Brasileiro
teve de desviar de acidente na primeira volta, caiu para fim do
pelotão e com ritmo forte conseguiu recuperar posições e terminar
a corrida próximo da zona de pontuação. O fim de semana em
Lausitzring não foi fácil para Augusto Farfus Jr e nem para a BMW.
Ao contrário do ano passado, quando o brasileiro conseguiu largar da
primeira fila e subir ao pódio em sua segunda corrida no DTM.
Nesta
etapa - a quarta do campeonato - ele teve de fazer uma corrida de
recuperação e completou as 52 voltas da corrida deste domingo (16),
em 12º lugar, sendo o segundo melhor entre os pilotos da BMW. O
melhor representante da montadora bávara, que conquistou a primeira
vitória no retorno à categoria em 2012 neste circuito, foi Bruno
Spengler em 7º. O vencedor da prova foi o inglês Gary Paffett, da
Mercedes.
Pela
primeira vez nas últimas seis corridas, o piloto do Team RBM não se
classificou para a fase final da tomada de tempos e teve de largar do
15º lugar, após ser punido com a perda de cinco posições pelo uso
de pneus não lacrados no treino livre de sábado. Apesar disso,
Farfus acreditava que tinha bom ritmo para a corrida, o que acabou se
confirmando durante a disputa no circuito de 3.478 metros de
extensão.
Na
largada, porém, Augusto teve de desviar da confusão causada por
Dirk Werner, que rodou, e caiu para a 20ª posição. Depois da
primeira das duas paradas obrigatórias, quando colocou novamente os
pneus duros, o curitibano retornou em 16º, e por causa do tráfego
não conseguiu avançar muitas posições até a segunda parada, já
que o pelotão da frente adotou uma estratégia de parar mais tarde.
Farfus colocou os pneus de compostos supermacios no segundo pit-stop
para o terceiro e mais longo stint, voltou em 20º, mas conseguiu
aproveitar o ritmo forte para fazer várias ultrapassagens e cruzar a
linha de chegada em 12º lugar.
Apesar de
não ter marcado pontos, Farfus manteve praticamente a mesma
distância para o líder do campeonato. Agora, o brasileiro ocupa a
5ª posição com 33 pontos, contra 59 de Mike Rockenfeller. A
próxima etapa do DTM acontece em pouco menos de um mês, nos dias 13
e 14 de julho em Norisring, na Alemanha.
Augusto
Farfus:
“Tínhamos
um ritmo bem competitivo durante a corrida, mas ficamos muito
condicionados pela nossa posição de largada e principalmente por
ter caído para as últimas posições após desviar do acidente.
Fizemos uma estratégia acertada e consegui usar bem os pneus super
macios no último stint, que foi mais longo. O resultado foi negativo
para o campeonato, mas ficamos satisfeitos com o desempenho e é isso
que vamos levar para a etapa em Norisring”.
Resultado
da corrida em Lausitzring:
1 - Gary
Paffett (Mercedes C-Coupé) - HWA - 52 voltas
2 - Mike
Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - a 6s800
3 -
Christian Vietoris (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 11s510
4 -
Robert Wickens (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 12s790
5 - Jamie
Green (Audi RS5) - Abt - a 14s138
6 -
Daniel Juncadella (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 19s462
7 - Bruno
Spengler (BMW M3) - Schnitzer - a 21s592
8 -
Mattias Ekstrom (Audi RS5) - Abt - a 21s621
9 -
Edoardo Mortara (Audi RS5) - Rosberg - a 24s715
10
Roberto Merhi (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 25s643
11 Adrien
Tambay (Audi RS5) - Abt - a 27s968
12
Augusto Farfus (BMW M3) - RBM - a 34s178
13 Dirk
Werner (BMW M3) - Schnitzer - a 38s000
14 Timo
Glock (BMW M3) - MTEK - a 49s305
15 Joey
Hand (BMW M3) - RBM - a 53s321
16 Miguel
Molina (Audi RS5) - Phoenix - a 58s882
17 Pascal
Wehrlein (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 59s948
18 Filipe
Albuquerque (Audi RS5) - Rosberg - a 1:03s083
19 Martin
Tomczyk (BMW M3) - RMG - a 1:03s107
20 Timo
Scheider (Audi RS5) - Abt - a 1:08s006
21 Marco
Wittmann (BMW M3) - MTEK - a 1 volta
22 Andy Priaulx (BMW M3) - RMG - a 1 volta
Nenhum comentário:
Postar um comentário