quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

F1 testes coletivos em Jerez...


Teve início nesta terça-feira (7) os primeiros testes coletivos da pré-temporada 2012 da F1, nos dois primeiros dias as equipes aproveitaram para fazer avaliações em suas novas máquinas. Após os lançamentos dos modelos que disputarão à temporada 2012, 11 equipes foram pra pista do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Apenas a equipe Marussia não irá fazer testes em Jerez e, Mercedes e HRT não estão utilizando seus novos carros.

No retorno à F1 do finlandês Kimi Raikkonen, o “Ice-Man” que agora é piloto da Lotus, foi o mais rápido do dia, utilizando os pneus médios no "E20", porém os tempos não são uma referência nesta fase inicial dos testes. As equipes conseguiram acumular uma boa quilometragem e isso é o mais importante pois os carros são novos, com exceção de Mercedes e HRT.

Raikkonen, deu 75 voltas nesta terça-feira e seu melhor tempo foi obtido na sessão da manhã. O escocês Paul di Resta, ficou com a segunda marca do dia, o piloto da Force Índia, deu 101 voltas, o japonês Kamui Kobayashi, da (Sauber), foi quem mais aproveitou a sessão, foram 105 voltas, terminando com o sétimo tempo, à frente do inglês Jenson Button, com a McLaren e do brasileiro Felipe Massa, da (Ferrari).


O segundo dia de testes em Jerez, as equipes utilizaram os pneus macios da Pirelli, o alemão Michael Schumacher, utilizando o carro antigo da Mercedes fez o melhor tempo desta quarta-feira (8), o heptacampeão deu 132 voltas. Mark Webber, com o novo (RB8) foi o segundo e o compatriota Daniel Ricciardo, que fez a estreia na equipe Toro Rosso, marcou o terceiro tempo, apenas 403 décimos de segundo atrás do carro da Red Bull.


Pela Force Índia, o francês Jules Bianchi, piloto reserva da equipe fez sua estreia em testes coletivos da pré-temporada e conseguiu o quarto tempo, ficando à frente do finlandês Kimi Raikkonen, da (Lotus), que dominou a sessão de terça-feira, porém o piloto teve problemas na caixa de direção, ele chegou a perder o controle do carro indo parar na caixa de brita, entretanto conseguiu dar 117 voltas.

O brasileiro Felipe Massa, encerrou sua participação em Jerez, com o sétimo tempo, a Ferrari continuou o programa de treinamento visando a parte aerodinâmica do (F2012), o carro de Massa fez o uso da tinta amarela (flow vis) na asa traseira móvel para analisar a peça. A equipe Caterham, conseguiu dar 139 voltas sem maiores problemas, com o finlandês Heikki Kovalainen. 

Nesta quinta-feira (9), o bicampeão Sebastian Vettel, iniciará seus testes com o (RB8), pela Ferrari o espanhol Fernando Alonso. Já na Williams, o brasileiro Bruno Senna, fará sua estreia oficial em testes da pré-temporada, a equipe nos dois primeiros dias não saiu das últimas posições da tabela dos tempos, porém como venho frisando aqui, nesta fase os tempos são irrelevantes.


Vale lembrar que em 2011 a Williams, dominou um dia dos testes e surgiu a hipótese que eles teriam “mascarado” os tempos para conseguir novos patrocinadores, a equipe não confirmou os rumores, mas pelo que se viu em 2011 deu para se ter uma ideia de que alguma irregularidade tinha no (FW33), pois o time fez uma de suas piores temporadas na F1.

Fotos Sutton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário