Mesmo
tendo estabelecido a volta mais rápida da classe GTE Pro na sessão
classificatória das 6 Horas de Shanghai, Bruno Senna largará em 2º
na 7ª e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance. O
brasileiro e seu companheiro no Vantage V8 da Aston Martin, o
neozelandês Richie Stanaway, perderam a pole por apenas 19 milésimos
de segundo para os parceiros na equipe inglesa - o inglês Darren
Turner e o alemão Stefan Mücke - por causa do sistema utilizado
pela categoria que utiliza a média das duas melhores voltas de cada
piloto.
Bruno foi
um dos primeiros a entrar no circuito chinês e cravou o tempo de
2:04s099 em seu primeiro giro, marca que não seria mais superada ao
longo dos 25 minutos de qualifying. Nos instantes derradeiros, quando
parecia que as posições não seriam mais alteradas, Turner
conseguiu a volta que colocou sua dupla à frente e garantiu o ponto
extra concedido pelo regulamento. O português Pedro Lamy dividirá o
cockpit do Vantage V8 com Bruno e Stanaway na corrida.
A
diferença quase insignificante - mas decisiva - foi destacada por
Bruno. “Menos de dois centésimos é incrível, ainda mais levando
em conta que eram quatro pilotos e duas voltas para cada”, lembrou,
destacando que a disputa com o segundo Vantage V8 deve se manter ao
longo das seis horas. “O carro deles parece um pouco mais duro e
veloz que o nosso, que está mais mole e, aparentemente, conservando
melhor os pneus. Mas as condições da pista vão mudar bastante, por
causa da variação da temperatura. Como de hábito neste tipo de
corrida, a estratégia contará bastante. E não podemos descartar as
outras marcas”, avisou.
Entre os
protótipos LMP1, os mais velozes das quatro divisões do Mundial de
Endurance, o Toyota TS030-Hybrid do austríaco Alexander Wurz e do
francês Nicolas Lapierre superou o Audi R18 e-tron quattro do alemão
Andre Lotterer, do francês Benoit Treluyer e do suíço Marcel
Fassler por menos de um décimo de segundo e conquistou a pole com o
tempo de 1:48s013.
Fotos: divulgação AMR/MF2
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