Vai
começar a temporada 2014 do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, um
dos mais prestigiados e competitivos certames do automobilismo
mundial. Único brasileiro do grid e vice-campeão em 2013, Augusto
Farfus aguarda com expectativa a primeira etapa do ano, que será
disputada neste fim de semana (3 e 4 de maio) no tradicional circuito
de Hockenheim, onde o piloto venceu a prova de abertura da temporada
passada. Ansioso para voltar a correr, o piloto do Team RBM tem os
pés no chão, mas confia no potencial da BMW depois do bom trabalho
realizado ao longo da pré-temporada em Hungaroring e na mesma
Hockenheim com a nova BMW M4 DTM, sucessora da M3.
Augusto
abre sua terceira temporada como piloto do DTM credenciado pela ótima
campanha realizada em 2013, quando venceu três corridas e brigou
pelo título até a penúltima prova, ficando só atrás do campeão
Mike Rockenfeller.
Mesmo sem
disputar uma corrida do DTM desde 20 de outubro do ano passado,
Farfus se manteve em atividade no mais alto nível. Além dos vários
testes em busca do desenvolvimento da nova M4, Augusto participou do
Desafio Internacional das Estrelas de Kart, das 24 Horas de Daytona
e, em parceria com Rubens Barrichello, da etapa de abertura da Stock
Car 2014, quando se destacou ao cravar a melhor volta da corrida em
Interlagos. Agora, o curitibano se prepara para o começo do
campeonato em Hockenheim, que deve receber mais de 100 mil pessoas no
domingo.
Novas
regras
A
temporada 2014 será especial para o DTM porque a categoria completa
30 anos e está consolidada como uma das principais do automobilismo
mundial. Para o campeonato deste ano, a organização do certame
providenciou várias mudanças no regulamento, e isso deve
proporcionar, na visão de Augusto Farfus, a temporada mais apertada
e difícil da história.
Durante
as corridas, o número de pit stops obrigatórios foi reduzido de
dois para um, sendo que os pilotos não poderão realizar suas
respectivas paradas no primeiro terço da corrida ou no período em
que o safety car estiver na pista. Além disso, foi estabelecido um
novo limite para uso dos pneus option (macios) da fornecedora
sul-coreana Hankook, que só poderão ser utilizados em até 50% da
prova.
Uma das
novidades para 2014 é a adoção do lastro: o piloto vencedor e
todos os pilotos da fábrica vencedora que terminarem no rol dos dez
primeiros serão obrigados a carregar um peso extra de 5 kg na
próxima corrida. Os pilotos da fábrica vencedora que ficarem de
fora do top 10 terão de carregar um lastro de 2,5 kg. Por outro
lado, os pilotos da segunda melhor montadora ficarão com o mesmo
peso na próxima corrida, ao passo que os representantes da terceira
melhor fábrica vão perder 2,5 kg se estiverem dentro do top 10, ou
perderão 5 kg, caso estejam abaixo deste grupo dos dez primeiros.
O sistema
de classificação mudou e agora seguirá o padrão adotado pela F1,
com três segmentos, ao invés dos quatro adotados até 2013. O Q1
terá 13 minutos, e os cinco pilotos mais lentos serão eliminados.
Já o Q2 terá 11 minutos, sendo que os oito mais rápidos vão
disputar a pole position no Q3, também com 11 minutos. Além disso,
os competidores terão a chance de usar a asa móvel (DRS) durante
toda a corrida, inclusive nas voltas finais.
Fim de
semana em Hockenheim
As
atividades de pista no circuito alemão começam na sexta-feira com a
execução do shakedown. No sábado, está prevista a realização de
um treino livre de 90 minutos e da sessão classificatória que
definirá o grid de largada. E no domingo, os 23 pilotos do grid vão
encarar a primeira corrida do ano, que terá 42 voltas previstas no
circuito de 4.574 metros. A prova terá transmissão ao vivo e em HD
pelo canal por assinatura BandSports. (As transmissões somente para
o território brasileiro).
Augusto
Farfus:
Expectativa
para a temporada:
“Estamos
começando a temporada com a M4, que é um carro totalmente novo.
Trabalhamos no seu desenvolvimento e procuramos minimizar os
problemas ao longo da pré-temporada, e a BMW foi excepcional, já
que o carro se comportou muito bem nos testes de inverno, foi muito
rápido e confiável. Mas ainda é muito cedo para fazer qualquer
previsão sobre como será a prova em Hockenheim e o campeonato como
um todo. Vamos confiantes para este fim de semana e com uma
expectativa positiva, mas com os pés no chão, já que o DTM sempre
é um campeonato disputado e será ainda mais neste ano”.
Novo
regulamento:
“O
regulamento mudou para deixar a disputa ainda mais acirrada e tornar
o público mais próximo das corridas. Acredito que os carros andarão
muito juntos em 2014, e a estratégia não será tão determinante
quanto foi até o ano passado, o fator crucial será o desempenho de
cada piloto. Desta forma, a expectativa é que todas as provas sejam
extremamente disputadas e parelhas do início ao fim”.
Fotos: BMW - divulgação - Fonte: Eversports
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