Depois de
mover na parte final da prova uma intensa perseguição ao alemão
Stefan Mücke, seu companheiro no time oficial da Aston Martin, Bruno Senna chegou em 2º na categoria GTE Pro das 6 Horas de Shanghai, 7ª
e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC).
Depois de 169 voltas, os dois carros da marca britânica cruzaram a
linha de chegada separados por apenas cinco décimos de segundo,
confirmando o equilíbrio esperado desde os treinos classificatórios,
quando Mücke e seu parceiro, o inglês Darren Turner, conquistaram a
pole por diferença de somente 19 milésimos sobre o trio liderado
por Bruno e completado pelo neozelandês Richie Stanaway e o
português Pedro Lamy.
“Foi
uma corrida dura e muito agressiva”, comemorou o brasileiro, depois
da festa pela dobradinha da equipe. A vitória no geral foi do Audi
R18 e-tron quattro do francês Benoit Treluyer, do alemão Andre
Lotterer e do suíço Marcell Fassler. Com o 3º lugar, o dinamarquês
Tom Kristensen, o francês Loic Duval e o escocês Allan McNish
garantiram o título por antecipação entre os protótipos da LMP1.
O início
da prova foi complicado para o carro 99 de Bruno. “Perdemos
posições nas duas primeiras horas, caímos para quarto e foi muito
difícil recuperar terreno. No final, eu estava muito rápido, mais
até que o Mücke, mas não seria fácil ultrapassá-lo sem correr
risco alto. Além disso, o resultado era importante para a Aston
Martin porque nos daria a ponta do campeonato de pilotos. Eu sabia
que o mais importante era levar o carro para casa com segurança”,
explicou.
Com os
resultados deste sábado, Mücke e Turner assumiram a liderança
entre os pilotos da GTE Pro, agora com 125,5 pontos contra 120 de
Fisichella e Bruni, o que deixa o título ainda em aberto restando
apenas as 6 Horas do Bahrein no próximo dia 30. Com mais 18 pontos,
garantido pelo terceiro pódio consecutivo e o quinto na temporada,
Bruno manteve a 4ª colocação com 94, atrás ainda de Marc Lieb e
Richard Lietz, da Porsche, com 110. “A decisão será eletrizante e
todos andarão no limite”, antecipou Bruno, já admitindo que a
prioridade no Oriente Médio deverá ser ajudar os esforços da
equipe na busca pelos títulos de pilotos e de marcas. “Vamos ter
de trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da Aston Martin”.
A
classificação da GTE Pro:
1 -
Stefan Mücke-Darren Turner, Aston Martin Vantage V8, 169 voltas
2 - Bruno
Senna-Richie Stanaway-Pedro Lamy, Vantage V8, a 0s568
3 - Jörg
Bergmeister-Patrick Pilet, Porsche RSE, a 1 volta
4 -
Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella, Ferrari F458, a 1 volta
5 - Kamui
Kobayashi-Toni Vilander, Ferrari F458, a 1 volta
6 - Marc
Lieb-Richard Lietz, Porsche 911 RSR, a 2 voltas
Fotos: divulgação AMR/MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário