O Grid
para o GP de Mônaco, teve alterações após o treino
classificatório de ontem, ao sueco Marcus Ericsson, da Caterham, foi
aplicada uma dupla penalização dos comissários da FIA pelo
incidente com o brasileiro Felipe Massa, da Williams, ao final do
(Q1). Ericsson que perdeu o ponto da freada, acabou batendo na roda
dianteira do carro de Massa, como o motor apagou, o brasileiro não
conseguiu voltar a tempo de participar da continuação do treino,
tendo que partir do décimo sexto lugar no grid.
Ericsson
largará dos boxes e ainda recebeu dois pontos de penalização em
sua licença. Sebastian Vettel qualificou na segunda fila, logo atrás
de seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo, com o tempo de mais de
meio segundo da pole de Nico Rosberg. No entanto, o piloto alemão
acredita que tenham sido prejudicado por uma preocupação com a
recuperação de energia, já que teve que tirar o pé também na
última volta da classificação. Durante o (Q1), foi detectado um
problema no ERS do carro de Vettel, como não dava para resolver, o
tetracampeão seguiu em frente sabendo que não teria chances de
lutar pela pole.
Mas a
polêmica maior foi sobre a pole de Rosberg, após o incidente a
posição ficou sob investigação, demorou 4 horas, mas os
comissários da FIA resolveram não aplicar qualquer punição ao
piloto alemão. Nico que possuía a melhor volta do (Q3), passou reto
na freada da Mirabeau e desviou para a área de escape. Logo atrás,
Lewis Hamilton vinha em uma volta forte e ameaçava tirar a pole
position do companheiro. Porém, o britânico precisou tirar o pé
por causa das bandeiras amarelas mostradas em razão do incidente de
Rosberg e foi forçado a abortar a volta.
Nas redes
sociais e em sites especializados em Fórmula 1, o incidente gerou
muitas suspeitas entre os fãs da categoria. Muitos acham que a
manobra foi “proposital” para garantir a pole e com isso largar à
frente do companheiro Hamilton. O piloto britânico não quis comentar
sobre o assunto, apenas disse que não tinha uma resposta para isso.
Para o diretor executivo da Mercedes, Toto Wolff, as insinuações de
que Nico teria agido de propósito é uma besteira, segundo ele:
“Rosberg perdeu o freio, enquanto tentava bater seu companheiro e
pegou a saída. É isso. Nada a adicionar. Não acho que alguém haja
deliberadamente na F1 moderna” - finalizou.
Fotos: Getty Imagens/Infiniti Red Bull Racing - divulgação
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