Curitibano
superou problemas nas tomadas de tempo e fez corridas de recuperação
na quarta etapa do campeonato. Categoria de base para a Fórmula 1, a
World Series by Renault realizou no último domingo (2), a primeira
corrida com pit-stops nesta temporada. Visando preparar os jovens
pilotos para as categorias principais, a segunda prova da quarta
etapa, em Spa-Francorchamps, contou com uma parada obrigatória para
troca de pneus. Essa foi a primeira experiência de Pietro Fantin com
esse formato de corrida, que possibilita mais variáveis à disputa.
A tomada
de tempos para a segunda corrida foi realizada na manhã de domingo
(horário europeu), e por causa do tráfego, o curitibano não
conseguiu aproveitar o máximo dos pneus novos para fazer uma volta
limpa. Largando em 22º, Fantin teve um pneu furado logo na primeira
volta, com destroços dos carros envolvidos em uma grande batida que
ocasionou a entrada do safety-car. Como teve de parar para trocar o
pneu, o piloto da equipe Arden Caterham voltou na última posição e
mudou de estratégia, adiantando sua parada obrigatória para a 5ª
volta, logo que a janela para pit-stops foi aberta.
Com isso, o
brasileiro conseguiu recuperar algumas posições e terminar em 12º,
próximo da zona de pontuação (que vai até o 10º lugar). No dia
anterior, uma batida na classificação - que foi disputada quando a
pista ainda tinha pontos molhados - impediu Pietro de fazer um tempo
competitivo, garantindo um lugar na 10ª fila do grid. Com algumas
mudanças no acerto do carro e uma boa largada, o curitibano
completou as 21 voltas da corrida no tradicional circuito belga na
16ª posição.
A próxima
etapa da Fórmula Renault 3.5 está marcada para os dias 22 e 23 de
junho, em Moscou, na Rússia.
Pietro
Fantin:
“Todos
os pilotos estão muito próximos, então uma diferença de 1 segundo
na tomada de tempos pode te colocar no top-5 ou no fim do pelotão, o
que é uma prova de como a categoria é competitiva. Foi uma pena que
tive que fazer uma parada a mais para trocar o pneu furado, porque
nosso pit-stop e estratégia foram bons, então tínhamos muitas
chances de terminar nos pontos. O carro não estava com o melhor
balanço, mas tentei me adaptar e fazer voltas constantes, e agora
vamos trabalhar bastante no desenvolvimento para a etapa em Moscou”.
Fotos Paolo Pellegrini e Dutch Photo Agency - Fonte Eversports
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