A segunda
etapa da temporada 2014 do DTM, disputada neste domingo (18 de maio),
em Oschersleben, foi uma das mais imprevisíveis e difíceis dos
últimos tempos na categoria. A prova começou com pista seca, mas a
chuva deu as caras em Motorsport Arena logo nas primeiras voltas e
mudou completamente a dinâmica da disputa. Para Augusto Farfus, a
corrida foi de muitas variáveis e, acima de tudo, de superação.
Uma punição imposta pela direção de prova colocou praticamente
tudo a perder, mas, numa reação impressionante, o brasileiro do BMW
Team RBM acertou na estratégia ao permanecer na pista com pneus de
chuva e cruzou a linha de chegada em quinto lugar.
Farfus
ganhou uma posição no grid de largada - em razão de uma punição
imposta ao então pole position Miguel Molina - e abriu a disputa em
oitavo. O curitibano largou com pneus duros, e por esta razão perdeu
algumas posições no começo da corrida para pilotos que usavam
compostos macios. Mas a chuva apareceu com força a partir da sexta
volta e, desde então, tudo mudou em Oschersleben. Vários pilotos
enfrentaram dificuldades e bateram, razão pela qual a direção de
prova acionou o safety car em três oportunidades. Em meio a toda a
disputa, Farfus sofreu uma punição de 5s - por ter andado lado a
lado com Mike Rockenfeller na saída do pit-lane - quando ocupava o
11º lugar, despencando para 19º, mas Augusto mostrou muito espírito
de luta e, graças a uma boa estratégia, recuperou boas posições.
No fim da
corrida, enquanto muitos pilotos optaram por efetuar mais um pit stop
e trocar os pneus de chuva para os compostos de pista seca, Farfus
seguiu sem fazer sua parada. A decisão foi acertadíssima, já que o
brasileiro avançou para o quinto lugar, posição na qual ficou até
o desfecho da peleja em Oschersleben, sendo o melhor posicionado da
BMW. A vitória, de maneira surpreendente, coube ao alemão Christian
Vietoris, da Mercedes.
Com o
resultado deste domingo, Augusto Farfus agora soma 14 pontos no
campeonato e subiu para a sétima colocação. A próxima etapa do
DTM será disputada em 15 dias, no circuito de Hungaroring, na
Hungria.
Augusto
Farfus:
“Foi
uma corrida maluca, onde aconteceu de tudo. Nossa equipe fez uma
estratégia excepcional e me entregou um carro ótimo na chuva, então
dou os parabéns a todos pelo ótimo trabalho. Infelizmente sofri uma
punição não muito justa que me custou o pódio, mas a gente tem de
aceitar. Entretanto, terminar em quinto lugar considerando a posição
onde largamos, a forma como foi a corrida e a punição sofrida, foi
bom”.
DTM,
etapa 2, Oschersleben, final:
1 -
Christian Vietoris, Mercedes AMG, 44 voltas
2 - Mike
Rockenfeller, Phoenix Audi, +0s674
3 -
Edoardo Mortara, Abt Audi, +7s769
4 - Paul
di Resta, Mercedes AMG, +8s906
5 -
Augusto Farfus, RBM BMW, +9s326
6 -
Miguel Molina, Abt Audi, +13s051
7 - Timo
Scheider, Phoenix Audi, +20s503
8 - Gary
Paffett, Mercedes AMG, +20s597
9 -
Martin Tomczyk, Schnitzer BMW, +23s079
10 Adrien
Tambay, Abt Audi, +24s340
11
Antonio Felix da Costa, MTEK BMW, +24s620
12 Bruno
Spengler, Schnitzer BMW, +26s892
13
Mattias Ekström, Abt Audi, +27s201
14 Maxime
Martin, RMG BMW, +31s032
15 Joey
Hand, RBM BMW, +39s802
16 Nico
Muller, Rosberg Audi, +44s324
17 Vitaly
Petrov, Mercedes AMG, +55s493
18 Jamie
Green, Rosberg Audi, +1 volta
19 Marco Wittmann, RMG BMW, +1 volta
Fotos: DTM - divulgação - Fonte: Eversports
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