Um dos
principais campeonatos do automobilismo internacional, o DTM
(Campeonato Alemão de Turismo) realiza neste fim de semana (1º a 3
de maio) a primeira etapa da temporada 2015, no tradicional circuito
alemão de Hockenheim. Único brasileiro no grid de 24 carros,
Augusto Farfus inicia seu quarto ano na categoria, com grandes
expectativas de brigar pelas primeiras posições e muitas novidades,
tanto no carro do piloto como no regulamento da categoria.
Representante
da BMW, o curitibano continua na equipe Team RBM e terá como
companheiro o estreante Tom Blomqvist, inglês oriundo da Fórmula 3
Europeia. As novidades de Farfus para esta temporada começam no
carro. O DTM, assim como a F1 e a MotoGP, liberou que os pilotos
escolhessem os números de seus carros, como forma de criar uma
identidade com eles. Sendo assim, Farfus correrá com o #18, o mesmo
do início de sua carreira no kart. Além disso, a BMW M4 DTM do
brasileiro vem com novas cores, sai o verde e azul, e entra o
vermelho predominante da petrolífera Shell, seu novo patrocinador.
Entre as
novidades da categoria, está o formato de disputas do fim de semana
de corrida. A corrida única de domingo dará lugar às rodadas
duplas, com a inclusão de uma prova também no sábado à tarde, com
igual pontuação. Para definir o grid de largada, serão realizadas
duas classificações de 20 minutos cada, uma para cada corrida.
Com
relação às inovações técnicas, a principal é a mudança no DRS
(sistema de redução do arrasto aerodinâmico), que passará a ser
mais determinante, já que poderá ser usado três vezes numa mesma
volta (ao invés de uma) e, quando ativado, a asa traseira abrirá 18
graus, dois a mais que na temporada passada, garantindo mais
ultrapassagens e ainda mais emoção para o público. Outra grande
novidade está na extinção dos pneus de compostos macios, deixando
apenas um composto para equipes e pilotos utilizarem durante todo o
fim de semana.
Augusto
Farfus:
Expectativa
para o campeonato:
“Estou
muito animado para o início do campeonato em Hockenheim. Nossa
pré-temporada foi muito bem feita. Ao contrário do ano passado,
quando estávamos conhecendo a nova BMW M4 DTM, neste ano pudemos
trabalhar na correção dos erros e no aperfeiçoamento do carro.
Pude moldar o carro para meu jeito de pilotar, e acredito que estamos
muito mais preparados e afinados para brigar por vitórias e pelo
título”.
Novo
formato do DTM:
“Os
finais de semana serão muito mais agitados para os pilotos e também
para o público. Com duas corridas de pontuação igual, a
regularidade será o segredo para o campeonato, você tem de pontuar
bem nas duas provas. Mas como são classificações separadas para
cada prova, são chances dobradas de um bom resultado, pois mesmo que
não comece bem no sábado, ainda é possível se recuperar no
domingo. Além disso, com o novo regulamento do DRS teremos muito
mais ultrapassagens, pois você ganha até 15 km/h a mais na reta, e
é isso que o público quer ver”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário