O
circuito de Motorland, em Aragón, na Espanha, recebeu nesta semana
(30 e 31 de março) a última sessão de treinos coletivos antes do
início da temporada 2015 da Fórmula Renault 3.5, principal classe
da World Series by Renault e categoria de acesso que mais promoveu
pilotos para a F1 em tempos recentes. Entre segunda e terça-feira,
21 pilotos estiveram na pista para dar sequência aos testes, com
diferentes configurações e situações de um final de semana de
corridas. Todo o trabalho foi visando a primeira etapa do campeonato,
marcado para os dias 25 e 26 de abril, novamente em Motorland. A
rodada dupla inaugural da temporada vai representar a estreia do
piloto brasileiro Bruno Bonifacio no certame após cumprir dois anos
nas divisões Alps e Eurocup da Fórmula Renault 2.0, uma das
principais categorias de base do automobilismo mundial.
Desde que
encerrou seu ciclo na Fórmula Renault 2.0, em outubro do ano
passado, o paulista de 20 anos realizou quatro sessões de testes com
o potente carro de chassi Dallara equipado com motor Zytek V8 de 3,5
L da equipe italiana International Draco Racing. Ainda em 2014,
Bonifácio acelerou em Jerez e Motorland e teve suas primeiras
impressões do novo carro. No começo deste ano, Bruno, já
oficialmente confirmado pelo time de Bérgamo para a disputa da
temporada 2015, deu sequência aos trabalhos de simulador e também à
preparação física antes dos testes coletivos marcados para março,
também na Espanha.
No começo
do mês, a categoria realizou sua primeira sessão de testes do ano
em Jerez. Bonifácio mostrou boa evolução física e técnica em
relação ao seu debute no carro e destacou também o bom
entrosamento com os mecânicos e engenheiros da Draco. E nesta
semana, o piloto brasileiro continuou o desenvolvimento de pista em
Motorland e, em conjunto com a esquadra italiana, focou em um
programa que consistiu em simulações de classificação e corrida
com maior carga aerodinâmica e também com low-downforce, a
principal novidade para a temporada 2015 - em um dos dias do fim de
semana, exceção feita a Mônaco, todos os pilotos terão de guiar
seus respectivos carros com baixo downforce, regra que muda todo o
acerto e exigirá muita técnica de cada um dos pilotos do grid.
Bem mais
adaptado ao carro e à equipe, Bonifácio avaliou de forma positiva
seu trabalho em Aragón. Na segunda-feira, o paulista não conseguiu
completar muitas voltas (37, no total) devido a problemas eletrônicos
no seu carro, mas ainda assim cavou um lugar no top-10 da tabela de
tempos. Ontem, Bruno acelerou o #20, configurado com baixo downforce
no traçado espanhol, percorreu 64 giros e fechou o dia em 18º.
Bruno entende que ainda há muito potencial para explorar e que é
ainda o começo de trabalho, mas ficou bastante satisfeito com o que
alcançou nos últimos dias e acredita que seu crescimento será
ainda maior ao longo da temporada.
Restando
pouco menos de um mês para a abertura do campeonato, Bruno vai
intensificar os trabalhos na oficina, no simulador e também na parte
física. Nesse intervalo, Bonifácio estará no Brasil por alguns
dias para compromissos com a imprensa e patrocinadores antes de
regressar à Europa e seguir para Motorland para sua estreia na
Fórmula Renault 3.5 no último fim de semana de abril.
Bruno
Bonifácio:
“Na
minha avaliação, nossa pré-temporada foi ótima. A cada ida para a
pista notava evoluções bem significativas, seja na pilotagem do
carro, parte física, entrosamento com a equipe, o próprio time, que
vem trabalhando muito para melhorar internamente, então vejo tudo de
uma forma bastante positiva. No fim, estivemos constantemente entre
os dez primeiros, o que, sendo eu um piloto novato, é muito legal.
Ainda temos margem e potencial para crescer, mas estamos satisfeitos
por todo o progresso feito em todos os testes e estamos bem animados
para a primeira corrida da temporada. Vamos trabalhar ainda mais
nesse intervalo para estar no meu melhor para a abertura do
campeonato”.
Fotos:
Paolo Pellegrini - Fonte: Eversports
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