Na tarde
deste domingo (16), a Super GT realizou a terceira etapa da temporada
2013 no circuito de Sepang, na Malásia. A tradicional prova que
acontece fora do Japão foi movimentada e com pista seca e
temperaturas altas o desgaste físico foi maior. Pela categoria
(GT500), a vitória ficou com a equipe Calsonic Impul com a dupla: Tsugio Matsuda e João Paulo de Oliveira, pilotando um modelo Nissan
GT-R de número #12.
A equipe
Calsonic que largou na pole, com uma excelente estratégia garantiu
mais uma vitória em solo malaio, o brasileiro João Paulo de Oliveira mais uma vez fez a diferença a bordo de seu GT-R. O segundo
lugar ficou com a equipe Denso Kobelco, da dupla: Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura, pilotando um modelo Toyota Lexus SC430, completando
o pódio chegou a dupla: Takuya Izawa e Takashi Kogure, da equipe Raybrig
com o modelo Honda HSV-010. O pódio da etapa em Sepang foi dividido
entre as três montadora: Nissan, Toyota e Honda demonstrando o
equilíbrio da competição.
A
corrida: Embora tenha garantido a liderança após a largada o carro
#12 da Calsonic foi muito pressionado pelo #38 do time Zent Cerumo,
na 5ª volta, na tentativa de ultrapassagem Matsuda fechou bem o
espaço e Hirate acabou perdendo o ponto da freada e foi tocado pelo
carro #1 da equipe Reito Mola, perdendo algumas posições. Já na
18ª volta, foi a vez do time Weider com o carro #18 partir para cima
dos lideres e conseguir a ultrapassagem, a primeira posição durou até a 27ª volta
quando na troca de pilotos obrigatória o carro apagou no pit stop e
lá se foi a ponta da corrida, pois perderam 55 segundos e voltaram
apenas em sétimo.
Os times
que fizeram o pit stop mais cedo tiveram vantagem até o meio da
corrida, porém, a estratégia da Calsonic foi bem acertada e na
pista o brasileiro João Paulo de Oliveira foi ganhando posições
até assumir a liderança e cruzar a linha de chegada em primeiro. Do
segundo posto do grid até o quinto as posições se mantiveram
inalteradas até a última volta quando um carro da categoria (GT300)
chocou com o #37 do time Keeper Tom's jogando-o para fora da pista,
isso fez mudar algumas posições. Com os resultados Takuya Izawa e
Takashi Kogure mantém a liderança do campeonato. Abaixo comentários
da dupla vencedora:
Tsugio
Matsuda
“Tendo
conquistado a pole position no treino classificatório de ontem, eu
queria começar a corrida de hoje, fazendo um bom começo. Eu pensei
que seria o primeiro passo. Eu consegui passar essa etapa com
sucesso, mas o pensamento sobre a manutenção da vida dos pneus me
impedia de aumentar o ritmo. O carro #18 da Weider estava muito
rápido e não tive como manter a posição, mas graças a diferença
de trabalho no pit stop conseguimos voltar a liderança, mesmo não
sendo tão rápido quanto os demais. Então, agora temos que
trabalhar novamente para melhorar a nossa velocidade”.
João
Paulo de Oliveira
“No
primeiro turno, Tsugio manteve um bom ritmo e a equipe fez um ótimo
trabalho na parada, me colocando na pista em condições de lutar
pela vitória. Então, essa vitória foi realmente o resultado dos
esforços de toda a equipe. Também o nosso plano de fazer um pit
stop mais cedo do que o nossos rivais, acabei voltando com pista
limpa durante várias voltas. No entanto, a máquina ainda não está
nas melhores condições, então eu acho que nós precisamos
trabalhar mais na velocidade da máquina”.
Na
categoria (GT300), um resultado bastante promissor para os modelos
Honda CR-Z, que venceu a prova com a equipe Arta com a dupla:
Shinichi Takagi e Takashi Kobayashi e a segunda colocação do time
Mugen com a dupla: Hideki Mutoh e Yuhki Nakayama, no caso da Mugen,
repetindo o resultado da etapa de Fuji. Completando o pódio, chegou
o modelo Mercedes-Benz SLS do time Gainer Dixcel com a dupla:
Katsuyuki Hiranaka e Bjorn Wirdheim. A próxima etapa acontece no dia
28 de julho no circuito de Sugo Sportsland.
Segue o
resultado final da categoria GT500:
1 - João
Paulo de Oliveira e Tsugio Matsuda 54 voltas
2 -
Juichi Wakisaka e Hiroaki Ishiura a 4s009
3 -
Takuya Izawa e Takashi Kogure a 8s631
4 - Naoki
Yamamoto e Frederic Makowiecki a 15s657
5 -
Toshihiro Kaneishi e Koudai Tsukakoshi a 15s803
6 -
Satoshi Motoyama e Yuhi Sekiguchi a 23s897
7 -
Kazuya Oshima e Yuji Kunimoto a 28s971
8 - Ralph
Firman e Kosuke Matsuura a 40s926
9 -
Masataka Yanagida e Ronnie Quintarelli a 41s487
10
Daisuke Ito e Andrea Caldarelli a 56s415
11
Kazuki Nakajima e James Rossiter a 1:11s696
12 Ryo
Michigami e Daisuke Nakajima a 1:18s171
13
Hironobu Yasuda e Michael Krumm a 1:22s260
14 Yuji
Tachikawa e Kohei Hirate a 1:59s409
15 Seiji Ara e Andre Couto a 2:00s793
Nenhum comentário:
Postar um comentário