Terminou
neste domingo (10), no circuito Barcelona-Catalunya, a temporada 2013
do International GT Open. Um dos principais campeonatos da Europa,
reunindo grandes montadoras e pilotos com larga experiência em
certames como Fórmula 1, Indy, GP2 e Mundial de Endurance, por
exemplo, a categoria foi o desafio de Rafael Suzuki neste ano, quando
o paulista mudou os rumos de sua trajetória ao trocar os monopostos
pelos carros de Gran Turismo. E a mudança foi muito bem-sucedida.
Correndo
pela classe GTS (para carros GT3), o brasileiro esteve entre os
protagonistas do campeonato desde o início, venceu três corridas
(Nürburgring, Silverstone e Monza), além de outros três pódios, e
chegou à última prova do ano na luta pelo título. Após uma
acirrada decisão, Suzuki assegurou um bom terceiro lugar na
classificação final e fechou um 2013 considerado por ele próprio
muito positivo. O título ficou com o italiano Giorgio Pantano.
Após o
pódio conquistado no dia anterior, quando Suzuki e César Campaniço
terminaram em terceiro lugar na primeira prova da rodada, neste
domingo, no entanto, o duo luso-brasileiro ficou em desvantagem
perante Pantano por conta do handicap - pois tiveram que pagar 20s a
mais que os 65 regulares no pit stop, o que acabou definindo os rumos
da corrida e, consequentemente, do campeonato.
A prova
derradeira do International GT Open em 2013 foi bastante acidentada.
Metros depois da largada, uma múltipla batida resultou na
intervenção do safety car, que foi novamente acionado poucas voltas
depois, ainda antes da janela de pit stops. Largando em sexto, Rafael
viu seu tempo de ação diminuído e, mesmo com bom ritmo, não
conseguiu abrir uma boa vantagem antes da parada obrigatória. Na
décima volta, Suzuki entrou nos boxes e entregou a condução do
Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver para Campaniço, que cumpriu seu
handicap e voltou à prova em 25º. O luso teve de buscar uma reação
para manter o brasileiro na briga pelo título. O tráfego intenso
dificultou as coisas, e o português acabou por cruzar a linha de
chegada em 13º.
Lorenzo
Bontempelli, que virou do sábado para domingo na liderança, não
pontuou, a exemplo de Suzuki. Assim, quem levou a melhor foi Pantano,
que com um segundo lugar na GTS, empatou em número de pontos com
Bontempelli, somando 56. Entretanto, levou a melhor no critério de
desempate por ter mais vitórias, garantindo o título da classe em
2013.
Embora
tenha batido na trave quanto à conquista do título, ficando apenas
dois pontos atrás do campeão, Suzuki ficou satisfeito com o que
conquistou ao longo do ano. Definitivamente, a transição de um
piloto acostumado aos monopostos para um carro de Gran Turismo é
sempre complicada, mas o brasileiro soube enfrentar as dificuldades
num ano de aprendizado e chegou além do que era esperado por ele
próprio para a temporada de estreia. Na visão de Rafael, as
conquistas de 2013 servem de motivação para alçar voos mais altos
no ano que vem.
Rafael
Suzuki:
“Tivemos
uma rodada final emocionante e muito disputada. O pódio de ontem foi
importante pelos pontos e por nos manter fortes na briga, mas com o
handicap extra que tivemos (15s por causa da mudança de dupla e mais
5s pelo 3º lugar no sábado) e a entrada do safety car duas vezes,
ficou bem difícil terminar nos pontos. Mas só tenho a agradecer ao
Campaniço e ao Team Novadriver pela oportunidade que me deram de
continuar brigando pelo campeonato e parabenizar o Pantano pelo
título”.
Balanço
da temporada:
“Essa
foi uma ótima temporada para mim. Foi meu primeiro ano correndo de
GT, venci três corridas, estive sempre competitivo e pude brigar até
o fim por esse título, que escapou por dois pontos. Além de ter
sido um grande aprendizado, abri os olhos para um novo mundo, que
acredito ter oportunidades muito boas para o futuro. Agora é hora de
descansar um pouco e planejar os rumos para 2014”.
Resultado
da 2ª corrida em Barcelona, classe GTS (Top 10):
1 - Rosell/Mavlanov (Ferrari 458) - Russian Bears - 24 voltas
2 - Pantano/Parente (McLaren MP4-12C) - Bhai Tech
3 - Onidi/Filip Salaquarda (Ferrari 458 GT3) - AF Corse
4 - Razia/Van der Drift (McLaren MP4-12C) - Bhai Tech
5 - Dermont/Franck Perera (Porsche 997 R) - Almeras
6 -
Matteo Beretta/Michael Lyons (Ferrari 458 GT3) - AF Corse
7 -
Miguel Toril/Jan Seyffarth (Mercedes SLS) - Seyffarth
8 -
Maxime Soulet/Alvaro Barba (Aston Martin Vantage) - GPR
9 - Policand/Gabriel Balthazard (Ferrari 458 GT3) - Sofrev
10 Traffort/Maurice Ricci (Ferrari 458 GT3) - Sofrev
13 Rafael Suzuki/César Campaniço (Audi R8) - Novadriver
Classificação
Final dos Pilotos, classe GTS (Top 10):
1 -
Giorgio Pantano - 56 pontos
2 -
Lorenzo Bontempelli - 56
3 -
Rafael Suzuki - 54
4 - Pol
Rosell/Roman Mavlanov - 47
5 -
Maxime Soulet - 44
6 -
Matteo Beretta/Michael Lyons - 44
7 -
Miguel Toril - 39
8 - Luiz
Razia/Chris Van der Drift - 37
9 - Enzo
Ide - 34
10 Isaac Tutumlu - 30
Créditos Foto Speedy
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