010, JP ficou na terceira posição, com o tempo de 56s958, cinco milésimos de segundo mais lento que Thiago Camilo o segundo colocado.

No evento deste ano, o único estrangeiro presente ao Desafio de Kart, é o piloto espanhol Jaime Alguersuari da (Toro Rosso) que no treino de sexta-feira foi o 17º. Em 2010, o piloto alemão Michael Shumacher que já foi campeão do Desafio não participará.

Os pilotos voltam à pista na tarde deste sábado, para os treinos livres e classificatórios. A corrida será dividida em duas baterias, uma na noite de sábado às 21:30 horas, horário de (Brasília), 08:30 horas de domingo aqui no Japão. A segunda bateria acontecerá neste domingo, às 11 horas, horário de (Brasília) 22:00 horas horário do Japão.

O Desafio Internacional das Estrelas, tem como objetivo unir o esporte a uma grande ação social, toda a arrecadação com as vendas dos ingressos será revertida para instituições de caridade.

Confira os melhores tempos do 1º treino livre para o Desafio das Estrelas:

1 - Antonio Pizzonia (Stock Car) - 56s814
2 - Thiago Camilo (Stock Car) - 56s953
3 - João Paulo de Oliveira (Fórmula Nippon) - 56s958
4 - Vitor Meira (Fórmula Indy) - 57s006
5 - Felipe Massa (Fórmula 1) - 57s036
6 - Lucas di Grassi (Fórmula 1) - 57s049
7 - Christian Fittipaldi (Stock Car) - 57s054
8 - Leonardo Nienkötter (Trofeo Linea) - 57s126
9 - Marcos Gomes (Stock Car) - 57s158
10 - Felipe Giaffone (Fórmula Truck) - 57s296
11 - Rubens Barrichello (Fórmula 1) - 57s297
12 - Enrique Bernoldi (FIA GT) - 57s351
13 - Cacá Bueno (Stock Car) - 57s361
14 - Max Wilson (Stock Car) - 57s367
15 - Luciano Burti (Stock Car) - 57s374
16 - Popó Bueno (Stock Car) - 57s464
17 - Jaime Alguersuari (ESP/Fórmula 1) - 57s477
18 - Ricardo Zonta (Stock Car) - 57s524
19 - Xandinho Negrão (Stock Car) - 57s528
20 - Bia Figueiredo (Fórmula Indy) - 57s541
21 - Allam Khodair (Stock Car) - 57s620
22 - Tony Kanaan (Fórmula Indy) - 57s720
23 - Bruno Senna (Fórmula 1) - 57s746
24 - Ricardo Maurício (Stock Car) - 57s814
25 - Alberto Valério (GP2) - 58s206
26 - Helio Castroneves (Fórmula Indy) - 58s208
27 - Marcos Pasquim (VIP) - 59s063

Foto divulgação - Fonte EuroSports

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nanbei Drift Style Soukoukai - Mikawa Motorland - Slide Show


Olá amigos e leitores deste blog, fiquei devendo para vocês as fotos do evento realizado no circuito de Mikawa Motorland, hoje consegui organizar um pouco as postagens. Para quem curti o Drift , mais um vez a organização da Nanbei deu um show ! Confira as imagens da equipe do Portal Nippon. E desculpem o atraso...


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Kamui Kobayashi em evento para as crianças...


O piloto japonês Kamui Kobayashi, realizará um evento voltado para as crianças no dia 15 de Janeiro, no circuito de Suzuka, província de Mie-ken. Kamui deverá ainda participar de um talk show, passeio de ônibus com as crianças e interagir com o público mirim e membros de seu fã clube oficial na preparação da tradicional  sopa de misô.

O evento será, das 11:00 as 17:00 horas, em entrevista a imprensa japonesa, Kamui disse que adora seu público infantil e que os pais devem se esforçar para realizar o "sonho das crianças". Além disso, 50 membros do fã clube, "Kochira-chan  Fãs",  terão a oportunidade de tirar fotos com o piloto.

Toro Rosso vai lançar seu novo carro em Fevereiro...


A Equipe Toro Rosso, confirmou nesta sexta-feira, que o seu carro para 2011 será lançado no primeiro dia dos testes de inverno.

Um porta-voz da equipe, disse no começo deste mês,  que o STR6 estava programado para ser testado em Valência no dia 1º de fevereiro.

A notícia foi confirmada com um comunicado nesta sexta, revelando que o carro será apresentado pela primeira vez às 9h (horário local) 16:00 horas horário do Japão. A equipe ainda não anunciou a dupla de pilotos para 2011, mas muito provável que os pilotos Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari continue no time italiano.

トロ・ロッソは、2011年F1マシンSTR6 を冬季テスト初日となる2月1日に発表することを認めた。

今月初め、トロ・ロッソのスポークスマンは、STR6が2月1日のバレンシアテスト初日に走行する予定だと述べていた。


17日、トロ・ロッソはリリースを発表。2月1日の現地時間9時頃(日本時間16時)にSTR6を初披露することを認めた。

トロ・ロッソはまだ2011年のドライバーラインナップを発表していないが、セバスチャン・ブエミとハイメ・アルグエルスアリが引き続きレースドライバーを務めるとみられている。

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

F1 video exibido na cerimônia de Gala da FIA...

Durante a festa de encerramento da temporada 2010 da Fórmula 1 , foi exibido um vídeo, com os melhores momentos da temporada. No vídeo, trechos com cenas de carros do passado, uma homenagem aos 60 anos da categoria mais famosa do automobilismo mundial.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ginettas


A fábrica das Ginettas foi, fundada em 1958 pelos irmãos Walklett na Inglaterra e hoje é dirigida por Lawrence Tomlinson, um experiente piloto de corridas. O primeiro carro criado pela empresa não foi para produção e recebeu o nome de G1, feito com base no modelo Woolseley Hornet também britânico. Um dos mais famosos modelos da Ginetta foi, o G4 equipado com motor Ford, o qual  fez sucesso em  eventos como o "Racing Car Show" de 1961.


Outros modelos foram lançados até 1989, com destaque para o G15 Imp, um coupé em fibra de vidro. Mas a companhia foi vendida para um grupo Internacional comandado por Martin Phaff. A partir daí, passaram  a ter destaque os modelos, G20 e o G33, sendo este último equipado com um  motor V8, que chega de 0-60mph em 5 segundos. Em 2005, a LNT Automotive, comprou a fábrica e Lawrence assumiu o comando, adquirindo em 2010 a Farbio, então o super-carro Farbio GTS tornou-se Ginetta F400.


As competições com Ginettas são muito populares na Inglaterra. Em 2003 foi criada, por exemplo, a "Junior Ginetta Championship" para pilotos de 14 a 16 anos. Há também a Ginetta Challenge para Seniors, na qual existem regras para modificações dos veículos, correndo nessas categorias a Ginetta G20 com motor Ford Zetec com 1800cc. Outro modelo que faz sucesso nas competições é o G50, que possui variações como G50 Cup e G50 GT4, com pequenas diferenças entre eles. Este modelo foi lançado na ocasião do aniversário de 50 anos da marca em 2008.


A G50 com 3,5L,  um motor Ford V6 de 300cv, é utilizada nas competições pelo mundo, inclusive no Brasil , na categoria GTBR4 da Itaipava GT pelos pilotos Carlos Burza e Leonardo Burti, carro (81) e Marçal Melo e Willian Freire carro (82). No próximo ano serão lançadas opções para modificações das partes dos sistemas das G50 e também no Salão de Birmigham a G55 com 3,7 L e 375cv de potência.


Fotos e Texto - por Kátia Hashimoto - Fonte  www.ginettacar.com

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sebastian Vettel recebe mais um prêmio...


O alemão Sebastian Vettel, recebeu o prêmio por ter sido o campeão da temporada 2010 da Fórmula 1,  a cerimônia de gala da FIA, foi realizada em Mônaco, na última sexta feira , consagrando o jovem piloto da equipe RedBull. Christian Horner, chefe da RBR, recebeu o troféu pelo título do mundial de construtores. 

Vettel disse: "Esta é uma noite incrível para mim e a RBR. Estou emocionado por estar aqui e receber o troféu do Mundial de Pilotos, algo que sonhei desde que comecei a pilotar".

Fernando Alonso (Ferrari), recebeu o prêmio pelo vice-campeonato e Mark Webber (RBR) , levou o prêmio de terceiro lugar do mundial deste ano.


Além disso, o francês Sebastien Löeb, hexacampeão da WRC, recebeu o troféu da temporada 2010, Cho Yung Chung, recebeu o prêmio melhor promotor de eventos, que foi o primeiro Grande Prêmio da Coréia do Sul.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Xtreme Racing Drift Takai - Final Round


Amanhã na cidade de Suzuka, província de Mie-ken, será realizada a última etapa do Xtreme Racing Drift Taikai, evento organizado por Júlio Neguinho, as competições terão início as 9:00 horas no circuito de Suzuka Twin Circuit, além do drift , racha de som e corrida de aderência, pela primeira vez este ano dentro do campeonato da Xtreme, terá a participação de karts. Os juízes do evento serão os pilotos da D1, liga profissional de Drift do Japão, Orido Manabu e Suzuki Manabu.

Para quem não assistiu as duas outras etapas é só clicar em  : Xtreme Rod 1 e Xtreme Rod 2

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Marçal Melo "Um Samurai das pistas brasileiras"


Hoje vou falar sobre o piloto brasileiro Marçal Alves Melo, o paulista que corre na categoria GTBR4 do campeonato ItaipavaGT,  casado com Simone que  foi sua primeira namorada, os dois se conheceram quando Marçal tinha 15 anos e estão juntos há 28 . Pai de duas filhas, Juliana e Gabriela, Marçal é advogado de profissão, formou-se em 1990 e hoje divide um escritório em São Paulo com seu sócio e também piloto Carlos Burza.

Conheci Marçal Melo este ano através do micro-blog twitter, e de lá pra cá estamos sempre em contato , antes da etapa final da ItapaivaGT disputada em Interlagos - São Paulo, convidei Marçal para uma pequena entrevista e prontamente ele me atendeu, depois que fiz uma matéria no blog sobre a categoria brasileira, recebi vários e-mails de seguidores do blog e do twitter interessados em mais noticias sobre a categoria. Aqui no Japão muitos nunca tinham ouvido falar do campeonato, tanto brasileiros, quanto japoneses que me seguem lá no micro-blog.

Partindo deste principio, gostaria de contar aqui um pouco da história deste grande piloto, que para mim tem sido uma alegria muito grande em ser seu amigo "virtual". No twitter  vejo que Marçal sempre está bem humorado e respondendo aos mentions que são enviados a ele, e olha que ele não responde só os "famosos" ou "jornalistas figurões" , na medida do possível e diferentemente de muitos pilotos "famosos" que raramente responde a um fã , Marçal trata seus "seguidores" com extrema cordialidade. 


Talvez por estes motivos ele  tem recebido um apoio muito grande de seus fãs espalhados pelo Brasil, que acompanham de perto o campeonato. O piloto sempre faz sorteios entre seus seguidores no twitter. Segue abaixo nosso bate-papo.

Há quantos anos você está na categoria GTBR4 ?

Marçal : A GTBR4 foi criada este ano no Brasil, então somos todos estreantes na categoria, iniciamos o ano correndo de Maserati e adquirimos a Ginetta no meio da temporada.

O que mais gosta de fazer além de correr e qual o seu Hobby ?

Marçal : Além de correr adoro correr ! Meu Hobby é assistir e colecionar filmes. 

Já sofreu algum acidente grave nas pistas eu fora dela ?

Marçal : Sofri um acidente grave no kart quando capotei e quebrei a clavícula.

Tuiteiro assumido ?

Marçal : Estou no twitter à 12 semanas, é um vício ! kkkk ! Assumo !


Quando surgiu o apelido "Tio Urso" ?
 
Marçal : O apelido "Tio Urso" é incrível, minha família já me chamava de urso antes, mas nunca tinha contado nada para ninguém, até que um dia um rapaz me chamou de "Tio Urso" do nada e pegou.

Recentemente você visitou a fábrica da Ginetta, o que achou ?

Marçal : Fomos na fábrica da Ginetta no inicio do ano quando compramos os carros, agora no retorno percebemos uma grande evolução e crescimento, inclusive com a criação do departamento de motores.

Como é lidar com os fãs para você ?

Marçal : Lidar com os fãs pra mim é uma grande alegria, eu sempre gostei de automobilismo e corri algumas corridas de kart com os melhores do mundo, como Zanardi, Montoya, Barrichello, Felipe Massa, Burti, Vasser, Gil, Filho do Andretti, Tony Kanaan, entre outros tantos, mas mesmo estando no mesmo evento e por uma das oportunidades sendo o pole do evento, a maioria desses pilotos se mostraram muito distantes e indiferentes com seus próprios colegas de pista, o que dirá com o público em geral. Prometi a mim mesmo que se um dia me tornasse um piloto público não agiria da mesma forma.

Quando e como surgiu o seu interesse pelo automobilismo e quais foram os primeiros passos que você deu na sua carreira ?

Marçal : Meu início no automobilismo se deu de uma forma não muito feliz. Eu fazia trilha de moto até os 29 anos, quando descobri que tinha um câncer, após a cirurgia doei a moto para uma entidade de caridade e procurei outro esporte, foi onde encontrei o kart, levado por um amigo. Iniciei no final de 98, em 99 fizemos a pole nas 500 milhas da Granja Vianna, em 2000 fui campeão paulista de F4 Suzuki, ganhei outros títulos e provas importantes do calendário paulista, como as provas Ovais da Granja de longa duração.

É difícil conseguir patrocínio no inicio, você acha que isso é um obstáculo para os pilotos no Brasil ? O que gera tantas dificuldades ?

Marçal : É muito difícil obter patrocínio no Brasil, eu nunca precisei procurar mas tenho conhecimento das dificuldades. Sempre tive o apoio de uma grande empresa multinacional chamada Krones, e hoje juntamente com ela tenho o apoio da Cervejaria Petrópolis que é dona da  marca TNT Energy Drink, me considero um privilegiado.


Você se sente realizado profissionalmente como piloto ou acredita que ainda falta algo em sua carreira ? Qual seu maior ídolo no automobilismo ?

Marçal : Só de ter a possibilidade de correr em uma categoria como a GT eu já me considero realizado. Ídolo, sempre Ayrton Senna !

Quais foram seus melhores resultados na GTBR4 ?

Marçal : Esse ano vencemos na estreia do carro na prova do Rio de Janeiro. Para mim foi uma vitória muito importante, pois novamente a vida me trouxe mais uma provação, tive câncer novamente, desta vez de rim, e a corrida do Rio foi 30 dias depois da cirurgia da qual retirei 40 % do rim esquerdo, poucas pessoas acreditavam que eu poderia correr, em alguns momentos até eu mesmo, mas consegui e venci no dia do aniversário da minha filha. Foi um momento muito importante da minha vida. Assumimos a liderança do campeonato mas infelizmente em uma sequência de erros nos tiraram da briga. Tivemos outros bons resultados, como 3 segundos lugares e outros 2 terceiros e 3 quartos lugares.

Como é sua vida fora das pistas ?

Marçal : A vida fora das pistas e muito simples, escritório casa, casa escritório.

Como é correr em dupla , quando começou a parceria com o piloto William Freire ?

Marçal : Correr em dupla é ótimo, eu tenho a opção de correr sozinho mas não quero, conheci o William no kart, um excelente piloto que nunca teve oportunidade em carros, foi meu personal. Em 2008, quando eu corria no Trofeo Maserati, convidei o William para fazer uma das etapas pois estaria viajando, ele nunca tinha andado no carro e chegou em segundo lugar. Hoje é meu parceiro e tento ajuda-lo na carreira.


Você gosta de F1 ? Tem algum piloto que você acha que está acima da média, e qual é o melhor piloto da F1 na atualidade ?

Marçal : Adoro a F1, acima da média temos Hamilton, Alonso e Vettel, mas acho que é a hora do Vettel.

Para finalizar, gostaria de falar sobre o título desta matéria "Samurai", todos devem ter percebido que o piloto brasileiro não tem nada de japonês, mas o termo "Samurai" refere-se aos grandes guerreiros e é muito usado aqui no Japão, quando se trata de esportistas que lutam por um sonho e vencem. A história de vida de Marçal é espetacular, passar por dois câncer e continuar com este entusiasmos tanto dentro quanto fora das pistas é sensacional. Quero deixar aqui o meu muito obrigado ! Domo Arigato Gozaimashita ! 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bernie Ecclestone em campanha de relógios...

Bernie Ecclestone, o "todo poderoso" chefão da Fórmula 1, faz campanha publicitária com fotos de seu olho roxo, ou melhor todo preto, o anúncio faz parte da propaganda do relógio Hublot que é um dos patrocinadores oficiais da F1.

Para quem não sabe, Bernie (80 anos)  foi atacado por assaltantes e duramente espancado à cerca de mais ou menos 10 dias atrás, perto de sua casa em Londres, ele estava acompanhado de sua namorada, a brasileira Fabiana Floisi (39 anos), no assalto levaram seu relógio, jóias e objetos pessoais da namorada.  
  
De acordo com o comunicado oficial da empresa Hublot, foi usada a imagem real de Bernie após o incidente.  

No anúncio a frase, "See what people will do for a Hublot" e assinada por Bernie em 25 de Novembro, traduzindo seria, "Veja o que as pessoas fazem por um Hublot". 

Bernie Ecclestone, é um dos homens mais ricos da Grã-Bretanha, nunca andou com guarda-costas, um dia após o assalto disse ao jornal Daily Express, que sempre confia no trabalho da polícia Londrina. Acho que Bernie aproveitou do incidente para fazer mais uma de suas campanhas de "marketing". 

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Autosport Awards 2010


No último domingo 5 de dezembro, foi realizada em Londres, o tradicional evento da revista Autosport , onde os melhores pilotos da temporada disputam o  prêmio "Autosport Awards". O  alemão Sebastian Vettel da (RBR), que em 2010 sagrou-se o mais jovem campeão da história na F1, foi eleito o melhor piloto internacional.

A RBR, levou a taça de melhor carro do ano, o brasileiro Rubens Barrichello da (Williams) recebeu o prêmio Gregor Grant, uma homenagem por ser o piloto que mais disputou corridas na F1, este ano, Barrichello ultrapassou a marca de 300 Grandes Prêmios em 18 anos na categoria.

O japonês Kamui Kobayashi da (Sauber), levou o prêmio estreante do ano, ele concorria com os pilotos, Nico Hulkenberg (F1), Vitaly Petrov (F1) , Jules Bianchi (GP2) e Sam Bird (WRC). Kamui, que demonstrou ao mundo uma ousadia em suas ultrapassagens, ganhou a admiração dos fãs da Fórmula 1 a cada prova.


Kamui Kobayashi, que constantemente tem participados de eventos aqui no Japão, vem demonstrando estar tranquilo e com os pés no chão, o sucesso não subiu a cabeça, do humilde e carismático piloto japonês. Para 2011, o desafio de Kamui ainda é mais difícil, as cobranças deverão aumentar, ainda mais sendo o piloto principal da Sauber. 

O francês Sebastien Loeb, levou o título na categoria melhor piloto de rali, o inglês Dario Franchitti, da Fórmula Indy foi eleito o melhor piloto britânico.

Realizado todo mês de dezembro no Grosvenor House Hotel, na Park Lane em Londres, os vencedores do prêmio Autosport Awards, são eleitos com votos dos leitores da revista e do site www.autosport.com . 

Fotos Autosport.com

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

F1 Equipe Marussia Virgin


A equipe Marussia Virgin, poderá confirmar ainda está semana ou na próxima , sua dupla de pilotos para a temporada 2011 da F1 , o alemão Timo Glock, continuará na equipe, a outra vaga provavelmente será do belga Jerome d'Ambrosio, que era o piloto de testes da equipe na primeira sessão de treinos livres da sexta-feira.

Com isso, o brasileiro Lucas di Grassi, perderá sua vaga na equipe e muito pouco provável que consiga correr em uma outra equipe de Fórmula 1 em 2011 , o mesmo aconteceu com o brasileiro Bruno Senna, que em 2010 correu pela Hispania,  havia "rumores" que Bruno correria pela Lotus. Mas a equipe Lotus, já confirmou que não mudará sua dupla de pilotos.

Segundo os jornais belga La Dernière Heure e La Libre, a equipe Marussia Virgin Racing, já havia aprovado o acordo com o belga, deixando somente o anúncio oficial para uma nova data ainda à ser confirmada.

"Eu tenho feito o que posso, agora eu estou esperando", disse d'Ambrosio recentemente.

O piloto belga, participou dos testes para jovens pilotos em Abu Dhabi, no mês de Novembro, pela equipe Virgin, no primeiro dia de testes conseguiu o décimo tempo, mas andou muito pouco apenas 34 voltas.

Já no segundo dia, foi a vez de testar pela equipe Renault, conseguindo o segundo melhor tempo, ficando apenas 0,7 décimos de segundo do melhor tempo do dia , que foi do australiano Daniel Ricciardo da RedBull.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Shizuoka Auto Style 2010


Hoje estou reeditando um post do mês de Abril , quando foi realizada o Shizuoka Auto Style , a matéria que postei em Abril sumiu do blog e hoje consegui postar novamente, para quem ainda não viu as fotos tiradas pela equipe do Portal Nippon, eu recomendo ! Quem gosta de carros equipados, o evento trouxe ao público as super máquinas com as novas tendências do mundo Tuning.

Veja mais fotos como esta em PortalNippon


Veja mais fotos como esta em PortalNippon

Os vídeos estão no meu outro blog : Racing Speed Word

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

F1 Equipe RedBull - The Best 2010

Para os fãs da melhor equipe da temporada 2010, da Fórmula 1, selecionei este vídeo com as melhores imagens da temporada...


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

F1 Williams confirmou o venezuelano Pastor Maldonado na equipe...


Os "rumores" sobre o novo piloto da Williams para a temporada 2011 se confirmaram, a equipe anunciou oficialmente que o venezuelano Pastor Maldonado, será o companheiro do brasileiro Rubens Barrichello na equipe. O campeão da GP2 , disputou os testes para jovens pilotos em Abu Dhabi, pela Williams, conseguindo o oitavo tempo no segundo dia de testes, testou ainda os pneus Pirelli pela equipe Hispania.

Com esta confirmação, Maldonado se junta ao mexicano Sergio Perez, da (Sauber), como estreantes na próxima temporada. O campeão da GP2, levará ao time de Grove, o apoio financeiro que a Williams tanto precisa, por causa das perdas de patrocinadores. Especula-se que a empresa petrolífera PDVSA, injetará cerca de U$ 20 milhões, se confirmado estes valores será uma excelente ajuda.


Acho difícil a Williams conseguir melhorar  em relação aos outros times de mesmo tamanho, apesar das mudanças de regulamento, o futuro do piloto venezuelano na equipe, ainda é incerto. Na minha opinião, apostaria na permanência do alemão Nico Hulkenberg, mas o "dinheiro" $$$ tem sido o maior peso nas decisões do "circo" da Fórmula 1, Nico foi dispensado da equipe logo após o final da temporada 2010.

Maldonado de 25 anos, iniciou sua carreira no kart aos 7 anos, sendo sete vezes campeão nacional de kart. Para Frank Williams,"Pastor Maldonado chamou sua atenção em 2007 quando venceu uma corrida em Mônaco", desde então nunca deixou de lembrar de seu inquestionável talento. Agora é aguardar os testes de inverno para saber mais sobre o jovem piloto venezuelano.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Itaipava GT Brasil - Interlagos


O Autodrómo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo - Brasil,  foi o palco do encerramento da temporada 2010, da Itaipava GT Brasil, neste último final de semana (27 e 28 Novembro). 

O campeonato em sua quarta edição traz os carros mais cobiçados do mundo, são os verdadeiros sonhos de consumo, dentro da mesma competição, podemos ver marcas famosas como o Ford GT, Ferrari, Lamborghini Gallardo, Porsche, Dodge Viper, Ginetta entre outros.  


As categorias GTBR3 e GTBR4, dividem o mesmo espaço dentro da corrida, com pontuações diferentes, o campeonato segue nos mesmos moldes da SuperGT aqui no Japão.

A 8ª etapa disputada em Interlagos, na categoria GTBR3, neste domingo (28), teve a vitória do piloto Wagner Ebrahim que largou na pole position, com seu Dodge Viper e com uma estratégia perfeita abriu boa vantagem sobre os demais concorrentes , após os pit stop obrigatórios soube administrar a prova até o fim , mesmo com um problema no escapamento.


O piloto que havia voltado ao campeonato na etapa de Pinhais, conseguiu sua terceira vitória no campeonato, em segundo lugar chegou a dupla Rafael Derani e Claúdio Ricci, com uma Ferrari F-430 e em terceiro lugar a dupla Andreas Mattheis e Xandy Negrão, com seu Ford GT. A prova do domingo teve 29 voltas, o título da temporada da GTBR3 ficou com os pilotos Matheus Stumpf e Valdeno Brito campeões por antecipação.


Na categoria GTBR4 a vitória no domingo (28) foi da dupla Cristiano Federico e Guto Negrão, o segundo lugar ficou com os pilotos Sérgio Laganá e Alan Hellmeister, em terceiro o piloto Renan Guerra com um Maserati, que terminou sendo o vice-campeão da GTBR4. Os campeões foram os pilotos Valter Rossete e Fábio Greco, que mesmo com o nono lugar na corrida final , levaram o título da temporada 2010.


O campeonato Itaipava GT Brasil, tem a participação de grandes pilotos de nível internacional, as provas  são disputadas nos principais circuitos do Brasil, é uma boa opção para os fãs do automobilismo nacional. Agradecimento em especial aos pilotos Marçal Mello e Carlos Burza que gentilmente concederam o credenciamento a correspondente, Kátia Hashimoto do Portal Nippon, que cobriu o evento com fotos exclusivas.

Segue o Resultado Final GTBR4 - (Top 10) :

1º - Cristiano Federico/Guto Negrão (Ferrari, SP/SP)
2º - Sérgio Laganá/A.Hellmeister (Ferrari, SP/SP)
3º - Renan Guerra (Maseratti, SP)
4º - Carlos Burza/L.Burti (Ginetta, SP/SP)
5º - Otavio Mesquita (Ferrari, SP)
6º - Marçal Mello/William Freire (Ginetta, SP/SP)
7º - Marcelo Santanna (Ferrari, SP)
8º - Mauricio Silva Jr (Maseratti, SP)
9º - Valter Rossete/Fábio Greco (Ferrari, SP/SP)
10º C.Vianna/E.Furlanetto (Maseratti, SP/SP)

Segue o Resultado Final GTBR3 :

1º - Wagner Ebrahim (Viper, PR), 29 voltas em 50:04.861
2º - R.Derani/C.Ricci (Ferrari, SP/RS), a 9.515
3º - A.Mattheis/X.Negrão (Ford GT, RJ/SP), a 13.817
4º - J.Moro/P.Bonifacio (Ford GT, RS/SP), a 24.427
5º - W.Derani/A.Pizzonia (Ferrari, SP/AM), a 38.220
6º - M.Hahn/A.Khodair (Lamborghini, SP/SP), a 43.428
7º - C.Longo/D.Serra (Lamborghini, SP/SP), a 43.959
8º - C.Serra/J.Adibe (Lamborghini, SP/SP), a 46.456
9º - B.Garfinkel/R.Mauricio (Lamborghini , SP/SP), a 46.819
10º P.Derani/J.Pimenta (Porsche, SP/SP), a 1 volta
11º F.Poeta/S.Lucio (Lamborghini, RS/SP), a 1 volta